Ciclo de Vida do Produto de Kotler

Se você está se aprofundando no mundo do marketing, provavelmente já ouviu falar sobre o Ciclo de Vida do Produto de Kotler. De acordo com essa teoria, há uma relação entre a mudança de comportamento das pessoas e a dos produtos,  definida por estágios.

Philip Kotler é considerado um dos pais do marketing e, mesmo no mercado em constante modificação como o atual, as suas teorias vem se fortificando. O conceito de Ciclo de Vida do Produto está numa lista de diversos outros que ainda são tidos como máximas do segmento.

Detalhando o Ciclo de Vida do Produto de Kotler

Basicamente, o Ciclo de Vida do Produto de Kotler define a história completa do produto pelas suas fases de vendas — que podem ser identificadas de acordo com o funil e vendas. Nesse sentido, podemos dizer que todos têm início, auge e fim – sim, os produtos já nascem com previsão de serem retirados do mercado.

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Basta pensarmos nas mercadorias tecnológicas atuais que são substituídas rapidamente nas prateleiras por outras opções ainda mais avançadas em tecnologia.  Assim, podemos compreender  o quanto a teoria continua contemporânea! As mercadorias já têm uma obsolescência planejada e trilham o o caminho descrito abaixo.

Introdução

Fase inicial de vida do produto ou período em que ele é lançado no mercado. Como características principais, apresenta baixo volume de produção e vendas.

Crescimento

Fase em que o produto começa a se firmar no mercado, ou seja, período que marca a aceitação dos consumidores. Surge a ameaça da concorrência.

Maturidade

Fase caracterizada pelo baixo crescimento das vendas, em que os lucros se estabilizam ou diminuem, devido aos gastos da empresa para defender sua mercadoria perante à concorrência. Ela se torna ainda mais acirrada, conforme o produto atinge seu estágio de saturação.

Declínio

Fase em que o produto começa a perder participação no mercado, marcada pela queda das vendas e dos lucros. São várias as razões para isso acontecer, entre eles: surgimento de produtos mais modernos (como já disse no exemplo), substituição de linha, falta de necessidade, entre outras.

Alguns produtos apresentam ciclo de vida mais longo ou caracterizado por fases  mais longas, como é o caso de alimentos básicos, como itens de higiene e alimentos. Outros já apresentam um mais curto, como é o caso de brinquedos e móveis, por exemplo.

Para renovar o ciclo dos seus produtos, é importante ficar sempre de olho nas tendências de mercado e consumo, bem como interesses e comportamento dos consumidores. Dessa forma, você pode utilizar a tecnologia que tem para renovar suas mercadorias e até inventar outras que ofereça maximização dos seus lucros constantemente.

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Agora que você já sabe mais sobre Ciclo de Vida do Produto de Kotler, sugiro que leia os dois volumes do livro mais famoso do especialista: Administração de Marketing. Eles vão oferecer todos os principais conceitos desse segmento para introduzi-lo no maravilhoso mundo do marketing.

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