Como Avaliar a Produtividade De Um Funcionário?

Como Avaliar a Produtividade de um Funcionário

Os colaboradores de uma empresa são peças-chave dentro da organização. Isso porque, sem pessoas engajadas, há mais dificuldade para fazer o negócio escalar. Por isso, é importante saber como avaliar a produtividade de um funcionário. 

Ao realizar essa análise a empresa só ganha em benefícios, como por exemplo, identificar quem está apto ao cargo e às funções dele, quem está dando mais lucro ou prejuízo à instituição, quais medidas podem ser tomadas para treinar quem não está tão produtivo e melhorar esse indivíduo, se a empresa está falhando em algum aspecto, entre outros. 

Dessa forma, a organização pode caminhar cada vez mais para o cenário ideal de trabalho, com funcionários felizes, produtivos e comprometidos. 

Neste artigo, você irá ler mais sobre:

  • • o que é a produtividade no trabalho; 
  • • por que é importante ter colaboradores produtivos e engajados; 
  • • e como avaliar a produtividade de um funcionário.

O que é a produtividade no trabalho?

Usamos a palavra produtividade para falarmos sobre a capacidade de produzir. Isso significa identificar o que é rentável. 

Ou seja, quando um funcionário consegue realizar todas as tarefas programadas para aquele dia dentro da jornada de trabalho com eficiência. Caso ele consiga até mesmo adiantar afazeres, demonstra que sua capacidade de produzir foi ainda maior. 

Já quando um colaborador não consegue realizar tudo o que deseja dentro do tempo estipulado, sempre tem tarefas atrasadas e não entrega nada dentro do prazo, significa que ele não está rendendo bem. 

Quando isso ocorre, corre-se o risco de que esse funcionário esteja até mesmo oferecendo prejuízo à empresa, uma vez que o custo-benefício não está valendo a pena.

Por que é importante ter colaboradores produtivos e engajados?

Saber como avaliar a produtividade de um funcionário é importante para conferir se você está tendo prejuízo com seus colaboradores ou se as equipes estão alinhadas com sua organização.

Pense que você contrata alguém por X reais e essa pessoa não consegue cumprir prazos, entregando tudo atrasado. Significa que você está pagando para não obter todo o serviço. Provavelmente, a demanda dessa pessoa precisará ser diminuída ou repassada para outro funcionário. 

Já alguém que está com uma boa produtividade, significa que você pode até mesmo estar pagando menos para ter mais em troca. Aquela pessoa que consegue realizar tarefas a mais do esperado é alguém que você pode distribuir mais afazeres, sem prejudicar o caixa da empresa.

Além disso, colaboradores produtivos são mais felizes, comprometidos e engajados com a organização. Eles estão mais alinhados com a cultura e com o ambiente de trabalho, sendo potenciais pessoas que podem ajudar outros funcionários. O positivismo também provavelmente faz parte da rotina dele, o que ajuda a disseminar essa positividade para todos.

Sem falar que produtividade e proatividade estão relacionados. Um colaborador mais produtivo também será mais proativo, o que ajuda a otimizar tempo e contar com mais ideais para a empresa.

Como avaliar a produtividade de um funcionário?

Entendendo o que significa ser produtivo e por que isso é importante em uma empresa, você agora irá precisar saber como avaliar a produtividade de um funcionário.

Para isso, siga as orientações abaixo:

  • • defina metas — as metas ou indicadores precisam ser mensuráveis para avaliar corretamente a produtividade de cada um. Por exemplo, para cargos de atendimento, determine o número ideal de clientes atendidos, quanto tempo por ligação, qual a taxa de conversão e o número de reclamações;
  • • saiba como mensurá-las — use ferramentas on-line, como planilhas automatizadas (usando o próprio Excel no Google Drive, por exemplo), plataformas para cadastro de tarefas e identificação de quanto tempo cada uma levou para ser feita (como o Runrun.it), entre outros;
  • • defina fatores subjetivos para considerar — nem sempre apenas os números são suficientes para avaliar a produtividade de um colaborador. Por isso, leve também em consideração pontos comportamentais, como postura, organização, responsabilidade, vontade de aprender e melhorar, etc;
  • faça feedbacks mensais — as avaliações pessoais são importantes para que os funcionários saibam onde estão acertando, errando e em que ponto podem melhorar, além de também ser um momento para exporem suas expectativas. Faça um acompanhamento das metas nessas conversas.

Uma fórmula numérica que pode ajudar na dúvida de como avaliar a produtividade de um funcionário é:

Produtividade = quantidade de produtos ou serviços produzidos/quantidade de recursos utilizados

Ainda seguindo o exemplo da área de atendimento, vamos imaginar que um funcionário atendeu 20 pessoas em 6 horas. Sendo assim:

Produtividade = 20 (quantidade de pessoas atendidas)/6 (aqui, o recurso são as horas de trabalho disponíveis)

= 3.3 pessoa/hora.

Ou seja, ele atendeu em média mais de três pessoas em seis horas. Caso a meta estabelecida para o cargo e nível dele seja de 2 pessoa/hora, isso significa que ele está sendo produtivo. 

Mas leve em consideração se todas essas 20 pessoas foram atendidas de forma satisfatória e com qualidade no atendimento. 

Conclusão

Durante este artigo você descobriu o que é ser uma pessoa que rende no trabalho e por qual motivo é tão importante descobrir como avaliar a produtividade de um funcionário.

Sendo assim, você consegue compreender quais colaboradores estão rendendo mais de acordo com as metas que estipulou. 

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e leia mais artigos no blog da Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *