Como Evitar o Turnover Em Sua Empresa

Como evitar o turnover em sua empresa

Uma das maiores preocupações dos gestores e profissionais de RH é com o turnover da empresa. Também chamado de índice de rotatividade, ele mede as entradas e saídas do índice de pessoal. Impacta não somente a produtividade geral, como também a satisfação e desempenho dos colaboradores — além de gerar mais custos para a empresa com demissões e novas contratações.

Claro que você vai querer evitar o aumento desse índice. Por isso, a grande sacada é saber como controlar desde já. No post de hoje, vou passar algumas dicas para evitar o turnover em sua empresa. Veja!

O que causa o aumento do turnover

O primeiro passo para evitar o turnover em sua empresa é saber os motivos do alto índice de rotatividade. Para isso, esqueça o questionário formal e parta para a entrevista pessoal de desligamento. Você pode optar por contratar um profissional de fora para conduzir a entrevista, desse modo, o funcionário se sentirá mais à vontade. Mas, nada impede que a própria pessoa responsável pelo RH converse e entenda as razões do desligamento.

Você também pode avaliar a satisfação dos colaboradores que não estão saindo da empresa para identificar possíveis pontos a desenvolver. Algumas queixas comuns devem ser levadas em consideração para uma melhoria do ambiente de trabalho. Lembre-se de que essa pesquisa pode ser feita informalmente por meio da observação e de conversas leves.

Converse e oriente os gestores periodicamente

CLIQUE e baixe o ebook!

Não é apenas o funcionário de RH que tem a função de compreender e entender a satisfação e motivação dos colaboradores. Os gestores, como estão mais próximos da equipe, também podem participar desse processo. Afinal, com um acompanhamento feito de perto, os gerentes podem proporcionar um ambiente agradável em que os funcionários enxerguem a possibilidade de crescer e expressar opiniões. É  essencial chamá-los para conversar e passar a visão da empresa. Tudo a fim de que tenham ciência das informações e oportunidades de seguir carreira para transmitir aos demais.

Invista em planos de carreira

Por falar em possibilidade de crescimento dentro da empresa, os planos de carreira são fundamentais e estão em um dos dez fatores avaliados quando alguém recebe uma proposta de emprego.

Segundo uma pesquisa realizada por uma importante agência de emprego on-line, 66,8% dos profissionais valorizam os planos de carreira.

Ou seja, não investir é assistir ao alto índice de turnover de braços cruzados. Você não vai querer isso, não é mesmo?

Capacite e valorize seus colaboradores

Quando o assunto é turnover, é impossível não falar sobre a capacitação dos funcionários. Primeiro porque oferecer oportunidades de aprendizado e crescimento é fundamental para o engajamento da equipe. Segundo porque faz com ele se sinta acolhido, impactando diretamente em seu desempenho e força de vontade para aprender.

Uma empresa em constante aprendizado também vai continuar crescendo — não só em números, mas em qualidade. Afinal, com colaboradores atualizados, as inovações e melhorias são implantadas de forma mais natural no dia a dia da equipe.

Ajuste valores de salário sempre que necessário

Nem sempre a causa da alta rotatividade é por causa de remuneração. Fatores como: ambiente de trabalho desorganizado, líderes desmotivadores e pouco engajamento também costumam influenciar nessa decisão. Porém, a remuneração deve estar sempre de acordo com o praticado no mercado. Faça pesquisas para comparar os salários e evite gerar mão de obra para a concorrência!

Além analisar a remuneração de outras empresas, você também deve avaliar a atuação e histórico de cada profissional. Aqueles que estão sempre em busca de desenvolvimento para si, acabam influenciando no desenvolvimento da empresa e merecem reconhecimento.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Faça a experiência de colocar em prática as dicas que estou passando e depois conta nos comentários como foram os resultados a médio e longo prazo. Quero saber se o grupo de colaboradores está se tornando uma equipe de alta performance.

Gostou do nosso artigo? Continue acompanhando o blog para mais sacadas incríveis!

 

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *