Dicas Para Realizar o Orçamento Base Zero

Veja como fazer o seu orçamento base zero

Também chamado de OBZ, o Orçamento Base Zero é diferente de provavelmente tudo que você sabe sobre gestão orçamentária. Normalmente, ao realizar o planejamento financeiro de uma empresa são consideradas as metas, os objetivos e também os custos, as despesas, os investimentos e as receitas, certo? No OBZ isso não acontece.

Proposta do Orçamento Base Zero

Como o nome sugere, esse tipo de orçamento não utiliza o histórico de gastos que geralmente é criado nos setores de uma companhia. O OBZ é feito com uma base totalmente zerada.

Dessa forma, obrigatoriamente a empresa faz uma espécie de revisão do que era colocado, quase de forma padrão, no planejamento orçamentário. Essa simples ação elimina gastos que foram necessários em algum momento, mas que talvez já não façam mais sentido para o funcionamento do departamento.

Diante disso, vejo o Orçamento Base Zero como uma forma de se atualizar e economizar, pois permite que a empresa reveja os investimentos realmente importantes para a estratégia que tem atualmente. O que foi feito antes é passado.

Dicas para implementar o OBZ

Gostou da proposta de ter um orçamento justo? Então confira algumas dicas que vão te ajudar a usar o OBZ dentro da sua companhia.

1. Elenque as atividades

Você sabe quais são as atividades imprescindíveis para o funcionamento do seu negócio? Às vezes, departamentos inteiros são mantidos sem necessidade e sem gerar retornos para a empresa, algo que só aumenta as despesas.

Por isso, antes mesmo de começar a aplicar o Orçamento Base Zero, reveja as atividades internas e faça uma lista definindo a importância de cada uma delas. O que não for relevante, elimine. Isso pode soar radical, mas é uma forma eficiente de reduzir custos e fazer o negócio crescer.

2. Reveja o orçamento das vendas

O OBZ costuma ser mais famoso por seu uso nos setores. Porém, também pode ser muito útil no planejamento orçamentário destinado às vendas da empresa. Com ele, você conseguirá rever quais pontos não estão mais valendo a pena e poderá, também, direcionar a verba para canais, produtos e serviços mais vantajosos.

3. Questione tudo e todos!

Ao implementar o Orçamento Base Zero, não tenha medo de fazer papel de chato. Para que dê resultados, essa estratégia precisa e deve verificar a real importância de tudo e todos dentro da empresa. Então, questione e duvide até mesmo daquilo que, na sua mente, é estritamente essencial.

Nesse processo, contar com uma segunda opinião, de alguém que entenda bem as operações internas, pode ajudar a pesar as decisões. Você já parou para pensar, por exemplo, se realmente precisa de filiais?

Atualmente, o comércio online tem rendido excelentes resultados, principalmente para empresas que usam estratégias de marketing digital. Portanto, faça seu OBZ e comece a pensar em, talvez, montar uma loja virtual. Aqui no Ignição Digital dou diversas dicas sobre o assunto. Confira!

Fórmula de Lançamento - Ebook

Mundo Paralelo Virtual

O caminho do zero aos 2 milhões de faturamento por ano. Participe do maior evento virtual de lançamentos da América Latina com Erico Rocha.

Mais Informações

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo Erico Rocha a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *