IGD #7 – Por que Posicionamento (Posicionamento Parte 1/4)

thumb07


“Ser o homem mais rico do cemitério não me interessa muito… Ir para a cama a noite sabendo que fizemos algo maravilhoso — isso sim me interessa…” Steve Jobs

Por que Posicionamento?

Qual a diferença entre um violinista que toca de graça em um metro na esperança que alguém lhe uns trocados em gratidão e um outro que lota uma sala de concerto de centena de lugares onde cada lugar sai por volta de 200 reais?

Pensou?

Bem, guarde a sua reposta na cabeça por enquanto e leia a história abaixo:

(baseada em fatos reais…)

Washignton, 12 de Janeiro de 2007…

Um violinista, sai de um metro na hora do Rush… encosta em uma parede do lado de uma lata de lixo e começa a tocar…

Ele coloca a capa do violino no chão … joga algunas notas na capa do seu violino que está aberta com o intuito de “sugerir” subliminarmente que os apressados passageiros joguem ali também algum dinheiro…

Algumas pessoas passam… poucas contribuem… ou sequer apreciam a sua música..

A foto abaixo captura esse exato momento:

foto ignicao digital

Enquanto isso 3 dias antes um outro violinista de 39 anos..

…aclamadado internacionalmente com um grande talento… lotou O “Simphony Hall” de Boston onde algumas das cadeiras eram vendidas por volta de 200 reais cada

plateia
Agora vem a resposta para a pergunta anterior:

Qual a diferença entre o primeiro violinista e o segundo?

Resposta: Não existe NENHUMA diferença entre o primeiro e o segundo vionista…

Como assim?

Os dois são a MESMA pessoa “Joshua Bell”… um dos mais aclamados violinistas da atualidade.. e ele foi tocar no metro como parte de um experimento social promovido pelo Washintong Post…

Agora, é claro que o violinista era o mesmo… mas vários fatores eram distintos nas duas situações em que ele tocou… esse fatores são o que eu gosto de rotular como “posicionamento“….

Segundo a Wikipedea, posicionamento é

“O espaço que um produto ocupa na mente do consumidor em um determinado mercado. O posicionamento de um produto é como compradores potenciais o vêem e é expressado pela relação de posição entre os concorrentes.”

Quando o Joshua tocou no auditório lotado, e se posicionou com a estrela do show… Ele se vestiu como a estrela, e se posicionou fisicamente onde a estrelas se localizam… logo a audiência espera que ele seja uma estrela…

Quando tocou no metro… definitivamente ele não se posicionou como tal…

Essa é a maior diferença entre vender muitos lugares a 200 reais cada … ou receber POUCAS gorgetas de menos de 1 real..

É claro que é preciso talento para vender lugares a 200 reais… nem todo o melhor marketing de posicionamento do Mundo vai te colocar lá (não por muito tempo) se se você não tiver talento..

Mas só o talento não basta… se bastasse… não haveria tantos músicos de talento extraordinário comendo o pão que o diabo amassou… é até possível que você conheça alguns…

Agora vem uma boa notícia…

No passar dos anos eu descobri que posicionamento pode ser atingido quase que cientificamente por qualquer pessoas por meio de uma fórmula… e é essa fórmula que uso para mim … minhas empresas… clientes (da época na época que eu ainda prestava consultoria) e ensino para alguns amigos e insiders…

Dois dos 5  ingredientes dessa fórmula se chamam PD, ou Publicação Digital e  PS, Prova Social. E eu vou entrar um pouco mais a fundo neles nos próximos 2 posts… mas antes disso eu quero que você assista essa entrevista de como um barista (a entrevista explica o que é um caso você já não saiba) catapultou o seu posicionamento com PD.

Essa entrevista é com o Kim, um amigo meu que eu dei algumas dicas de insider antes mesmo de eu ensinar publicamente sobre marketing digital… isso é quando eu aplicava essas técnica somente nas minhas empresas .

O Kim mora em Barcelona e quando eu soube que ele estava no Brasil peguei o carro e fui pra Curitiba onde ele estava (por uns dias a trabalho) para entrevistá-lo.

Espero ansionsamente saber o que você achou com o seu comentário abaixo…

E-Book - 28 Técnicas de Persuasão que Podem Aumentar Significativamente As Chances de Você Receber um Sim

Baixe gratuitamente o livro com 28 técnicas de persuasão que podem aumentar significativamente as chances de você receber um Sim.

100% Gratuito!

92 comentários sobre “IGD #7 – Por que Posicionamento (Posicionamento Parte 1/4)”

  1. Tenho muitas dúvidas, tenho muita ansiedade, tenho muita ousadia, tenho muita fome de aprendizado, tenho muita vontade de crescer….

    O que me falta é um tipo de alinhamento…

    Ou saber usar uma lupa para concentrar os raios solares para uma única direção…

    E assim ocorrerá uma combustão!

    Foco, comprometimento, sagacidade, e ”treinar sorte várias vezes por dia”
    Porque sorte é o que acontece quando a preparação encontra a oportunidade.

    Muito obrigado, por esse belo Canal Érico

  2. Muito bom! Parabens! Agora alem do PD e PS, quais sao os outros ingredientes para as estrategias de POSICIONAMENTO??
    Gostaria de ver as outras dicas de posicionamente 2/4 3/4 4/4
    Aguardo Anciosa!

  3. Show de bola!!!! me insentiva muito, pq coloca e mostra q eh simples… principalmente incentiva a errar, tivemos, a grande maioria de nos, uma educacao que eh feio e proibido errar, faz com q resistimos muito em tentar… e isso nos mostra q DEVEMOS errar pra poder acertar.

  4. Como sempre excelente!!! As dicas do Kim sobre ter coragem de gravar vídeos é muito legal, porque parece que é um problema que muitos temos ele conseguiu passar por ele, ou seja superou.
    A analogia do texto acima sobre posicionamento é altamente relevante, se somos realmente bons e quisermos ter nosso valor percebido.

  5. Como sempre excelente!!! As dicas do Kim sobre ter coragem de gravar vídeos é muito legal, porque parece que é um problema que muitos temos ele conseguiu passar por ele, ou seja superou.
    A analogia do texto acima sobre posicionamento é altamente relevante, se somos realmente bons e quisermos ter nosso valor percebido.

  6. Boa noite Erico, estou desde as 23h00 e agora ja sao 2h21 da manha, analisando e vendo todo o conteudo do seu profissionalismo e empreendedorismo… estou adorando… espero fazer parte desse grande empreendimento.

  7. Olá, Erico! Cada vez fico mais impressionado com estas informações que você está nós passando através de entrevista e palestras. Parabéns.

  8. É meu amigo, vejo que tenho muita coisa a aprender. Estou para iniciar um blog sobre conteúdos de saúde e outro blog para vender produtos de afiliados. Essas dicas são muito interessantes. Estou quase comprando uma camêra e fazer algumas filmagens por aí.. te confesso que ainda estou meio perdido. Gostaria de uma boa orientação sua sobre o que eu poderia fazer para alavancar minhas vendas com produtos de afiliados.
    Obrigado e, Parabéns pelo excelente conteúdo.

  9. Parabéns Érico!
    Material fantástico e de alto nível como sempre.
    Muito obrigado por ser uma referência para todos os empreendedores digitais.
    Grande Abraço,
    Rodrigo Ogatta

  10. Muito bom, interessante, admiro muito o trabalho do Erico, pois tao jovem e tao envolvido naquilo que faz e tao humilde, pois deseja que o proximo cresca tambem, assim como ele cresceu e continuará crescendo, essas entrevistas, esses testemunhos aguca a coragem, a determinacao, o empenho das pessoas, quem tiver o chamado pra esse mercado e obedecer suas sacadas, com certeza prosperará. Parabens.

  11. Tenho acompanhado os videos ,são muito interessante ,pq. sempre aprendo algo novo ,o posicionamento é o diferencial no mercado de trabalho hoje . quem quer se projetar tem que fazer algo diferente,com simplicidade e qualidade e sem medo de se mostrar pois precisa ser avaliado. é ai onde a postura faz o diferencial.

  12. Muito interessante! Parabéns, Erico! Sempre compartilhando e trazendo excelente conteúdo para todos nós!!!
    Mais uma prova de que começar e desempenhar os passos corretos, pode-se chegar lá!

  13. Olá Erico, estou encantada com as informações do ignição realmente faz todo sentido.

    Estou passando por algo parecido. Eu acreditava que para ganhar dinheiro bastava trazer conteúdo gratuito em meu blog para gerar vendas. Os resultados são bons, mas não o suficiente.

    Se você se posiciona como um mero afiliado, as pessoas só vão te enxergar como um afiliado (como na experiência do músico na primeira situação).

    Agora, quando você já tem um produto digital, as visões das pessoas começam a mudar (passando a ser uma autoridade).

    Obrigada por trazer grandes lições de marketing como essa!

  14. Fantastico. Esta é a demonbstração pratica da que a filosofia proposta no Livro “Marketing de Guerra” escrito por Al Ries e Jack Trout

  15. Érico……..tudo que eu poderia dizer já foi dito. Como uma velha aluna do próleilões e Insider Digital desejo a vc , Hugo e toda a sua equipe, que Deus abençõe e proteja sempre seus caminhos . Continue ajudando as pessoas da forma que voces ensinam, dando a oportunidade de crescimento e conquistas.

    Bj……Izilda

  16. Excelente, como sempre.
    Vale a pena lembrar que, depois de um tempo de estrada, tudo sempre parece mais simples. Mas pra quem está começando (eu, por ex.) assistir esses relatos e poder sentir a simplicidade que se pode começar tem um valor inestimável.
    Muito bom também o toque de como gravar um vídeo com pouco equipamento.
    Obrigado Erico. Gracias Kim.

  17. Èrico, fico grato á Deus por ele colocar pessoas abençoadas em nossas vidas, vc é uma delas com seu material enriquecedor. sucesso sempre, grande abraço Cris.

  18. Sensacional essa entrevista Erico excelente bom só queria ter como vc ver um de minhas atividades ou empresa que trabalho pra vc me dar uam direção ou surgeri por onde começar
    bom mais sei que uma consultoria com vc não é nada barata srrssrsr

  19. Muito legal esse vídeo ensinando como obter uma lista de e-mails a partir de vídeos no You Tube e como ser reconhecido e ser solicitado pelos clientes em potencial.

  20. é interessante gostei e vi que antes quando começou era pouco devulgado , mas agora esta famoso e concorrente Por isso há diferença quando uma pessoa quer crescer nas suas aventuras futuras ,mas quando fica de braços cruzados esperando tudo naturalmente e nada é conquistado , eu entendi assim.

  21. Érico, Verônica e Hugo. Gosto muito dos seus vídeos e sei que essas estratégias são muito boas e pretendo aprende-las e utiliza-las, porém já várias vezes tenho mandado e-mails e não obtive nenhuma resposta,mesmo na época que consultava o proleilões que acabei encerrando por esse motivo. “Quero ser um bom aluno mas preciso de um professor que esclareça as minhas dúvidas” .

  22. OTMO A ENTREVISTA , GOSTARIA DE SABER SE É POSSIVEL APLICAR

    ESSES METODOS NO MARKETING MULTINIVEL COM E-MAILS ,

    E COMO COMEÇAR UM NEGOCIO DO ZERO COM MARKETING DIGITAL .

    ATT. SILVIO

  23. Érico Rocha, Parabéns pela iniciativa e pelos videos de como usar as ferramentas certas para nosso negócio usando o Marketing Digital e como criar uma lista de emails de potenciais clientes e também como usar os videos com filmagens simples para demonstrar nosso negócio na internet e atrair confiança do cliente para nossos negócios,

    Agradeço mais uma vez e sucesso sempre para você, você merece…!!!

    Atenciosamente,

    Jean Cunha, Brazil…!!!

  24. Que óptimas dicas.
    Se me permite, algum cuidado com quem está a começar. Hoje, ao falr de Internet Marketing para quem está a começar, os assuntos são apresentados, como se a primeira boneca ou o primeiro carrinho, tivesse sido o PC e o “Marketing ” – Expressão inglesa inclusivé . enfim..
    Obrigada

    Margarida

  25. Valeu, Érico! E parabéns ao Kim por arregaçar as mangas e colocar a mão na massa…

    Se você for esperar pelas condições ideais para colocar uma ideia em prática, é bom esperar sentado (enquanto isso, vai admirando o pessoal que decidiu agir passar por você…).

    Abc!

  26. Muito legal! Como foi dito no vídeo, o importante é começar… depois com o tempo, vamos nos aperfeiçoando e melhorando tudo. Grande abraço a todos!

  27. Érico, tenho 61 anos de idade. A pouco mais de 5 anos resolvi que iria ganhar dinheiro trabalhando em casa por meio da internet. Fui empresario em varias areas, desde industria, varejos a restaurante, churrascaria e lanchonete. Sou um empreendedor. Atualmente atuo no mercado FOREX. Administro um capital proprio.

    Tenho acompanhado voce, cheguei a me cadastrar, depois desisti da assinatura, recebi de volta o investimento inicial, de r$ 1,00(Hum real), rsrsrsr e aí você me ganhou. Disse pra mim mesmo: Se ele teve o trabalho de devolver r$ 1,00, o trabalho dele é sério. E passei a ver tudo que você continuou a enviar e promover. Vou novamente fazer a assinatura no Ignição Digital. Vou começar a divulgar meu trabalho e ensinar as pessoas o que faço.

    Você garoto, está de parabéns.

    Um abraço, nos veremos por aí.

  28. Érico obrigado por compartilhar conosco estas dicas maravilhosas. Pessoas como você que o mundo está carente. Compartilhar o seu conhecimento só engrandece a todos.

  29. Erico, a dias procuro a formula p entrar na internet e ter resultados e esse video me ajudou muito a ter uma boa visão de como vou começar….
    Gostei muito do que vi neste video, muito obrigado!!!

  30. Excelente video, muitas dicas de quem também não sabia nada e teve coragem de mostrar seu conhecimento através de um sistema simples.
    Você poderia dar algumas dicas para quem está começando com Multi Nivel?

  31. Érico é interessante a interação entre você e o público.
    Não é apenas uma receita de sucesso ou um manual passo a passo para o sucesso e sim o que é possível fazer a partir de tantas possibilidades disponíveis: meta, criatividade, interação, observação, análise.
    parabéns é um vídeo inspirador.

  32. Língua pra fora pra todo mundo que eu ando conversando e não entende o que eu quero fazer…
    Tinha quase certeza que dava pra fazer meus videos sem nenhum equipamento especial, por pior que fiquem serão melhores que NADA.
    Afinal o maior inimigo do BOM é o ÓTIMO
    BRIGADO pela força

  33. Nossa que interessante! Gostei muito das dicas de produção de um vídeo e da experiência simples, porém poderosa do Kim utilizando a tríade Youtube, Facebook e Blog. Abriu minha cabeça…

  34. Érico, boaaaa!

    Puxa tem um humano aqui do outro lado do computador, sabia?
    que vontade de tomar esse café cara!!!!( risos)
    Muito necessário esta matéria. Será útil para minhas próximas ações.
    O exemplo do Kim e a Graciele Rodrigues me deixou muito empolgada.
    precisamos desses vídeos sempre!
    Obrigada por mais uma viajem e seu tempo em doação profunda ,
    natural e amoroza.
    um ab,
    Lia Drummond.

  35. ÉRICO,

    MARAVILHOSO ESSE VÍDEO.

    É ENCORAJADOR POIS O KIM, INICIOU COM VOCÊ. .

    O EXEMPLO DO VIOLINISTA JOCHUA BELL NA SIMPHONY HALL É IMPACTANTE DO

    PONTO DE VISTA DO RESULTADO SER TÃO DIFERENTE!.

    COMECEI A ACREDITAR QUE EU TAMBÉM POSSO TER UM RESULTADO

    SATISFATÓRIO.

    FOI AGRADÁVEL OUVIR ESPECIALISTAS EMPENHADO EM COMPARTILHAR

    EXPERIÊNCIA COMO ESSE DO KIM. E O VÍDEO SIMPLES NA CASA DA SOGRA.

    MUITO BOM!

    OBRIGADO!

  36. é simplesmente fantástico!
    E o gostoso é ver que quanto mais o mundo cresce, e nos assusta, mais fácil é se posicionar nele, procurando .
    É como quando encontramos um invento e ficamos a perguntar : ” porque não pensei nisso antes”.
    É porque existe talentos pra tudo e algumas coisas só são reveladas aos que os têm.
    Você é um destes Érico, descobriu o seu talento e tem feito brilhar o de muitos outros. Parabéns !! Que eu consiga aproveitar o máximo do que está se dispondo a nos ensinar. Abração Glauco – Brusque – Sc

  37. Nossa! Eu to ficando fascinado pelo assunto Marketing Digital. Quando assisto a um vídeo como este fico extremamente empolgado e louco para implementar isso em meus negócios! Parabéns pelo trabalho!

  38. Érico, o Kim é uma pessoa Simples, especialista em café e apaixonado pelo que fáz, ingredientes especiais para executar uma receita de Sucesso, Gostei do vídeo e a forma como você conduziu a entrevista, sempre buscando o melhor para nos passar, Obrigado! Eu gosto de fazer vídeos sobre meu ofício, e acredite câmera inibe muito principiantes como eu! – A ideía do youtube é muito legal, em seguida um Blog com assuntos relevantes como recompensa, tô achando que Site não é muito importante neste caso…

    Um abraço do Newton Santos
    Consultor Imobiliário/Lançamentos

  39. Parabéns Érico,pelo conteúdo e pela iniciativa desse projeto.São informações que de fato reduz a curva do aprendizado,e me motiva a cada dia a construir meu negócio…

    Abraços e sucesso!!!

  40. Muito obrigado , é um excelente vídeo .
    Todas as dicas foram fundamentais e sem dúvida irá me ajudar muito .
    Um grande abraço e continue assim que a cada dia terá mais fãs como eu.

  41. Me identifiquei muito com este vídeo, pela paixão em marketing digital e café, sou de Curitiba e curto o Lucca e o Insider Digital.

    Mais uma vez obrigado pelas dicas, Érico !

  42. Érico, mais uma vez muito obrigado por este video, e Kim volte qtas vezes quiser para o brasil… Quem sabe um dia tomarmos café juntos. Grato e
    Érico grato por este material valioso que vc nos entregou.

  43. Érico, muito legal… post e entrevista fantásticos…

    Parabéns pela iniciativa de compartilhar suas experiências e também coletar a experiência de outros empreendedores. Assim como você, construí minha carreira trabalhando em banco e no momento estou trabalhando na estruturação de minha empresa para poder me dedicar integralmente ao empreendedorismo… Sua história é motivadora e a oportunidade de ser um insider está sendo enriquecedor…Muito obrigado!

    Grande abraço,
    Fabiano Torres

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *