Como Usar as Redes Sociais Para Fazer Marketing B2C

Antes de mais nada, acredito que seja importante relembrarmos a diferença entre os conceitos de marketing B2C e marketing B2B. Dominar esses e outros termos do mundo dos negócios é tarefa básica para quem deseja ser um empreendedor de sucesso. Isso porque eles trazem desafios diferentes, para os quais são necessárias estratégias específicas.

O B2B, sigla em inglês para Business to Business ou Empresa para Empresa, refere-se, ao marketing direcionado para executivos e influenciadores de outras empresas. Já B2C – Business to Consumer ou Empresa para Consumidor, engloba estratégias que visam alcançar o público/cliente final em busca de determinado serviço ou produto.

Hoje, vou me ater a empresas que praticam o marketing B2C. Um dos grandes desafios desses empreendedores é conquistar verdadeiramente o seu cliente quando é impossível ficar frente a frente com ele. Mesmo assim, devem agregar valor a esse público-alvo, para tornar seus produtos e serviços algo relevante na vida dessas pessoas. Para isso, não tem jeito: é necessário personalizar o relacionamento com seu cliente. As empresas que conseguem isso usufruem de grande diferencial com relação aos seus concorrentes. Mas como identificar os gostos deles para conseguir oferecer o que desejam?

Aqui, entra em ação o marketing B2C. Você deve construir estratégias assertivas que ajudem a alcançar o seu consumidor, convencê-lo a comprar seu produto/serviço e garantir uma boa experiência de compra. Hoje, mais do que nunca, os empreendedores devem ter consciência de que é o cliente quem manda, simplesmente porque ele tem acesso à informação.

A internet mudou de fato a prática do marketing B2C. Se antes, as empresas podiam se valer de estratégias tradicionais de vendas, agora devem saber lidar com clientes conectados, que podem comparar preços e pesquisar outras informações sobre produtos e serviços. E como se não bastasse tudo isso, ainda são bombardeados de anúncios e propagandas de outras empresas. A saída, como disse no início deste artigo, é ser relevante na vida do seu consumidor, oferecer soluções efetivas para seus problemas, despertar a atenção e carinho dele pela sua empresa. Ufa, um desafio em tanto!

Use as redes sociais para otimizar seu marketing B2C

Você já sabe quais são os principais desafios do marketing B2C. Diante disso, como colocá-lo em prática? Por meio do marketing de relacionamento em canais de comunicação! Considero as redes sociais um dos mais importantes entre eles. Se o seu negócio é voltado para o cliente final, deve estar presente nas plataformas em que o seu público está.

Basicamente, ter um bom posicionamento nas redes sociais ajuda os empreendedores B2C de duas maneiras: 1ª) quanto mais seguidores seu perfil tem, mais credibilidade demonstra ao mercado. E isso atrai mais clientes! 2ª) aproxima a empresa do seu consumidor, o que desperta admiração e aumenta a influência sobre eles.

Para suas estratégias serem bem-sucedidas nessas plataformas algumas medidas são necessárias.

Defina sua persona

Não adianta marcar presença nas redes sociais se você não investe em conteúdos relevantes para manter e atrair seguidores. Isso somente será possível se você conhecer seu público-alvo, identificar seus interesses, comportamentos, entre outras características. Uma ferramenta eficaz para levantar essas informações é a criação de personas, personagens fictícios que representam seus potenciais clientes.

Eu já expliquei melhor o conceito de persona e os passos para criar a sua. Leia aqui.

Ao definir a persona (ou as personas) de seu negócio, você poderá se colocar no lugar do seu cliente, entender como ele pensa, se comporta e identificar suas motivações. Com isso, nutrirá suas redes sociais com conteúdos mais atraentes a esse público.

Identifique em que redes sociais está a sua persona

A partir da definição de sua persona, você deve identificar em qual rede social ela está. Cada uma dessas plataformas demanda linguagem e conteúdos diversificados, e você poderá adaptar suas postagens ao meio para aumentar o seu alcance. Exemplos disso são os memes e banners com frase de efeito, que costumam ter boa aceitação pelos usuários do Facebook e Twitter. Mas, obviamente, essas informações deverão ser elaboradas de acordo com os interesses dos seus clientes.

Emocione seus seguidores

A estratégia de conteúdo no marketing B2C deve ser, basicamente, mais voltada a despertar emoções no consumidor. Isso porque entende-se que já existe uma demanda/necessidade por parte dos clientes e eles somente precisam de estímulos para comprar determinado produto ou serviço. E uma das formas mais eficazes no processo de decisão de compra é oferecer conteúdos relevantes e de alto valor informativo.

As redes sociais oferecem ainda uma grande vantagem para otimizar o seu marketing B2C: possibilidade de engajamento com os seus clientes. Isso permite personalizar mais o relacionamento. Utilize-as para criar espaços de diálogo efetivos, de modo que seus seguidores se sintam especiais e valorizados. Apostar nessa estratégia é um grande diferencial para sua empresa, que poderá fidelizar e atrair consumidores!

Espero que esta sacada tenha ajudado você! Fique comigo e assine a newsletter para receber mais conteúdos gratuitos e relevantes para seu negócio.

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