Entenda Tudo Sobre Curva ABC e Gestão de Estoque

Entenda Tudo Sobre Curva ABC e Gestão de Estoque

Que tipo de empreendedor é você? O organizado e planejado ou o que precisa contar com a sorte para resolver as questões do dia a dia? Hoje vou falar sobre a curva ABC e como ela pode ajudar no seu cotidiano e na gestão de estoque.

Foi-se o tempo em que os materiais estocados eram considerados apenas como produtos de reserva e como capital “congelado”. Cada vez mais o estoque é valorizado, pois guarda itens que representam investimento e tem potencial para gerar lucro.

O que é curva ABC e como aplicá-la?

Levando em consideração que fazer uma gestão de estoque é um grande desafio — já que colabora diretamente com os resultados da empresa — preciso explicar uma boa forma de ajudar você a organizar sua empresa.

Vou clarear suas ideias, certo?

CLIQUE e baixe o ebook!

A curva ABC nada mais é do que uma forma de assegurar a utilidade e qualidade das suas mercadorias. É uma ferramenta para organizar por categorias os itens de acordo com o grau de importância deles. Como o custo, valor e impacto são determinantes para esse método, o controle é feito de uma maneira bastante rigorosa, resultando em uma garantia de qualidade.

A categorização funciona da seguinte forma:

  • • classe A — produtos mais importantes;
  • • classe B — produtos de relevância média;
  • • classe C — produtos de menor impacto.

Para decidir qual é a categoria de cada item é necessário que você avalie o valor dele, o ticket médio e como ele impacta diretamente no faturamento da empresa. Assim fica mais fácil entender o que é mais relevante e decidir como organizar da melhor forma.

Uma boa dica é que os produtos classe A correspondem, em média, a 80% do estoque. Já os classe B, representam 15% e os classe C, 5%. Claro que esses números podem variar de acordo com cada segmento de atuação. No entanto, fica muito mais fácil criar um esquema de categorias com a ajuda dessa estimativa.

Existe uma forma simples para colocá-la em prática?

Algo que pode ajudar você a fazer uma boa gestão de estoque é adicionar a categoria no cadastro de cada produto. Faça isso no sistema que você utiliza, se for mais fácil. Mas o que realmente indico fazer é adicionar essa informação em uma planilha do Excel e criar tabelas que te ajudem a visualizar melhor como está o seu estoque atualmente. O que acha de começar agora mesmo a aplicar a curva ABC na sua empresa?

Dica extra

Tenho um bônus para você que leu até o final! Você sabia que a curva ABC também pode ser utilizada para fazer uma melhor organização da sua carteira de clientes?

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Já imaginou categorizá-los de A a C para compreender quais tomam mais seu tempo e recursos e quais fazem mais impacto no faturamento? Assim você terá um melhor controle e saberá quais tipos de cliente precisa alcançar nas suas próximas estratégias!

Pronto para ser um empreendedor planejado e organizado? Comenta o que achou!

 

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *