Como Abrir Uma EIRELI

Como Abrir Uma EIRELI

Com tantas novas modalidades de negócio surgindo, algumas dúvidas acabam pairando em nossos pensamentos. Uma delas é sobre como abrir uma EIRELI e é exatamente isso que vamos entender aqui hoje. Preparados?

O que é uma EIRELI

Primeiramente, é necessário entendermos a definição do termo para, depois, respondermos à dúvida sobre como abrir uma EIRELI.

A sigla significa Empresa Individual de Responsabilidade Limitada e tem por denominação ser uma instituição com apenas um sócio, ou seja, o próprio empresário. Essa categoria empresarial surgiu em 2011, pensando em acabar com o chamado sócio “fantasma”.

Alguns proprietários criavam sócios fictícios apenas para se enquadrarem em determinada modalidade, podendo criar sociedades limitadas. Agora, isso não é mais um problema!

A EIRELI também permite a divisão de patrimônio privado e empresarial. A quitação de dívidas só é cobrada do empresário em casos de fraude. Além disso, é possível que o proprietário escolha o modelo de tributação, podendo até mesmo optar pelo Simples Nacional. As opções de atividades também são abrangentes, contemplando os campos das áreas comerciais, industriais, rurais e de serviços.

Como abrir uma EIRELI

Para tal, é preciso que o empresário declare um capital social de, pelo menos, 100 salários mínimos atuais. É necessário elaborar um contrato social, chamado de Ato Constitutivo e encaminhá-lo para a Junta Comercial de seu Estado ou no cartório do local do qual está abrindo negócio.

Será preciso fazer o devido cadastro de CNPJ, o que pode demorar, em média, de 15 a 20 dias úteis. É necessário, também, definir o formato jurídico e regime tributário.

Outras etapas necessárias é obter o alvará de localização e funcionamento e as licenças e inscrições nos órgãos de regulação estaduais e municipais. Por fim, será gerado um certificado digital para que a empresa possa começar.

Diferenças entre EIRELI e MEI

Há algumas modalidades empresariais existentes, mas não podemos confundi-las. O MEI, um dos negócios mais conhecidos, é chamado de Microempreendedor Individual e tem suas especificações.

Dentre elas, comparando com a categoria EIRELI, as diferenças são que no MEI não é obrigatório ter à disposição um capital mínimo para começar, o que já é exigido na EIRELI. Outro ponto é a limitação de faturamento. Para microempreendedores individuais, não é permitido ultrapassar R$ 81 mil por ano. Já na EIRELI, não existe esse limite.

Gostou de saber como abrir uma EIRELI? Continue acompanhando o Ignição Digital para saber mais sobre as demais modalidades empresariais, dicas de gestão, sacadas, estratégias de marketing, entre outros!

Fórmula de Lançamento - Ebook

Eu quero te convidar para o Mundo FL, um encontro virtual de 3 dias inteiros, das 9h da manhã às 9h da noite, aprofundando o conteúdo da Fórmula de Lançamento com as sacadas, as táticas e as estratégias que eu e os meus faixas-preta aplicamos e fizemos funcionar nos nossos negócios no primeiro semestre de 2021.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo Erico Rocha a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *