O Que é Marketing?

o que é marketing

Já falei muito sobre marketing digital aqui no blog e também nos vídeos do canal Ignição Digital no Youtube, falei também sobre o marketing de conteúdo, marketing de vendas, branding e outras correntes do marketing, porém ainda não expliquei diretamente o que é marketing e quais são seus conceitos.

Se você é um empreendedor iniciante, este artigo é para você. Confira as informações que separei abaixo e saiba tudo sobre os principais conceitos do marketing!

Principais definições sobre o que é marketing

O marketing é, em uma primeira visão, um estudo do mercado. Ele engloba uma série de estratégias e ações que têm por objetivo entender as variáveis que envolvem o processo de compra e venda de mercadorias e serviços e influenciá-las diretamente para que os lucros de uma empresa, marca, instituição ou pessoa sejam otimizados.

Um dos principais nomes do marketing, Philip Kotler, define essa área de estudo como “a entrega de satisfação para o cliente em forma de benefício”. O que ele quer dizer com isso é que a função do marketing é encontrar e satisfazer as necessidades de um determinado público de forma que ele perceba o seu benefício, seja ele prático ou intangível.

Os 4 P’s do marketing

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Para entender o que é marketing, você precisa saber que ele entrega a satisfação para o público alvo através de algumas diretrizes próprias do estudo de mercado, a mais importante delas, que é a base de todas as estratégias do marketing, é a teoria dos 4 P’s. 

Produto

O produto é a base de qualquer estratégia de marketing e configura como um dos pilares mais importantes de qualquer empresa. Quando falo, no marketing digital, que é preciso que você tenha uma oferta, é do produto que estou falando. O seu produto deve trazer a solução para um problema do público-alvo. Quando ele satisfaz uma necessidade do seu público, posso dizer que fornece valor.

Preço

Autoexplicativo, o preço diz respeito à quantia de dinheiro que será necessária para que o público possa adquirir o seu produto. Estabelecer o preço corretamente faz parte da estratégia do marketing porque envolve elementos importantes além da administração de custos e lucro. É preciso que o preço esteja alinhado com o valor que o produto entrega, com o público-alvo e o posicionamento que a marca deseja em um determinado mercado.

Praça

A praça é o local onde o seu produto será comercializado. Para as empresas tradicionais, este conceito equivale ao ponto comercial. A escolha de um ponto de venda inadequado faz com que as suas vendas sejam dificultadas. 

Empresas digitais contam com um ponto de venda virtual, que também deve ser pensado com cuidado. Se para as empresas tradicionais a localização geográfica importa, no virtual é preciso ter atenção com a experiência do usuário, design e outros aspectos que falam sobre a acessibilidade e credibilidade do seu site.

Promoção

De que forma o seu produto será divulgado? A promoção fala sobre as inúmeras técnicas de difusão de uma marca ou produto, entre elas a publicidade.

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Os 4 P’s são fundamentais para o marketing. Suas estratégias baseiam todas as outras de modo que, se houver alguma falha em um deles, não haverá campanha de divulgação suficiente para contorná-las. Contudo o marketing não se limita aos 4 P’s. Existem estratégias complementares voltadas para relacionamento, vendas, performance etc.

Agora que você já entende o que é marketing pode saber mais sobre as diferentes estratégias de marketing que existem. Assine a newsletter do Ignição Digital e conheça cada uma delas. Basta cadastrar o seu e-mail gratuitamente e receber as novidades.

 

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