Uma verdade que ninguém te contou sobre boas ideias (O hotmart surgiu assim)

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Sabe aqueles dias que você está tomando banho e, de repente, tem uma grande ideia? Você sai do banheiro correndo e vai direto anotar a sacada, pois não quer correr o risco de esquecê-la.

Mas depois disso, o que é preciso fazer? É bem simples: basta colocar a ideia em prática e, como num passe de mágica, você se torna um milionário.

Bem, isso é o que muitas pessoas pensam, mas a realidade não funciona desse jeito. Mesmo assim, grandes ideias têm o potencial de fazer um sucesso digno dos seus melhores sonhos, e é sobre isso que vamos conversar hoje.

Veja como foi criado o Hotmart, a maior plataforma para afiliados do Brasil, e saiba como tocar para frente aquela sua ideia de negócio que parece ser muito promissora. E é João Pedro Resende, um dos fundadores do site, que conta como a ideia surgiu e foi realizada.


“Invista bastante na sua educação de Marketing” João Pedro Resende, co-fundador do Hotmart

 

Nesta entrevista

– Aprendendo com o erro do primeiro empreendimento
– As técnicas utilizadas para tirar uma ideia de sucesso do papel
– Como os empreendedores inteligentes usam uma lista de email?

O primeiro empreendimento ensinou uma boa lição

João estudou ciências da computação, curso que foi escolhido por um motivo bem peculiar: ele achava que isso facilitaria a construção de um negócio completamente feito do zero.

Com o tempo, acabou descobrindo que ele poderia ter feito isso mesmo sem o curso, mas resolveu aproveitar o conhecimento adquirido para abrir uma empresa assim que saiu da faculdade.

O ano era 2004, e João e seus dois sócios resolveram abrir uma empresa que criava aplicativos para celular. No entanto, vale ressaltar um ponto muito importante:

Você se lembra dos celulares em 2004? Segundo João, eles não tinham nem tela colorida, o que não fazia com que o mercado de apps fosse lucrativo como hoje…

Eles perceberam que precisavam de alguém que os ajudesse com as vendas, e fizeram uma sociedade, que durou 2 anos e não deu muito certo. Nesse momento, João viu que tinha que precisava fazer algo diferente.

Aprendendo com o erro e dando vida à ideia

Após perceber que precisava estudar marketing digital, João foi atrás de sanar essa necessidade, e acabou publicando um E-Book sobre tráfego na internet.

Como ele queria uma forma de disponibilizar aquele produto facilmente, acabou tendo uma ideia: por que não montar um eCommerce que facilitasse a a vida de várias pessoas que trabalhavam com infoprodutos?

Ele pensou em como isso agilizaria a distribuição, melhoraria a forma de pagamento e até mesmo aumentaria as vendas, mas não tinha como colocar essa ideia em prática.

No entanto, ele não desistiu. João foi tocar outros projetos de vida, mas a ideia ficou guardada, e veio à luz do sol em 2010.

Transformando uma ideia do zero

Em 2010, João resolveu entrar em contato com um de seus primeiros sócios, que topou participar do projeto Hotmart, que foi lançado através de uma lista de email com 2 mil inscritos.

E o que eles fizeram para conseguir uma lista com esse número de inscritos?

João conta que eles usaram uma landing page, branca, apenas com a logo do Hotmart, e três parágrafos dividos para:

1- Produtores de conteúdo
2- Afiliados
3- Explicar a tecnologia que estava sendo desenvolvida

O objetivo era mostrar, brevemente, as vantagens do hotmart para esses dois grupos. Como João tinha um bom conhecimento de tráfego online, sua mensagem se espalhou com facilidade, e foi assim que eles conseguiram os 2 mil inscritos na lista de email.

O primeiro lançamento foi algo exclusivo, e só 100 pessoas tiveram acesso ao Hotmart, que estava em sua versão beta.

Essa ideia de exclusivaidade foi algo muito importante, principalmente porque os empreendedores disseram que havia um tempo limitado para você garantir a sua vaga.

Você pode entender melhor como esses conceitos funcionam se conferir o texto sobre Gatilhos Mentais: uma arma que vai aumentar o seu faturamento

Mas além de ter servido para lançar a plataforma, a lista tinha mais alguma utilidade?

A lista e a técnica de validação

O Hotmart não havia sido produzido antes da criação da landing page, e João fez isso por um bom motivo: ele queria saber se sua ideia seria aceita pelo mercado.

Se um grande número de pessoas se inscrevesse, ok, o Hotmart seria lançado. Caso isso não acontecesse… bem, o projeto não iria para frente.

Isso faz com que você poupe muito dinheiro e tempo, lançando apenas algo que as pessoas querem consumir.

Confira os 5 maiores erros cometidos na criação de uma landing page

Aumentando o interesse do público

Depois de um tempo a versão beta exclusiva abriu as portas, mas ainda continuou exclusiva. Como assim?

Para fazer parte do Hotmart era preciso ser conviado pelo próprio, ou por alguém que tivesse recebido o convite.

Durante a entrevista, Erico fala que entende o fato das pessoas de fora terem vontade de entrar, já que isso é algo natural, mas queria saber qual era a motivação dos que convidavam. Eles ganhavam algo com isso?

João diz que não, eles não tinham motivação alguma por parte do Hotmart, e sim da própria comunidade. Se, por exemplo, um blogueiro ganhasse acesso e fizesse uma análise da plataforma, ele poderia distribuir convites para algumas pessoas, construindo um relacionamento com o público.

Ter acesso ao Hotmart e ser capaz de compartilhá-lo com outras pessoas era um modo de criar autoridade na internet.

Recapitulando

– Uma boa ideia sozinha não é o suficiente para empurrar uma pessoa até o sucesso. Você precisa de técnicas que transformem a ideia em realidade

– Nem sempre será possível executar a ideia logo de cara, mas você pode guardá-la e esperar um momento mais oportuno, mas não confunda momento oportuno com momento perfeito.

– Ter a sua ideia validada pelo mercado é uma ótima maneira de poupar tempo e dinheiro. Todos os empreendedores de sucesso utilizam listas para fazer isso e aumentar o resultado de seus lançamentos. Faça o mesmo.

Veja por que você deve criar uma lista de email

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101 thoughts on “Uma verdade que ninguém te contou sobre boas ideias (O hotmart surgiu assim)”

  1. Conheço muito pouco sobre marketing digital, você recomenda qual curso?
    Estou pensando em comprar o formula negocio online do alex mas achei muito caro
    e tenho medo de iniciar no ramo e não aprender tudo que é preciso, pelo jeito
    que o alex fala no video de vendas parece um curso avançado e eu sou iniciante.

  2. Muito bom a entrevista com o João Pedro Resende e a todas que eu venho assistindo com o Erico Rocha ,precisso de informação de qualidade para começar neste novo empreendimento.

  3. Muito bom saber que existem pessoas que podem nos ajudar em nossos projetos, pois empreendedores como vocês nos motivam a seguir adiante e conquistar objetivos.

  4. Fica bastante claro que não existem mais grandes segredos, talvez um ou outro pequeno detalhe que pode fazer uma enorme diferença, mas segredo mesmo, finish.

    Enfim, Bruno, EMPREENDER É MÃO NA MASSA. No more.

  5. Muito bom sempre e show aprender, mais com quem já começou eu vendo produtos da hotmart.
    No meu blog. Boa entrevista Eurico sendo gostaria de ter 10 mil doláres para eu entrar em algum curso .Estou começando tbm.

  6. Muito interessante. Isto mostra que grandes idéias estão derrubando mitos comerciais antigos e que a internet mudou o jeito de negociar em todos os sentidos. Parabéns ao empreendedor Joao Pedro e também ao nosso professor Érico Rocha.

  7. É verdade eu sou da área do turismo e apenas tive uma cadeira de Marketing na faculdade e aprendi o básico e usei algumas técnicas para começar a minha empresa, mas não foram suficientes para ter um resultado bom, foi um resultado muito ruim, então resolvi buscar mais informação e foi então que eu achei o Érico Rocha, que realmente onde eu consegui entender toda a metodologia do Marketing e a do Marketing Digital o Marketing da Ignição Digital, e agora eu aprendi como realmente se começar do zero. A pessoa que é um empreendedor sempre está continuamente buscando conhecimento, eu desconheço quem seja empreendedor e não esteja constantemente se reciclando, é esta força interior que faz a diferença entre todos.Obrigada Érico Rocha e João Pedro.

  8. Novamente dar um salto… investir em marketing…gerar lista…estudar a lista…lançar o produto que a lista quer

  9. Esse vídeo realmente nos mostra uma enorme sacada, ter um bom conhecimento em Marketing é uma base para praticamente qualquer tipo de negócio!! Muito obrigado, Érico e João Pedro.

  10. Muito legal! Gostei da entrevista e ver como tudo na vida, empreender demanda tempo e muito esforço. Dicas importantes para construir um negócio sustentável na internet ou não.

  11. Parabéns Érico!
    Essa entrevista me dá ainda mais ânimo para aprender sobre o que você vai nos ensinar em breve.
    Nem vou inaugurar minha loja virtual agora, e olha que ela já está pronta para ser lançada na internet, mas vou aguardar o fórmula para ter certeza do meu sucesso.
    Já tenho lojas físicas,mas vou lançar a virtual utilizando o que vou aprender com você.
    Um grande abraço!

  12. É motivador assistir entrevistas deste tipo.
    Parabéns ao Erico Rocha pela idéia da entrevista, e ao João Pedro por nos ter repassado sua experiência.

  13. Bom dia gostaria de dizer que sou apaixonado por marketing digital e que seus vídeos tem me motivado bastante.
    A entrevista com o João Pedro foi simples e ótima.
    começar e começar não tem outro jeito.

    Sucesso.

  14. Adorei as entrevistas, é realmente m estimulo para quem esta pensando em começar do zero. Aproveitando, entrei no seu site do KLICK MAIL e gostaria de fazer um plano, pois tomei uma decisão de trabalhar por conta própria através de uma franquia, Só que estes planos só vendem com cartão de credito que no qual não possuo, gostaria de saber se tem algum plano em debito em conta, Obrigado

  15. São entrevistas como essa que elucidam, esclarecem, estimulam, motivam e ajudam o desenvolvimento próprio que não deixa de ser um investimento em si próprio em dedicação e disciplina de trabalho. Parabéns a ambos, tão jovens e tão amadurecidos que sabem o que falam. Fraterno abraço.

  16. Em primeiro lugar gostaria de agradecer pelo video, pois, sempre acrescenta e muito ao nosso conhecimento.Preciso muito emplementar minha escola, estou tendo algumas dificuldades em matricular novos alunos e penso que hoje aprendi uma nova estrategia. Preciso muito assistir esse sequencia de videos que vc irão enviar.
    No mais muito obrigada pela contribuição!!!

  17. EU TO COMEÇANDO AGORA SO AFILIADO NAO TENHO CONHECIMENTO AVANÇADO,
    NO MARKETING… MAS TO ME ISFORÇANDO MUITO EMBORA EU TENHA POUCO TEMPO PARA ME DEDICAR A ESSE NEGOCIO, E OTIMO ESSE VIDIO PARA QUEM PRECISA APRENDER ASSIM COMO EU.

    UM ABRAÇO

  18. Achei uma maravilha! Eu já uso o Hotmart há algum tempo para adquirir alguns ebooks. Sei que tudo na vida sempre há dificuldades pelo caminho. É pela perseverança que uma pessoa se torna vencedora.

  19. Não consegui entender este vídeo, o que venha ser “HOTMART”??? Não foi dado nenhum explicação sobre isso!!! E assim fica ruim de entender!!!

  20. Fiquei curioso em saber quantos dígitos foram realizados…muito boas suas entrevistas Érico…tenho uma sugestão para fazer a você referente ao Klikcmail do qual sou assinante.

    Como usuário do autoresponder de vocês acho que uso muito pouco todas as funcionalidades do sistema.

    Você poderia enviar por email aos assinantes um passo a passo a cada vez mostrando todas as funcionalidades.

    Sei que existe o tutorial e os videos, mas o todo acaba sendo muito extenso para absorção imediata e na correria do dia a dia acabamos não priorizando destrinchar todas as funcionalidades que acabam caindo para o esquecimento.

    Temos uma tendência natural de, ao atingir o que achamos funcional, parar de investigar todas as possibilidades do mecanismo.

    Esses dias, eu estava com mais tempo e fui dar uma fuçada, descobri funcionalidades que ainda não conhecia.

    Não adianta possuirmos o melhor software se não soubermos utilizá-lo de maneira completa.

    Como não adianta vocês oferecerem um instrumento altamente eficiente se os clientes não souberem usar e explorar toda sua potencialidade.

    Sou fã do trabalho de todos vocês, sigo a cada dia aprendendo mais…grande abraço.

    Sucesso

  21. Show de bola essa entrevista, mostra claramente o quanto o conhecimento e a orientação correta pode nos fazer ganhar tempo e mais dinheiro.
    Parabéns Érico, por essa entrevista muito legal e proveitosa.

  22. Boa noite!
    Tenho acompanhado gratificantemente toda informação que tenho recebido desde o início em tomei conhecimento do marketing digital através de tua informação. Gosto de marketing de forma intuitiva e passei a notar mais as coisas do gênero quando li Philip Kotler. Sou profissional liberal, já fiz gerência comercial e hoje tento criar meu próprio espaço. Como disse, de forma intuitiva tenho acompanhado tudo isso, e tenho descoberto coisas novas a cada instante, me indicando o caminho que me satisfaz. Infelizmente não pude participar empreendendo ainda por questões que não vem ao caso, mas que irei fazê-lo. Esse vídeo em particular tem um pouco a ver comigo com relação a um projeto antigo que não teve como ser implantado no passado, mas que se aproxima a cada dia através de mais informações vinda desse trabalho.
    Muito obrigado pela oportunidade.
    Ronaldo Lima

  23. Show de bola!
    Esse retorno na linha de tempo e buscar como poderia ter mudado a história com conhecimento novo, matou a pau!!!!
    Me parece que tudo que estamos esperando é exatamente esse “toque”… ou uma porção deles.

  24. Excelente entrevista!

    Legal é ver o que o Érico já fala algum tempo, aplicado por uma outra pessoa que nem mesmo se conheciam mas que obteve o mesmo sucesso. Muito legal. Parabéns aos dois.

  25. Excelente entrevista!
    Eu estava me questionando AINDA sobre lançar a fanpage sem uma estrutura “bonitinha”, pois a minha Empresa está pelada ainda.
    Veio a calhar esse vídeo!

  26. Muito boa a entrevista! Realmente a dica em relação ao investimento em marketing é bastante válida, principalmente nos dias de hoje em que a competitividade é predatória e um diferencial que você tenha em relação ao seu concorrente pode definir o futuro do seu negócio, além de possibilidar você a enchergar oportunidades que antes não se passavam pela cabeça.

    Parabéns Érico, agora deixe-me te perguntar: você conhece o curso de Gestão e Empreendedorismo da UFPR Litoral aqui no litoral do Paraná? A universidade forma aqui agentes de desenvolvimento capazes de compreender o mercado de trabalho através de uma visão que não deixa de lado a questão social e ambiental do território onde atua. É uma ótima organização para você conhecer, nós acadêmicos desse curso buscamos conteúdos que nos auxiliem no aprendizado e o trabalho que você tem produzido é sempre de grande valia. Venha nos visitar qualquer hora dessas, aproveite que fica bem pertinho de Camboriú.

    Um abraço!

  27. Muito bom, acaba desmitificando o tipo de marketing em que estamos acostumados, associado ao medo em que fomos educados para o mercado.

  28. Vídeo bastante interessante. E pude observar que até você ficou impressionado com a formula que o João Pedro utilizou.
    Que foi primeiro ter o cliente para após criar um produto, o qual teve certeza de sucesso. Isto é um conteúdo de altíssima qualidade que você disponibiliza para quem tem curiosidade e busca meios alternativos para obter conhecimento e sucesso. Obrigado pela oportunidade.
    Atenciosamente,
    Andre Araujo.

  29. O Hotmart é muito bom, sou usuário recente e me pergunto o por quê de não ter descoberto isso antes.

    Vejo o Hotmart melhor até a ferramenta que o inspirou, o Click Bank.

    Estou correto?

    Abraços!

  30. Como sempre, todo empreendedor de resultados, seja no ramo de produtos digitais, seja no ramo de produtos físicos, a lista de e-mails é apontada como um dos maiores trunfos para alavancar as vendas!

    Parabéns pelo sucesso do João Pedro e do Erico Rocha!!!
    Abraços e obrigado pelo conteúdo.

  31. Sempre que vemos uma história de sucesso, temos a impressão que foi fácil chegar lá. Mas a realidade é outra, não basta ter uma boa idéia, muito mais coisas são necessárias.
    Primeiro passo é ter confiança, é até mais importante que dinheiro. A confiança e persistência nunca acabam, por que dependem do nosso pensamento, já o dinheiro…
    O segundo passo é o marketing, é saber vender.
    Sem vendas, sem negócio.
    Só que vender é uma arte que poucos dominam, e para dar certo para você tem que aprender com quem sabe.

  32. Se esforçar para estar na presença da Luz….
    é realmente a grande sacada pra viver de
    verdade alegria e gratidão.
    Érico o modo envolvente e digno que você possue
    nos leva a autovalidação nos momentos
    mais críticos de nossas vidas
    Isso é peculiar…
    Continue assim …
    Mais uma entrevista caveira! ( risos….)
    mais uma vez,
    Obrigada.

  33. Como sempre Erico você sempre nos tras novidades e também emprendedores que estão realmente fazendo a diferença no Brasil.

    Erico,

    Eu estou me formando em tecnologo em logistica agora no mês de maio 2013.

    ´Que dica você me daria para empreender algo, levando em conta que eu gosto desse lado de fazer algo em markting lidar com vendas mesmo sem experiêcia no ramo.

    E também, a respeito de treinamentos, Você tem algum agendado tipo como aquele que você fez num hotel em SP.

    Agradeço desde já.

    Um abraço.

  34. Gostei da entrevista!
    Tenho uma idéia para uma rede de relacionamento profissional. Gostaria de encontrar desenvolvedores para expor minha idéia e fazermos um esboço.

  35. Legal o depoimento ,muito construtivo para quem está começando e ainda não tem um caminho a seguir.
    Hugo eu preciso saber como faço para comprar imóveis em leilão,me parece que vocês não estão mais fornecendo informações sobre leilões de imóveis.

    Att:
    Jessé

  36. Legal a entrevista!

    Eu fui um dos 100 primeiros a acessar o hotmart!

    Eu me lembro da “landing page” com e pesquisa que o JP fez!

    Fiquei muito animado com a plataforma e lembro-me que convidei muita gente para acessar em um artigo que eu escrevi no meu blog (inativo atualmente) no dia 15 de novembro de 2010!

    Parabéns JP pelo sucesso com a plataforma e ao Érico pelo trabalho que tem feito no internet marketing brasileiro!

  37. gostei muito dessa entrevista , porque fala de empreendedorismo e tambem fala de trazer uma lista grande de pessoas que vão ser seus futuros cliente . bom muito bom .

  38. Excelente observação do João Pedro quanto a educação de marketing. Realmente quanto mais investimento em conhecimento, melhores serão os resultados. E parabéns pela sua perseverança. Sucesso!

  39. Realmente a lista é muito importante. Nosso negócio nunca seria viável se desde o início em 2006 não tivéssemos dado grande destaque para coleta de emails, aliando ao marketing de conteúdo.
    Abraço.

  40. Muito bom!
    A energia é muito possitiva quando se houve de alguem que colocou suas ideias na prática,pricipalmente pelo êxito ,e pela dignidade de reconhecer e superar seus erros

  41. A entrevista me deixou muito aliviada, pois meu produto não está pronto e havia pensado em validar a ideia primeiro. Agora vou em frente com passos ainda mais seguros…
    Muito Obrigada João Pedro e Érico….No evento FL tomei um café da manhã com o João Pedro e foi muito legal..um menino simples… e que já chegou tão longe…Abraços afetuosos…

  42. Muito bom, as entrevistas com cases de sucesso nos impulsionam e nos trazem novas ideias, novidades que nos despertam a novas práticas nos negócio na internet.
    Obrigado.
    Abs.

  43. Muito bacana a entrevista, eu estou começando a minha empresa, uma agência digital também e exemplos como esse são extremamente inspiradores.

  44. Muito boa essa entrevista, o iteressante é que não basta fazer, tem que saber negociar…
    sou varejista do seguemento de farmácia à vinte e cinco anos, comecei estudando farmácia parei o curso, porque vir que não basta saber, hoje estudo logística porque a empresa sobrevive do lucro e para ter lucro tem que saber com fazer inovações nas negociações.

  45. Conheci o Hotmart em 2010, assim que eles estavam lançando sua plataforma. Naquele momento estava envolvido em outros programas de trabalho e não sabia exatamente o que fazer. É exatamente a falta da “Máquina do Tempo” que nos deixa inseguros e geralmente vamos por atalhos que nos deixam rodar em círculos por algum tempo até acharmos nosso caminho. Parabéns ao João Pedro por todo o seu sucesso e ele sabe que está apenas começando. Érico à você muito obrigado por mais um grande exemplo de sucesso. Por favor, agora responda ao meu e-mail. Obrigado,
    Sergio de Camargo

  46. Puxa! Ver que tem gente no Brasil que busca inovar sempre e que busca alternativas para fazer o mundo evoluir, é muito bom. Tenho muito a agradecer aos dois do video. Estou há semanas acompanhando vcs. Também estou inovando quanto à LINGUA Portuguesa

  47. Showw de Bola a entrevista do João! Aspectos fundamentais que acredito que todos do último evento tenham aprendido. Investimento em lista e investimento em conhecimento, investimento em marketing. E nada nem ninguém melhor para nos ensinar do que o IGD e o Erico e Hugo !

    Avante!!

  48. Interessantíssimo. acho que o grande aprendizado é a persistência naquilo que se acredita. Marketing é tudo numa empresa, já vi gente vender produto que nem se quer existia, mas a propaganda e a confiança passadas eram muito boas..
    abraço

  49. Olá!
    Parabéns pela entrevista. É sempre interessante, conhecer os fatos do circula na internet e obrigado por ter me dado a oportunidade de participar disso.
    Abraço

  50. Excelente entrevista, perguntas pontuais as quais ofereceram condições de entender a dinamina do processo. Qualquer leigo entente! Obrigada!

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