Como Calcular a Receita Bruta de um Negócio

como calcular receita bruta

Gerir a própria empresa não é tarefa fácil, mas pode ser mais simplificado se você aprender alguns conceitos de administração e contabilidade. Entre eles estão como calcular a receita bruta. Aprenda a realizá-lo com as explicações incríveis deste artigo, acompanhe.

O que é a receita bruta?

A receita bruta é o montante de valores que entraram no seu caixa, ou seja, todo o seu lucro. Sem descontos, sem redução de impostos, antes das considerações que podem diminuir este valor.

Agora que você já entende para que serve este número, veja aonde encontrá-lo.

Aonde encontrar o valor da receita bruta?

CLIQUE e baixe o ebook!

Você pode encontrar todos os valores descriminados que circulam o seu caixa, sejam ativos ou passivos nos documentos contábeis. O mais comum, geralmente elaborada a cada três ou seis meses, é o demonstrativo de resultados do exercícios (DRE) . Ele nada mais é do que um resumo das atividades financeiras, com gastos e lucros de um determinado período.

Na DRE, um dos tópicos abordados é o cálculo da receita bruta, que pode ser consultado facilmente, assim como o lucro líquido e o valor destinado aos impostos ou outros custeamentos.

Entretanto, se deseja aprender a calcular do início, confira:

Como calcular a receita bruta

A maior parte dos lucros dos negócios são advindos da venda dos produtos e serviços certo? Logo, estes são a base de como calcular a receita bruta. Acompanhe o passo a passo:

  • Separe o valor unitário de cada produto;
  • descubra a quantidade vendida no período que deseja analisar;
  • multiple estes números para encontrar o total vendido no intervalo de tempo selecionado;

Isto é tudo o que você precisa para calcular a receita bruta. O valor total obtido é correspondente aos lucros brutos dos produtos e serviços oferecidos pela empresa.

A importância de calcular a receita bruta

Na gestão financeira do seu negócio, será fundamental que você saiba um valor mínimo necessário para o mantenimento das atividades. Este montante que deve sempre constar no caixa para não terminar no vermelho, é obtido com ajuda do cálculo da receita bruta.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

A partir do momento que você obtêm o valor total dos lucros de um período, que pode ser mensal, basta descontar os gastos obrigatórios, como custos com transporte, impostos ou outros. O valor restante é o lucro mínimo para se manter estável.

Gostou de aprender como calcular a receita bruta do seu negócio? Confira também métodos de controle de estoque para pequenas empresas e fature cada vez mais com as dicas do Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *