E-mail Para Clientes Inativos: Como Recuperar o Relacionamento

E-mail Para Clientes Inativos: Como Recuperar o Relacionamento

Com o passar do tempo a comunicação da nossa empresa tende a ficar saturada. Ao chegar a esse ponto, você basicamente tem duas saídas: prospectar novos clientes ou recuperar os antigos.

Já é estatisticamente comprovado que recuperar clientes inativos é mais barato do que conquistar novos. Para que você tenha uma ideia, o processo de conquistar novos clientes pode ser 5x mais caro do que reconquistar os que já trabalharam com você.

Por isso, hoje decidi te ensinar como criar e-mail para clientes inativos e assim aumentar sua carteira e ganhar muito dinheiro.

Clientes perdidos x clientes inativos

Antes de implementar qualquer ação você precisa classificar os seus clientes. Os clientes taxados como perdidos são os que foram para a concorrência ou desistiram da sua comunicação, cortando as relações com sua empresa por algum fator interno ou externo.

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A motivação para esse ato pode ser por algum problema com sua empresa ou uma vantagem competitiva muito grande da concorrência.

Já os clientes inativos são os que não compram mais de você, porém ainda abrem os seus e-mails esporadicamente, tendo um interesse frio por sua empresa.

E-mail para clientes inativos: crie gatilhos para recuperar o relacionamento

Ao identificar clientes inativos você precisa mapear o histórico deles com sua empresa. A partir daí, é possível criar soluções personalizadas com gatilhos mentais, recuperando o relacionamento.

Por exemplo, vamos simular que você é dono de uma petshop e um cliente comprou produtos e serviços para um gatinho filhote. Desde sua última aquisição, já se passaram 80 dias e ele nunca mais voltou à sua loja. O que fazer?

Envie conteúdos direcionados a fase de vida do gatinho, em seguida envie produtos e serviços relacionados ao interesse dele, você pode, até mesmo enviar promoções exclusivas. Mas atenção, não tente vender de bate e pronto, estabeleça um diálogo e  reconquiste a confiança do consumidor, fazendo-o avançar pelo funil de vendas novamente.

Não morra na praia

Conhece o ditado “nadou, nadou e morreu na praia”? Ele pode ser muito comum no envio de e-mail para clientes inativos.

O cliente inativo nada mais é do que um lead frio, ou seja, um cliente que perdeu o interesse por sua empresa e pode se descadastrar facilmente. Por isso não seja insistente e procure despertar curiosidade e senso de urgência a cada e-mail. Como?

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Caso você disponha de CRM em seu negócio digital, use e abuse dos dados para maximizar os seus resultados. O segredo para recuperar o relacionamento é usar todas as informações que você tem em mãos para ativar a comunicação e restabelecer confiança em busca da venda final.

Uma dica muito importante é investir em conteúdos campeões, através do inbound marketing no funil de conversão da sua empresa.

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Um comentário sobre “E-mail Para Clientes Inativos: Como Recuperar o Relacionamento”

  1. Gostei muito da ideia de enviar um e-mail personalizado ao cliente, sugerindo um produto específico de acordo com o perfil do cliente. Conhecer bem o cliente e suas necessidades possibilita ações mais efetivas para reativar o cliente ao surpreende-lo positivamente. Valeu muito essa dica!

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