Marketing Sensorial: O Que é e Como Utilizar?

O Que é Marketing Sensorial

O mundo das vendas é como um jogo de sedução: você tem que usar tudo o que tem para conquistar seu cliente. É aí que entra o marketing sensorial, uma técnica sensacional para quem quer alavancar suas vendas!

O marketing sensorial nada mais é do que uma estratégia de estímulo dos 5 sentidos: tato, olfato, visão, paladar e audição. É uma forma de apelar à subjetividade do seu cliente, à emoção, ao desejo e ao impulso.

Como posso aplicar o marketing sensorial no meu negócio?

Essa técnica é muito fácil de aplicar e é possível que você já esteja utilizando sem nem saber! Eu explico: sabe aquele cheiro de pão quentinho que sai da padaria? Aquela loja que tem uma playlist tão boa que dá vontade de ficar mais tempo só para continuar ouvindo as músicas? E quando você passa por um corredor no shopping e sabe que ali tem a loja X porque sentiu uma fragrância específica? Tudo isso é marketing sensorial!

Para aplicar ao seu negócio, você só precisa de duas coisas: conhecer o seu produto e conhecer o seu cliente. O que seu produto representa e como você pode explorar isso para encher os olhos, dar água na boca e despertar desejo no seu cliente?

Marketing sensorial nada mais é do que construção de experiência

Todas essas táticas que eu citei são formas de construir uma experiência no ponto de venda, mostrando de forma prática o lifestyle por trás da marca e criando um vínculo emocional com o cliente. Para construir essa experiência, você precisa ir além da (boa) abordagem feita pelo vendedor, é necessário integrar produto e espaço.

O sentido mais comumente explorado nos pontos de venda é o da visão, através da construção de vitrines bem organizadas ou apelativas, mas o marketing sensorial vai além dessa sedução inicial.

O objetivo final dessa técnica é trazer a pessoa para dentro da loja, fazer com que ela permaneça o maior tempo possível, influenciar na decisão de compra e construir uma relação que a leve a querer retornar. Para alcançar esse objetivo, você vai precisar transformar sua loja física de um espaço meramente voltado para vendas para um espaço de bem-estar para o seu cliente.

Agora é hora de pôr a mão na massa! Explore todo o potencial do seu ponto de venda e impulsione as suas vendas.

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