5 Dicas de Empreendedorismo Para Iniciantes

Confira algumas dicas de empreendedorismo para iniciantes

Você sabia que a cada dez empresas brasileiras, seis fecham antes de completar 5 anos? Pois é, o número assunta! Porém, isso não deve ser um motivo para você abandonar o sonho de ter o seu negócio. Tendo uma boa ideia, um entendimento básico de gestão e conhecendo algumas dicas de empreendedorismo, você pode garantir a longevidade da sua companhia.

Para trilhar esse caminho, veja algumas orientações e alertas que tenho para você que deseja começa um negócio do zero.

1 – Seja criativo

Sou daqueles que acham que empreendedores têm que usar a criatividade a seu favor, mesmo quando há riscos. Aliás, se você tem medo de ousar, talvez deva conhecer a diferença entre empreendedor e empresário, pois pode ser que você tenha um perfil mais administrativo do que criativo.

Mas voltando ao assunto, considerado a criatividade útil não só na criação de produtos inovadores, como também na hora de enxergar novas possibilidades e, principalmente, no momento de enfrentar e acabar com os problemas. Por isso, “ser criativo” é a primeira das dicas de empreendedorismo para iniciantes.

2 – Tenha um bom plano de negócio

Já disse isso várias vezes e vou repetir aqui: para que tudo dê certo, além da ideia você também precisa saber como transformá-la em uma empresa que seja lucrativa. E para isso, não conheço um caminho que não envolva a criação de um plano de negócio.

Com ele será possível conhecer melhor o mercado que pretende atuar e, assim, obter uma visão mais detalha das possibilidades que pode aproveitar. Fora isso, um bom planejamento também evitará que você tenha custos desnecessários, algo que é primordial para quem está começando.

3 – Invista em qualidade

Mesmo no início, pecar pela falta de qualidade de um produto ou serviço é um tremendo erro, que pode impactar diretamente as suas vendas e, inclusive, comprometer o futuro da sua empresa.

Diante disso, antes de colocar a sua companhia para funcionar, faça testes, pesquisas, negociações com fornecedores e tudo o que estiver ao seu alcance para proporcionar uma excelente experiência aos seus clientes, oferecendo ótima qualidade.

4 – Conheça bem os consumidores

Ter um bom relacionamento com os consumidores é uma das dicas de empreendedorismo que mais dou. Porém, conseguir isso exige que você entenda o seu público-alvo profundamente.

Para isso, providencie a criação de suas personas e as estude. Assim conseguirá entender o tamanho do público que está lidando, o comportamento deles, as preferências, os hábitos de consumo e até a rotina. Tais informações facilitará a criação e a divulgação dos produtos e serviços, mas também será útil para diversas tomadas de decisões.

5 – Aprenda marketing digital

Mesmo que o seu negócio não seja tecnológico, você precisa usar a tecnologia que tem disponível. Então, utilize todas as dicas de empreendedorismo que já citei, mas não se limite às vendas físicas. Faça a sua empresa ganhar projeção através da internet e também por meio do marketing digital.

Com esses dois juntos, você pode chegar exatamente onde o seu público está, consegue ultrapassar barreiras de cidades, estados e até países, pode agregar valor com a produção de conteúdos e tornar a sua marca uma referência no mercado em que atua.

Quer saber como fazer tudo isso? Veja as estratégias de marketing disponíveis aqui no blog, assine nossa newsletter e continue navegando, pois tenho novidades diariamente!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

One thought on “5 Dicas de Empreendedorismo Para Iniciantes”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *