Conheça o Sistema PEPS e Veja Como Ele Pode Ajudar na Sua Gestão de Estoque

Conheça o Sistema PEPS e Veja Como Ele Pode Ajudar na Sua Gestão de Estoque

O sistema PEPS — sigla para “Primeiro a Entrar Primeiro a Sair” (em inglês, First In First Out — FIFO) —, é um modelo de gestão de estoque eficiente que ajuda sua empresa a ter mais controle de entrada e saída de mercadorias, além de evitar prejuízos e desperdícios financeiros.

Ao adotar esse método, você ganha em competitividade, lucratividade e crescimento, pois consegue vender os produtos que chegaram primeiro com prioridade.

Assim, não corre o risco daquela mercadoria perder seu valor e ficar parada no estoque por muito tempo.

O que é o sistema PEPS?

Dessa forma, pode-se dizer que o sistema PEPS trabalha com a ideia de que, a primeira mercadoria a entrar no seu estoque deve ser vendida antes daquelas que chegaram depois. Ou seja, funciona como uma fila em ordem de chegada.

Para que serve esse método de controle de estoque?

Esse sistema de gerenciamento ajuda em diversos aspectos na sua empresa. Veja: 

  • • estoque organizado, com um fluxo lógico e sistemático;
  • • operações realizadas com custo e lucro real, ou seja, evita estimativas e suposições;
  • • menores chances de perdas financeiras por produtos que “morrem” no estoque; 
  • • diminuição do desperdício, principalmente para segmentos do ramo alimentício e cosméticos, por exemplo, pois trabalham com data de validade;
  • • chances de economia para a empresa, pois evita que as mercadorias corram o risco de se deteriorar ou perder seu valor; 
  • • menores influências do ambiente externo, uma vez que os riscos dos produtos sofrerem com a inflação ou variação do dólar (para mercadorias importadas), por exemplo, são pequenos; 
  • • inovação nos processos empresariais, trazendo melhoria contínua e crescimento. 

Como funciona o sistema PEPS?

Sabendo todas as vantagens que o sistema PEPS oferece em uma empresa, chegou o momento de entender na prática como ele funciona. 

O método é bem simples. Vamos supor que você compre 100 caixas de chocolate na primeira leva de pedido da mercadoria. 

Depois de um mês, vendeu 80 caixas e, para não ficar sem estoque, pede mais 100. Aquelas 20 caixas que sobraram devem ser vendidas primeiro do que as 100 novas. E assim sucessivamente. 

Isso garante que você não fique sem mercadoria, não perca dinheiro, não perca prazos de validade ou qualidade do produto e ainda consegue determinar o custo do estoque com mais controle e precisão. 

E o melhor é que o método pode ser usado tanto nos empreendimentos físicos como em plataformas on-line. Afinal, um e-commerce, por exemplo, também precisa ter seu estoque bem organizado e estruturado. 

Dicas para ter um bom controle de estoque no método PEPS

Para você que quer ou está pensando em implementar esse método em sua gestão de estoque, vamos dar algumas dicas para começar a fazer isso. 

A primeira delas é: seja muito organizado! Para isso, você vai precisar de uma equipe voltada para o gerenciamento do estoque. 

Treine bem esse time e faça com que eles entendam perfeitamente a metodologia PEPS. 

Vamos pensar em uma loja de condimentos alimentares. Você precisa ter os produtos etiquetados corretamente com data de entrada para saber qual deles deve sair primeiro. Agrupe em fileiras por ordem de chegada e separe por tipos de produtos. 

Já para mercadorias diferentes, como é o caso de uma loja de produtos eletrônicos, por exemplo, o uso das etiquetas e fileiras também é válido. Mas, nesse caso, você precisa também voltar seus esforços ainda mais direcionados às campanhas de marketing. 

Pense que você precisa vender aqueles modelos primeiro. Então, deixe-os a vista, em locais estratégicos na loja, como na primeira área que o cliente enxerga ao entrar nela ou próximo do caixa. 

Dê destaque para os primeiros produtos e tenha sinalizações claras, como banners. 

Você pode usar também a visualização de seu site e redes sociais para fazer um marketing mais pesado primeiramente nestes produtos. 

Já em uma loja on-line, é possível dispor o catálogo da mesma forma, deixando os modelos que precisam ser vendidos logo no início. 

Use também a técnica de escassez, em que você sinaliza que são as últimas unidades ou que X pessoas já viram ou estão vendo aquele produto. 

Agora no caso de mercadorias iguais em uma loja on-line, basta ter o estoque organizado como falei lá em cima e enviar aos clientes os produtos que chegaram primeiro em sua loja. 

Conclusão

Pode-se dizer então que o sistema PEPS é um importante aliado para o crescimento da sua empresa e peça fundamental na gestão de estoque. 

Você viu neste artigo como ele funciona, baseado na ideia de o primeiro produto que entra, será o primeiro produto a sair. 

Entendeu também as vantagens que isso proporciona para uma empresa, como efetividade na organização, menores chances de perdas financeiras e mercadorias que não saem do estoque, facilidades de gestão, controle e diminuição de desperdícios, entre outras. 

Com isso, foi possível verificar como a empresa pode alavancar em sua gestão de estoque e, consequentemente, em seu rendimento como um todo. 

Afinal, imagine só um restaurante que compra várias farinhas e não tem controle sobre qual delas chegou primeiro ou não?

As chances de o alimento estragar e precisar ir para o lixo são maiores, já que não se sabe qual mercadoria foi pedida ao estoque antes. 

Além disso, já pensou como seria para uma loja de celulares se não conseguisse vender os produtos que chegaram primeiro? 

Certamente eles ficariam ultrapassados e outros modelos com funcionalidades mais avançadas entrariam no lugar. E então, você teria um grande problema: esvaziar o estoque dos smartphones antigos e conseguir também vender os novos, pois, caso contrário, ficaria em desvantagem perante a concorrência. 

Por fim, foi possível também abordar neste artigo exemplos de como o sistema PEPS funciona. 

Está pensando em implementá-lo em sua empresa? Avalie as possibilidades e encontre o melhor caminho para o seu crescimento. 

Leia mais artigos no Ignição Digital e tenha sempre ideias inovadoras para melhorar a gestão de sua empresa.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *