Aprenda o que é e-commerce?

aprenda o que é e-commerce

Devido às grandes barreiras impostas pela falta de tempo, mobilidade urbana e busca constante pela praticidade, o ser humano criou alternativas para suprir suas necessidades sem sair de casa, como o correio, delivery, fast food e também o comércio eletrônico. Portanto, aprenda de forma definitiva o que é e-commerce!

De fato, o que é e-commerce?

A palavra e-commerce é a abreviação do termo inglês eletronic commerce, que nada mais é do que o comércio eletrônico, ou seja, as famosas lojas virtuais.

De forma objetiva, trata-se de um segmento de comércio que consiste na disponibilização de produtos e serviços através da internet, para que o cliente, companhia ou até mesmo órgão público possa adquirir bens de forma remota, seja em outra cidade, país ou estado, sem precisar se locomover até lá.

CLIQUE e baixe o ebook!

Aliás, essa mobilidade é o que agrada e atrai cada vez mais consumidores, pois, através de meios eletrônicos como computadores, notebooks, tablets e smartphones, você consegue adquirir e pesquisar nas lojas que quiser, de onde estiver, seja no trabalho, lar, durante uma viagem, almoço, etc.

Por exemplo, vamos supor que você faça uma viagem para outro país e fique dois meses fora de casa. Durante a viagem você pode acessar o site de algum supermercado e realizar as compras do mês, agendando a entrega para o seu retorno. Além de poder encomendar o jantar via um aplicativo ou site, de dentro do táxi no caminho do aeroporto para casa. Bem cômodo, não é?

Origem do e-commerce no Brasil

Agora que você aprendeu o que é e-commerce, descubra como foi a origem deles em solo nacional.

Com a popularização da internet, muitos empreendedores viram um campo totalmente novo e inexplorado para ganhar dinheiro, por isso começaram a criar sites para vender produtos de fácil distribuição.

Na época, nos anos 90, os sites começaram a vender livros, CDs, brinquedos, entre outras coisas, destacando-se empresas como Livraria Cultura, Magazine Luiza e Booknet (atual Submarino).

Hoje em dia a história é totalmente outra, com a evolução das ferramentas, recursos e segurança da internet, existem comércios eletrônicos de praticamente tudo, desde carros, casas, aviões, barcos, roupas, acessórios, ferramentas, materiais escolares, equipamentos eletrônicos, até alimentos, serviços para casa, reparos, seguros, investimentos bancários, entre milhares de outras coisas.

Tipos de e-commerces

Entenda que, existem vários tipos de comércios no mundo real, sendo assim, não seria diferente no mundo virtual. O principal tipo é o B2C, em que empresa disponibilizam produtos e serviços para o público final.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Contudo podemos destacar o B2B, em que empresas vendem para empresas, como insumos para indústrias, serviços específicos, maquinários, entre outras coisas. Outro segmento que podemos destacar são as transações entre governos, empresas e pessoas, que vem crescendo a cada ano.

Gostou do artigo? Aprendeu o que é e-commerce? Assine minha newsletter e receba sacadas e aprendizados como esse em primeira mão!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *