Como Alcançar o Ponto de Equilíbrio Contábil

O e-commerce cada vez mais se torna excelente oportunidade de empreender. Esse negócio exige menos custos e possui uma administração mais flexível. Algumas ferramentas facilitam ainda mais a de tocar o comércio digital. É o caso do ponto de equilíbrio contábil.

Antes de nos aprofundarmos nesse conceito, é importante verificar o que se trata ponto de equilíbrio em geral. Trata-se do estado alcançado por empresas que apresentam receita total exatamente igual à soma de custos e despesas. Basicamente, indica quanto é preciso vender para investir nas operações sem ter prejuízo.

CLIQUE e baixe o ebook!

Mas fica só por aí mesmo. Muitas pessoas vêm o ponto de equilíbrio como uma meta, quando ele deve ser encarado apenas como referência, porque mostra o quanto é necessário vender para igualar as receitas às despesas e custos. É, portanto, indicador de segurança do negócio, uma vez que projeta o momento em que a organização vai conseguir obter essa igualação e ajuda a eliminar possíveis prejuízos das operações.

O ponto de equilíbrio permite analisar as relações entre custos fixos e variáveis, volume de vendas e lucros, de modo a levantar quais são as operações necessárias para cobrir os custos fixos operacionais. Acredito que essa avaliação possa auxiliar principalmente os administradores de pequenas e médias empresas porque permite identificar qual a quantidade mínima de vendas que devem ser realizadas para não ter prejuízos.

Tudo isso para o quê? Para alcançar o verdadeiro objetivo das empresas: obter lucro.

Ponto de equilíbrio contábil e suas variações

O ponto de equilíbrio contábil é o ponto em que o lucro é zero, significando que as despesas fixas foram supridas pela margem de contribuição. A partir disso, podemos identificar qual nível de vendas deve ser mantido para abater os custos fixos operacionais e mensurar a lucratividades nas etapas de comercialização.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Para isso, divide-se o valor dos custos e despesas fixas pela margem de contribuição. O resultado obtido é a receita necessária para igualar gastos. Existem duas variações do ponto de equilíbrio contábil:

  • Ponto de Equilíbrio Financeiro, em que são excluídos dos custos fixos a depreciação dos ativos e outras despesas não desembolsáveis. Empregado principalmente em empresas cujos balanços anuais incluem depreciações como despesa geral.
  • Ponto de Equilíbrio Econômico: custo de oportunidade é considerado na soma como correção monetária junto às despesas fixas. Usada quando o empreendedor aplica o seu dinheiro em investimento.

Espero que você tenha compreendido o que é ponto de equilíbrio contábil e como obtê-lo. Quer receber mais sacadas sobre empreendedorismo? Assine a nossa newsletter e alavanque a gestão do seu negócio.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *