Como Fazer Um Escopo de Projeto em 3 Passos

Se você chegou até aqui, provavelmente quer entender como fazer um escopo de projeto porque realmente entende a importância de contar com um para ser a base dos serviços que serão prestados. Um projeto nada mais é do que o conjunto das ações que serão feitas em um determinado período de tempo, certo? O escopo define quais serão e quantas serão as atividades envolvidas.

É essencial saber como fazer um escopo de projeto porque sem quantificar todos os esforços necessários para desenvolver os entregáveis, pode acabar trabalhando além do que foi alinhado com o cliente ou desenvolver documentos que não estavam previamente combinados, entre outras situações.

1. Planejando seu escopo

CLIQUE e baixe o ebook!

Entender os limites do escopo de seu projeto é parte essencial do processo de desenvolvê-lo. Você precisa compreender quais são as necessidades de seus clientes para, assim, conseguir definir a quantidade de esforços que devem ser colocados em cada etapa, por parte de seu time.

Se você estiver vendendo artigos de blog, por exemplo, reflita sobre a quantidade de materiais necessários para apoiar a estratégia. Neste ponto, também é preciso ter clareza de que os números podem variar de cliente para cliente, inclusive levando em consideração o orçamento disponível para o projeto.

2. Defina um responsável

Todo projeto precisa contar com um responsável para supervisionar e dar apoio ao cliente. Ele será o ponto focal da relação e deve ter a responsabilidade e seriedade de resolver os problemas por parte do cliente. Neste ponto, vale lembrar também que este responsável deve sempre se ater ao que foi definido no escopo.

3.  Alinhando as expectativas

Na hora de aprender como fazer um escopo de projeto também deve-se ter em mente que, muitas vezes, o cliente não tem total clareza dos processos e de tudo que acontece dentro de uma empresa para fazer aquele cenário acontecer. Por isso é tão importante alinhar as expectativas tanto interna, quanto externamente.

O escopo deve unificar a visão de um projeto, fazendo com que todos o enxerguem da mesma maneira. Faça uma boa descrição de tudo aquilo que pode e deve acontecer para evitar problemas futuros.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Gostou de saber como fazer um escopo de projeto?

Lembre-se de que é preciso documentar tudo de maneira clara, concisa e objetiva. A recomendação é formalizar tudo. Você aprenderá com a experiência e desenvolver um escopo se tornará mais simples e assertivo com o passar do tempo e dos projetos.

Para saber mais sobre o assunto continue acompanhando a Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *