Desenvolvimento de Novos Mercados — Tudo sobre a Matriz Ansoff

Desenvolvimento de Novos Mercados — Tudo sobre a Matriz Ansoff

O desenvolvimento de novos mercados ou produtos é benéfico e necessário em uma empresa, uma vez que as coisas têm um ciclo de vida e, quando esse ciclo acaba, é necessário lançar novidades. 

Isso cria diversas possibilidades, como aumentar as vendas ou fazer com que seu estoque não fique parado — pois, é uma maneira também de pensar em novas formas de vender produtos já existentes —, seguir as tendências, conseguir atrair o público, não perder para a concorrência, entre outras.  

Uma maneira de ter isso bem claro e conseguir ter uma estratégia para o desenvolvimento de novos mercados é usar a Matriz Ansoff.

Neste artigo, você vai aprender mais sobre:

  • • o que é, de fato, o desenvolvimento de novos mercados;
  • • por que é importante inovar e lançar novos produtos/serviços;
  • • o que é a Matriz Ansoff;
  • • como a Matriz Ansoff pode te ajudar nisso. 

O que é o desenvolvimento de novos mercados?

A expressão “desenvolvimento de novos mercados” é usada para falarmos sobre os “lançamentos” de novos produtos ou serviços. Isso não significa necessariamente que eles serão totalmente uma novidade, mas que também poderão ser vendidos em outros segmentos. 

Além disso, há diversas possibilidades, como:

  • • vender produtos/serviços que já existem em um mercado existente; 
  • • criar novos produtos/serviços para um mercado que já existe;
  • • usar produtos/serviços já existentes em um novo mercado; 
  • • desenvolver novos produtos/serviços em um novo mercado. 

Por exemplo, já existia o uso de automóveis particulares para fazer o transporte de pessoas — os famosos táxis. Anos mais tarde, um novo mercado foi criado, usando a mesma ideia, porém, com novidades e utilizando uma plataforma on-line — como é o caso do Uber, 99Taxi, Cabify, etc. 

Isso significa que um novo produto foi lançado em um novo mercado.

Outro exemplo é a venda de smartphones. Um determinado modelo cai em desuso após certo período de tempo e um novo é lançado, com alguma funcionalidade a mais ou melhoria de recursos. 

Aqui, um novo produto é desenvolvido em um mercado já existente. 

Por que é necessário desenvolver novos produtos, serviços e mercados?

Como falamos anteriormente, cada produto tem seu ciclo de vida útil. Uma hora, ele irá acabar ou precisará ser renovado, caso contrário, irá cair no esquecimento e seu público-alvo não irá mais consumi-lo. 

Isso significa que a empresa vai estagnar e, sem vendas, não é possível alavancar. 

Sendo assim, é importante que esse desenvolvimento ocorra — não somente para movimentar a empresa, mas o mercado como um todo. 

O que significa Matriz de Ansoff?

A Matriz Ansoff é uma ferramenta que ajuda a analisar e definir pontos estratégicos. Ela foi criada em 1965, por Igor Ansoff, um professor russo. 

Ela é focada em novos produtos e mercados e auxilia a enxergar oportunidades para as empresas. Isso é feito por meio da comparação dos produtos já existentes e dos novos, combinando estratégias de crescimento. 

Além disso, ocorre uma análise de risco dentro dessa ferramenta. Isso porque é necessário ter certeza de que o que estão desenvolvendo de novidade — e todo seu investimento — irá dar um retorno. 

Como a Matriz Ansoff ajuda no desenvolvimento de novos mercados?

Esse método passa por pesquisas com dados, etapas de produção e viabilidade comercial, ou seja, se terá mercado para ser lançado e as chances de retorno do investimento.

Sendo assim, a Matriz Ansoff oferece uma visão estratégica de todo o processo de desenvolvimento de novos mercados e produtos. 

Para isso, a ferramenta divide-se em quatro etapas: 

Desenvolvimento do mercado

Essa etapa consiste em vender produtos que já fazem parte da empresa, porém em novos mercados. Ela funciona mais para quem quer expandir os negócios e alcançar outros patamares. 

É preciso analisar as possibilidades e os concorrentes. Além disso, entender se o público-alvo é compatível com o produto ou serviço que vai oferecer também é importante. 

Por exemplo, o simples fato de ser uma loja física e começar a vender em um ambiente on-line já é uma mudança que se encaixa aqui. Ou, então, para quem vende apenas no Estado de São Paulo e quer começar seus negócios no Rio de Janeiro. 

Penetração de mercado

Aqui também são usados produtos já existentes, porém eles não serão “lançados” em um novo mercado, mas sim em um que também já existe.

Isso significa que a empresa quer aumentar a presença e significância onde ela já atua. 

Algumas ações que funcionam são a realização de promoções e fidelização de clientes. 

Diversificação

Já a diversificação combina novos produtos lançados em novos mercados, ou seja, outros segmentos. 

Isso significa que será um cenário totalmente novo e, por isso, os riscos são maiores. Mas é preciso enxergar as oportunidades e o quanto isso valeria a pena. 

Desenvolvimento do produto

Nessa etapa, ocorre o desenvolvimento de novos produtos em mercados já existentes. Os melhores exemplos são as fabricam de celulares e empresas alimentícias, que vendem a mesma mercadoria, mas com modelos ou sabores diferentes. 

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu o que é o desenvolvimento de novos mercados, produtos e serviços e como é importante ter uma visão estratégica antes de se lançar para o público. 

Viu o quanto é importante movimentar o mercado com novidades e como a Matriz Ansoff pode ajudar nisso. 

Essa ferramenta consegue identificar oportunidades, riscos de investimento e faz uma comparação e combinação do que se tem de antigos e novos produtos. 

Seguindo as etapas desse método, é possível ter mais assertividade no desenvolvimento de novidades.

Já teve alguma experiência com a Matriz Ansoff? Conte para nós deixando um comentário aqui embaixo! 

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