IGD # 8 – Prova Social (Posiconamento Parte 2/4)

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“Estou convencido de que cerca de metade do que separa os empreendedores de sucesso daqueles malsucedidos é a pura perseverança.” Steve Jobs


Resumo: Nesse post eu vou ensinar o que é PS, Prova Social, por que PS aumenta as vendas de um negócio. Vou dar mais de 14 (quatorze!) exemplos reais de negócios que usaram PS (três desses exemplo são de negócios meus os outros de empreendedores que tiveram acesso Treinamento Atraia10milfãs via Insider Digital). Sendo que no último exemplo um pequeno negócio comum acabou construindo uma base de 50 mil fãs no Facebook e uma lista de email de leads de 15 mil pessoas… tudo isso em alguns (!) meses…

Paginas com 10k fas

 

Londres Outubro de 2011,

Eu e o Kim Ossenblock (esse mesmo que eu entrevistei no post passado) estávamos visitando os Potenciais Dez melhores cafés de Londres… e agora estávamos rumo ao Caravan (quarto melhor café de Londres na minha opnião)…

(Contexto: Nunca tinha gostado muito de café até entrar em contato de novo em 2009 com o Kim, um dos maiores especialistas em café que eu conheço. Desde então ele me ensinou muito sobre café… E o conhecimento me tornou um intenso apreciador do assunto depois dos 30… Logo eu estrategicamente aproveitei a visita dele a minha casa para me aprofundar e conhecer mais sobre o tema CAFÉ em Londres)

Mas quando chegamos a vinte metros do Caravan, a minha mente de marketing (que independente da minha vontade não pára nunca) distinguiu uma oportunidade real de eu explicar ao Kim sobre um gatilho mental, profundamente poderoso capaz de elevar o posicionamento de algo intensamente (dentro e fora do mundo digital)…

Estamos a frente de um clássico caso de Prova Social (PS)…

Bem do lado direito do Caravan tinha um outro café (Café Nero) e eu filmei esse video a seguir para te mostrar o que estava ocorrendo…

Como o video demonstra acima, nosso instinto realmente nos faz assumir que o Caravan (o Café da esquerda) é melhor (ou deve ser melhor) que o Nero (Café da direita). E isso é um Exemplo clássico e prático de Prova Social (PS).

“Nós humanos estamos automaticamente procurando pistas de como agir ao observar como os outros estão agindo…”

No caso do café eu pensei… humm…

“Aquela galera já deve saber o qual é a melhor opção de café…”

“Tantas pessoas não podem estar todas erradas ao mesmo tempo…”

E o mesmo também acontece em outras situações e aposto que você já viu, como por exemplo:

Um restaurante de beira de estrada cheio de carros na frente deve ser melhor do que um outro onde não tem nenhum carro na frente.

Tá certo, isso faz completo sentido… mas como eu posso usar prova social… para catapultar o posicionamento do meu negócio através do marketing digital?

 

É o seguinte, no mundo digital as suas leads (cliente em potencial) também (mesmo que inconscientemente) usam Prova Social(PS) para subliminarmente assumir quem são os provedores de produtos de qualidade, os líderes de mercado. E os dois maiores indicadores de Prova Social de um site de acordo com a minha experiência são:

1) A quantidade de fãs de Facebook que a empresa, pessoa ou projeto tem… quantas pessoas no total “curtiram” o site.

2) A quantidade e qualidade dos comentários de cada artigo que se pode conseguir através da construção de uma lista e da publicação de conteúdo de qualidade (vide a Temporada 01 desse blog).

Existem muitos outros indicadores de PS e esses (comentários e “curtidas”) são os famosos 20% que geram 80% do resultados… (vide Princípio de Pareto).

Logo se você está começando algo agora ou quer elevar a percepção de posicionamento (e com isso as vendas) do seu projeto, pessoa ou empresa no mercado, o primeiro passo que você deve tomar… é conseguir uma enxurrada de fãs para a sua página de FB.

Agora a boa notícia é que conseguir 10 mil fãs é simples e rápido para quem sabe como…

E se você não sabe ainda como fazer, basta assistir (caso ainda esteja aberto a novos integrantes no momento em que você ler essa mensagem) o Treinamento Estratégico Atraia 10K Fãs, da Academia Social…

O que está descrito lá já foi usado para atrair 10mil fãs para 3 empresas minhas (Proleiloes, KlickMail e Ignição Digital)

fans ignicao digital
Isso tudo em um prazo de 2 a 3 semanas (!), para cada página…

E e dezenas de outras pessoas que tiveram acesso a esse treinamento… me escreveram um email contando que também conseguiram atingir 10 mil fãs (para páginas deles ou páginas dos clientes deles) com o que aprenderam no Treinamento da Academia.

Uma delas é o Ediberto (Insider*) com o Mr.Coach.
Mr. Coach

Da só uma olhada no email que ele escreveu…

email Mr. Coach

Aqui estão outros exemplos…

– Mantis Jóias – Marcia de Simone Meira (Insider*)

– Cachaçaria Nacional – Rafael Araújo (Insider*)

– Nutrifresh – André Aben Athar (Insider*)
Implace Nutrifresh

– Implace Implantes (Insider*)
Implace Implantes

– Ignição Financeira – Wanthuir Junior (Insider*)
Ignição Financeira

– Ricardo Piovan – (Insider*)
Como Perder Barriga

– SOS Concurseiro – Fabio Borges (Insider*)
SOS Concurseiro

– Como Perder Barriga TV – Pedro Moura (Insider*)
Ricardo Piovan

– Modos Gregos – Victor Damásio (Insider*)

Academia Social - Modos Gregos

– 1001 Questões de Concurso Respondidas – Tiago Queiroz (Insider*)

Academia Social - 1001 Questões

– Clube Alpes da Cantareira – Arcanjo Ribeiro (Insider*)
Clube Alpes da Cantareira

– Curto Mulheres Bonitas – Talles Guerra (Insider*)

Academia Social - Curto Mulheres Bonitas

– Farmácia Doce Dia – Leone Negri (Insider*)

(* Insider: termo utilizado para aqueles que participam do programa Insider Digital)

Agora não pense que o conseguir 10 mil fãs seja o suficiente… se você lembra bem, ele é só 50% dos dois pontos principais que eu citei acima…

Para você chegar ao ápice dos benefícios da Prova Social, é preciso também ter vários comentários genuínos e de qualidade nas Publicações Digitais (PD) que você venha a fazer…

(PD poderoso é um elemento que eu introduzi no post passado mas vou me aprofundar mais no próximo post)…

E o segredo para atrair uma enxurrada de comentários de qualidade e a criação de uma lista (isto é, conseguir que suas leads se inscrevam para receber informações suas por email) é a Publicação Digital (PD) de conteúdo de imenso valor (IV).

Veja esse depoimento onde o Insider Digital, Prof Luiz Henrique, do grupo Marques Ribeiro (que ajuda profissionais brasileiros a realizar o seu sonho de fazer um Mestrado no Exterior diz nesse email que ele me mandou)

email

50 mil fans

Veja bem ele não somente conseguiu 50 mil fãs mas também uma lista de 15 mil pessoas (via KlickMail) que se inscreveram para receber informação por email da empresa dele….

E uma das primeiras consequências desse setup é a enxurrada de comentários que ele de bonus agora tem em seus sites… (mais prova social ainda)… outra consequência também é a oportunidade de LER A MENTE das leads, algo que devo mencionar como fazer em uma outra oportunidade)

Comentários

Se você não tem a mínima de idéia de como começar a fazer isso, aconselho você a assistir ao treinamento da Academia Social… eles vão te colocar no caminho certo…

Nele você vai descobrir como fazer 1 (atrair muitos fãs) e 2 (conseguir que os fãs se inscrevam para receber informações suas por email) de uma só vez…

Esse é o famoso matar dois coelhos com uma cajadada só.

Você pode ser inscrever para assistir esses vídeos da Academia Social aqui.

Espero ANSIOSAMENTE o seu comentário abaixo!!!

Erico Rocha

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46 comentários sobre “IGD # 8 – Prova Social (Posiconamento Parte 2/4)”

  1. Estas informações são realmente muito valiosas! Se essas dicas gratuitas já dão muitas excelentes ideias, imagina o que deve acontecer para quem participa das aulas e cursos. Eu certamente quero fazer tudo, para aprender e implantar no meu negocio online.

  2. Confesso que estou me identificando com tudo isso, FL, AS e … infelizmente não estou preparado $$ para o investimento agora, estou lamentando por isso, mas virou meta, com certeza a próxima oportunidade não desperdiçarei.

  3. Muito bom! Grande qualidade na abordagem do tema. É fato, um grande número de seguidores, acompanhado de engajamento atesta a qualidade de uma marca. Os testemunhos do seu vídeo por exemplo causaram em mim um grande impacto. A prova social realmente é uma ferramenta de marketing muiiiiiiiiiito poderosa.

  4. Como corretor de imóveis, vejo aqui uma grande oportunidade de deslanchar de vez nessa carreira.
    Como produtor gráfico, com uma experiencia de 15 anos, vejo que não vai faltar criatividade para construir os mais belos formulários de inscrição para novos clientes. Agradeço novamente essa oportunidade, Abs

    Sergio de Camargo

  5. Prezados,
    Sou Consultor Imobiliário, atuante na cidade de SP, comprei a idéia em ser um Insider Digital, estou quebrando muitos paradigmas de como vender na receita antiga da maioria dos corretores de Imóveis que conheço (especialidade em lançamentos) Identifiquei meu avatar, Fiz a página comercial no Facebook ” Entre a Casa é sua…” Criei um Guia Gratuito “Como evitar problemas na aquisição de imóveis” Estou fazendo os vídeos cerca de 10 para entregar aos interessados, (Aliás eu gostaria de saber a opinião de vocês sobre estas ações)

    Pergunto: O tráfego orgânico pode substituir o facebook ads?

    Help Please!

    Newton Santos

  6. Gostei, e gostei muito!
    Porque sei que mesmo não tendo
    iniciado ainda o meu projeto, a cada vez que assisto o
    webinario e leio os deus posts, percebo que minha
    percepção amplia e as idéias e a criatividade reacendem!
    sei que está pertinho de eu alavancar fortemente e com posicionamento.
    Obrigada Erico

  7. Érico gostei do vídeo ora postado, porem acho que também tem a ver com a posição do sol, ou qualquer outro fenômeno da natureza, o que valeria uma investigação minuciosa

  8. Érico sou realmente apaixonado pela visão estratégia market dos insider,por isso sou um deles,a visão de pessoas a mais, me parece melhor e assim o cafe da esquerda me levaria ate o meu cafezinho, mas convenhamos se estive se em londrês,eu entraria nos dois pesquisaria preço e o atendimento e por fim decidiria, pois sou mineiro e muquirana.Abraços.

  9. Como posso empregar as informações em uma loja de roupas infantis?
    Acho muito interessante o seu material, porém, ainda não consigo fazer uso das dicas e informações.
    Será que ainda não estou preparada para absorver as informações subliminares e usá-las?
    Abraço.

  10. Olá,
    Érico parece ser realmente uma boa estratégia. Parábens.
    Preciso me convencer dos resultados. Vejo que você é muito otimista.
    Ainda, analiso estas suas formas de sucesso. Preciso ter maior domínio do assunto.
    Boa sorte.

  11. Prezado Érico.

    Todos seu vídeos ão por demais elucidadores e que prendem a atenção mesmo de leigo no assunto como eu, porém sempre voltado ao interesse de conhecimento. Preciso ter maior domínio sôbre o assunto. De qualquer forma me deixa empolgado e com a sensação de saber mais e mais sôbre o domínio do assunto e coloca-lo em prática.

  12. Bom dia, Érico Rocha, tenho recebido e-mail’s seus, todos recheados de bons ensinamentos sobre marketing pessoal, que em meu caso é o que se encaixa , pois sou Corretor de Imóveis, onde a sua imagem pessoal tem muito valia.
    Pergunto, qual seria meu custo completo, em fazer um curso contigo.
    Fica bem,

    Odair – OrR.:

  13. Estou fazendo alguma coisas em casa e gostaria de poder divulgar.
    Tenho interesse em saber como fazer.
    Fico no aguardo de sua resposta.
    Grata
    Noemy

  14. Vejo todas as dicas do programa de vocês.Gostaria de participar do seja insider digital, mas gostaria de obter 1 pacote completo do programa , fico na dúvida de até quando irei pagar a mensalidade e cronograma do curso etc..
    Abraços e obrigado.

  15. Gostei muito das dicas e estou aprendendo muito sobre marketing, embora não seja minha área de atuação, mais vejo que é de extrema importância este conhecimento para alavancar os negócios. Obg.

  16. Muito Bom,Érico!

    Suas informações são ricas de pequenos detalhes,que faz toda a diferença na visão macro do processo de um negócio digital…

  17. Olá!
    Gotaria de dividir com vcs tbm que após o evento em são paulo, eu comecei meu negócio em novembro e já em Dezembro consegui 11 Mil fãs no Facebook e uma lista de quase 2 Mil Pessoas. Estou trabalhando o relacionamento agora. No final do ano eu fiz uma pesquisa com minha lista e cheguei num produto perfeito pra eles! Estou trabalhando agora para lançar o produto para minha lista agora…. Não vejo a hora de ver os resultados. Antes dava F5 no Facebook, agora quero dar F5 no meu extrato do banco….rs

    Obrigado a todos vcs pelo excelente trabalho (Familia rocha e Cronemberger)
    Pedro Moura Insider ;-)

    1. Pedro Paulo,
      Vejo que investiu pesado e de cabeça 100% na Familia Rocha e no Ignição Digital, e que agora já colhe frutos desta iniciativa, Parabéns!!

      Estou iniciando minha investida ainda que tímida mas promissora, Desculpe a indiscrição, acredito estarmos num Fórum de discussões e troca de experiências também, fique a vontade se não quiser responder OK?

      deixando o investimento no evento de SP de fora,
      Quanto $$ investiu no facebook ADS?
      O tráfego orgânico deu mais resultados?
      Como inseriu os clientes que já possuia e-mail’s em sua guia customizada?

      Aguardo retorno,

      Prosperidade e Sucesso Hoje e Sempre !

      Newton Santos

  18. Erivco, que demais cara!

    o blog, juntamente com os post
    que você tem compartilhado nos dando
    acesso a informações e sacadas impares,
    tem sido como café:
    quente,
    forte e gostoso. ( Risos…)

    Falar nisso, um cofff cai super bem
    pra assistir ao vídeo da Verônica e é o
    que eu vou fazer agora!
    Até, mais!
    obrigada

    Lia Drummond

  19. I intended to create you one little note to thank you yet again with your pleasing methods you have provided at this time. This is surprisingly open-handed with people like you in giving easily all many people could have offered for sale for an e-book to earn some money for themselves, certainly seeing that you might well have done it in the event you decided. These advice as well served to become good way to be certain that some people have similar desire similar to mine to find out much more on the topic of this issue. I’m certain there are several more pleasant occasions up front for individuals who see your blog post.

  20. O aprendizado, seja qual for a sua área, para mim é amaior fonte de conhecimento que podemos ter. Continue assim Érico a contrinuir o seu conhecimento e para que possamos primeiramente adquirir o aprendizado.
    Bj……Izilda

  21. Eu acho excelente as dicas sobre as suas ferramentas de marketing. Sou um pricipiante. E estou estudando com muito afinco para me qualificar a contento. Sei que isto não ocorre do dia para noite. Por isto dou um passo de cada vez.

  22. Adorei a matéria sobre a Prova Social e acredito que de fato a mesma possui uma força muito eficaz na prospecção de novos clientes independentemente do nicho de mercado que a pessoa atua. Contudo, gostaria de saber como eu faço para abrir um site e me tornar um vendedor online de cursos e divulgação (propaganda local).

  23. As dicas estão cada vez mais interessantes. E quando estou lendo minha mente fica a milhão por hora pensando em estratégias e formas de ter mais contatos.

    E olha que já usei algumas como a dos vídeos e já estou tendo resultados.

    Obrigado e sucesso.

  24. JÁ TINHA OBSERVADO ISSO INÚMERAS VEZES E O MEU FILHO ME DISSE: PAI, VEJA;
    O OUTRO DEVE SER MELHOR PORQUE ESTÁ LOTADO !
    NÓS ESTÁVAMOS DIRECIONANDO PARA MENOS MOVIMENTADO,PENSANDO NA
    COMODIDADE. MAS NESSE CASO, GOSTO FALOU MAIS ALTO.
    MAS É O QUE JÁ MENCIONEI,
    SE VOCÊ QUER MUITOS ACESSOS E COMENTÁRIOS,É SÓ POSTAR SOBRE
    SEXO E VIOLÊNCIA,MAS NÃO É DISSO QUE QUEREMOS FALAR.

  25. Olá Veronica, mandei um email para vc sobre como adquirir
    seu produto via pagseguro e não obtive nenhuma resposta.
    Curto MUITO os vídeos e dicas suas, do Érico e da Pró-leilões.
    Abs. Galán.

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