Desafios Ao Aprender Como Gerenciar Uma Empresa

Quem está aprendendo como gerenciar uma empresa se depara com diversos desafios que devem ser conhecidos a fim de serem superados. A vida de empreendedor é sempre a mesma: além de decorar conceitos de várias áreas, também é necessário saber lidar com aquilo que aparece durante o dia a dia e ficar antenado ao que acontece no mercado em geral e pode impactar os negócios.

Como gerenciar uma empresa

Posso dizer com propriedade que administrar um negócio não é tarefa das mais fáceis. Tudo são flores quando elaboramos uma ideia na área que dominamos. Mas colocá-la em prática (e mantê-la funcionando) requer muito mais do que esse conhecimento e paixão.

Por exemplo, nem todo bom cozinheiro conseguirá tocar um restaurante, porque muito mais do que entender do negócio em específico, é preciso entender DE negócio. Em outras palavras, deve saber como elaborar estratégias de marketing, interpretar finanças, liderar pessoas, entre outros.

Saiba mais: Conheça o Livro “O Mito do Empreendedor”

Aprender como gerenciar uma empresa requer, portanto:

Manter-se atualizado sobre as tendências do mercado

O mercado muda constantemente e as empresas precisam acompanhar esse movimento se quiserem continuar funcionando. Como empreendedor, você deve acompanhar a situação global e também ficar de olha nas novidades do seu setor de atuação para oferecer aos seus clientes inovações. Também é importante acompanhar todos os passos da sua concorrência.

Planejar

Planejamento deve ser palavra de ordem na sua vida enquanto empreendedor. Já vi muitos empresários quebrarem simplesmente porque tentaram tocar seus negócios com a experiência de mercado que pensavam ter. Mas num ambiente dinâmico com o atual, acho no mínimo arriscado atuar sem um norte, concorda? É necessário planejar em cada decisão a ser tomada, principalmente com relação às despesas e receitas. Dessa forma, você evita entrar no vermelho e ainda contorna eventuais obstáculos, antes que eles se tornem problemas.

Contar com um contador (com perdão do trocadilho)

Todo empreendedor deveria contratar o serviço de contabilidade. Especialistas podem fazer os controles adequados e prestar assessoria necessária para manter a saúde financeira da empresa. Isso sem contar que eles dão uma força com os tributos – que costumam pesar no orçamento -, porque conhecem melhor sobre legislação.

Desenvolver a liderança

O empreendedor precisa desenvolver espírito de liderança para administrar o negócio. Afinal, quem fará sua empresa funcionar serão as pessoas e você precisa saber lidar bem com eles. Casos críticos de rotatividade causados por problemas de relacionamento entre líder e liderado são muito comuns.

Para evitar que isso aconteça na sua empresa, é importante primeiramente saber diferenciar chefe de líder. Enquanto o primeiro apenas manda e espera seu subordinado obedecer, o segundo desenvolve potenciais e estimula a participação de todos os seus subordinados.

Espero que esta sacada tenha o ajudado a montar um negócio de sucesso. Assine a nossa newsletter e receba outras dicas valiosas!

Fórmula de Lançamento - Ebook

CURSO DE EMPREENDEDORISMO DIGITAL

Descubra como sair do absoluto zero e fazer 100 mil em 7 dias

Mais Informações

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo Erico Rocha a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *