Adeus Procrastinação: Como Manter o Foco Nas Metas

Adeus Procrastinação: Como Manter o Foco Nas Metas

Muitas vezes é difícil saber como manter o foco nas metas, não é mesmo? Com a correria do dia a dia é possível que você se esqueça das prioridades e acabe perdendo tempo em tarefas menos importantes ou sinta que passou os dias “apagando incêndios” e não conseguiu realizar aquilo que realmente precisava.

Este é o problema de muitos empreendedores, pois faz parte da rotina de quem tem um negócio ter que lidar com as imprevisibilidades e demandas urgentes que aparecem. Por isso eu desenvolvi um método altamente eficaz para conseguir priorizar as tarefas e manter o foco nas metas sem ter prejuízo na hora de definir o que é importante.

Como manter o foco nas metas? Preencha seu tempo de forma inteligente

Como manter o foco nas metas: Preencha seu tempo de forma inteligente

O método que desenvolvi para preencher meu tempo de forma inteligente é o que eu costumo chamar de “Rochas de Tempo Não Negociável”. Este método parte da seguinte analogia: vamos supor que o tempo, por ser um recurso limitado, é como uma jarra. As atividades que você precisa desenvolver são pedras e rochas. Elas precisam ocupar o espaço da jarra totalmente.

CLIQUE e baixe o ebook!

As rochas, que são maiores, representam as suas prioridades, ou seja, aquelas tarefas ligadas às suas metas e que só podem ser desenvolvidas por você mesmo. As pedrinhas menores são todas aquelas pequenas atividades que acabam ocupando grande parte do nosso dia, mas que não necessariamente irão contribuir para o resultado que você precisa entregar. São as tarefas burocráticas, e-mails que precisam ser respondidos, reuniões e assim por diante.

Se você ocupa o seu jarro primeiro com as pedras menores, fica mais difícil fazer as rochas de tempo não negociável se encaixarem, não é mesmo? Agora se você fizer o contrário, preenchendo o seu tempo primeiramente com as rochas, é mais fácil encaixar as pequenas pedras no espaço que sobra e, mesmo que elas não caibam totalmente, passá-las para outras pessoas ou deixá-las para outro dia.

A gestão do seu tempo deve acontecer dessa maneira: você deve se ocupar primeiro com as tarefas importantes, com tudo aquilo que você não pode passar para ninguém. Só depois deve se preocupar com as tarefas menores e mais burocráticas. Para deixar ainda mais palpável, vou listar algumas estratégias práticas para você por em prática no dia a dia – assim, no final das contas, você vai estar usando também as “Rochas de Tempo Não Negociável”:

Defina as suas prioridades

Como Manter o Foco nas Metas: Defina as Suas Prioridades

Muitas vezes a primeira barreira que encontramos é essa, pois pode ser bem complicado pesar o que é mais importante vivendo um dia a dia tão cheio de afazeres que vivemos. A minha primeira dica é: faça uma lista com tudo aquilo que você considera importante juntamente com as ações necessárias para realizar cada item.

A partir daí comece a dar peso para cada tarefa e, quando já tiver definido o que vem primeiro e o que pode ficar para depois, reveja a lista pensando se é realmente possível completar aquela quantidade de coisas no período que você estabeleceu. Não vai adiantar nada se você acabar se sobrecarregando, não é mesmo?

Crie um ambiente favorável

Com as suas prioridades definidas, é hora de se concentrar em criar um ambiente favorável para que você consiga se manter focado. Procure combater as distrações, mantendo um ambiente de trabalho limpo, saindo das redes sociais e mantendo o celular desligado. A disciplina, o foco e a concentração andam juntos, de mãos dadas.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Se mantenha motivado

A motivação é imprescindível para se manter comprometido, por isso é sempre necessário procurar formas de se manter motivado. Uma forma bem simples é manter as suas prioridades visíveis durante o dia a dia, seja usando um calendário ou uma agenda ou mesmo deixando como fundo de tela do computador ou do celular.

Muitas pessoas se sentem motivadas quando cortam as tarefas que completaram das listas de coisas a fazer, outras tantas se recompensam – seja com um tempo livre a mais, com um doce, com um presente – quando completam tarefas. O importante é procurar se divertir enquanto faz o que é necessário, assim o estresse passa longe e você não fica se sentindo esgotado.

Lembre-se de não ficar parado! Se movimente, nem que seja para dar um passo para trás para reavaliar as prioridades e começar todo o processo de novo. Gostou dessas dicas? Fique por dentro de novas sacadas sobre empreendedorismo digital, estratégias de marketing e conteúdos exclusivos assinando a nossa newsletter gratuitamente.

E-Book - 28 Técnicas de Persuasão que Podem Aumentar Significativamente As Chances de Você Receber um Sim

Baixe gratuitamente o livro com 28 técnicas de persuasão que podem aumentar significativamente as chances de você receber um Sim.

100% Gratuito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *