Manter o Foco – Uma Simples Maneira que Funciona para Empreendedores

Manter foco empreendedor marketing digital

Você quer ser mais produtivo e conseguir dar vida aos seus projetos mais importantes? Devo lhe dizer que existe um segredo – que não é nem um pouco secreto – capaz de ajudá-lo a alcançar esse objetivo: manter o foco.

É de conhecimento geral que “foco” faz parte do sucesso de qualquer pessoa, seja um empreendedor ou um atleta. O problema é que uma das coisas que o ser humano mais sente dificuldade para fazer é manter o foco.

Que tal fazer um teste? Quero que, agora, você mentalize que nos próximos 60 segundos, enquanto estiver de olhos fechados, irá pensar somente em sua boca. 1, 2, 3… JÁ!

Se você fez o exercício, tenho certeza que, em algum momento desses 60 segundos, você parou de pensar na sua boca para pensar em qualquer outra coisa.

Talvez tenha sido algo que aconteceu hoje, ou simplesmente você tenha pensado em alguma obrigação da semana. Não importa. O ponto é: você perdeu o foco.

Mas eu posso dizer para você uma coisa: a culpa não é sua.

Quer saber como melhorar a sua concentração e conseguir manter o foco com maior facilidade? Continue lendo este texto, pois eu vou contar para você o que eu faço para combater a falta de foco, que é um dos maiores inimigos de um empreendedor.

 

Neste texto – O que você vai aprender sobre manter o foco:

Por que temos dificuldade em manter o foco?

Qual é a principal armadilha da falta de foco?

O que posso fazer para conseguir manter o foco?

Como aplicar o foco nos negócios?

Por que temos dificuldade em manter o foco?

Talvez você não saiba, mas nós ainda possuímos muitas características de nossos ancestrais, que viviam em grupos bem menores e por isso reagiam de uma forma diferente frente a alguns acontecimentos.

CLIQUE e baixe o ebook!

O sentimento de vergonha, por exemplo, é algo que ainda carregamos.

O fato é que nós temos dificuldade para manter o foco, algo que talvez tenha surgido por questões de sobrevivência, e que hoje também se encaixa nesse quesito, mas de uma maneira diferente.

Imagine que você está no trabalho, mas você sabe que tem que pagar contas no dia X, ir para a reunião de colégio do seu filho no dia Y, viajar com sua esposa no dia Z.

Você pode estar preocupado com aquele projeto super importante, mas também irá se preocupar com todas essas outras coisas.

Eu faço uma meditação chamada transcendental. Não é uma prática de cunho religioso, e sim físico. Eu descanço minha mente e tento me focar em apenas uma coisa, por 20 minutos. Eu sei que é difícil fazer isso mesmo de olhos fechados, e por isso posso dizer: se você não consegue manter o foco, fique tranquilo, a culpa não é sua.

Qual é a principal armadilha da falta de foco?

Falta de Foco

Sabe quando você encontra vários projetos que lhe agradam? Ótimo, não é mesmo? Bem, se eles aparecerem em momentos diferentes, talvez sim. No entanto, tudo muda de figura se eles forem simultâneos.

Você tem que ser muito ninja para conseguir dar conta de vários grandes projetos ao mesmo tempo. É complicado dar o nosso melhor quando temos coisas bem diferentes para executar. E você sabe por que é difícil? Porque falta foco.

O que posso fazer para conseguir manter o foco?

Manter o foco

Certo dia eu resolvi comprar um ingresso para ver um jogo da NBA. Era algo que eu sempre tive vontade de fazer: ir até o estádio para acompanhar o jogo ao vivo. O ingresso foi 360,00 dólares, e aí você pode me perguntar: Mas Erico, por que você não viu o jogo pela TV? É de graça!

Sim, eu poderia ter visto pela TV, mas não seria a mesma coisa. E eu não falo só pela emoção, mas sim pelo foco.

Ora, se eu estivesse em casa, mil coisas poderiam me destrair. Em casa é fácil ir até a cozinha para tomar água, dar uma olhada no computador ou no celular durante o intervalo do jogo. Atender o telefone, mudar de canal…

Em casa eu encontro várias distrações que não aparecem com tanta facilidade quando eu estou no estádio. Isso acontece porque é muito mais fácil focar em algo quando várias pessoas estão focando naquilo junto com você.

Mas como assim?

Se uma pessoa vai à missa. Ela pode até não ter muita vontade de rezar naquele dia, mas ao chegar lá e ver todas aquelas pessoas cantando e orando, ela vai fazer isso. O que eu quero dizer com isso é que é possível você criar situações que te obriguem a manter o foco.

O jogo de basquete foi uma delas para mim. Todo mundo lá estava prestando atenção ao jogo, e foi isso que eu também fiz.

Como aplicar o foco nos negócios?

Foco nos Negócios

Eu já falei em outro texto como o comprometimento é algo muito importante para os empreendedores, e ele anda de mãos dadas com o foco.

Talvez você não saiba, mas eu tenho um curso chamado Fórmula de Lançamento. E esse curso não ensina simplesmente uma técnica.

Ele serve para reunir diversos empreendedores como você, que estão procurando melhorar o desempenho dos seus negócios, ou até mesmo começar um negócio do zero.

O Fórmula acaba criando uma comunidade de empreendedores que se ajudam e que estão juntos batalhando para tocar seus projetos para frente. Esse tipo de situação simula as que eu citei anteriormente, sobre como é mais fácil focar em algo quando você está com outras pessoas com o mesmo objetivo.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Mas o que o comprometimento tem a ver com isso?

Quando você organiza o lançamento de um negócio ou um novo produto, você acaba chamando muita atenção, e isso faz com que você se comprometa com um grande público. A partir do momento em que você se compromete, não há mais como voltar atrás. É continuar ou continuar.

A partir desse momento, você e toda a sua equipe estarão mais dispostos a focar em um objetivo: concluir o lançamento. Isso tudo acontece porque fatores externos, com o público que teve a atenção captada por você, estão agindo para que você mantenha o foco em seus negócios.

E isso, sem dúvida alguma, será a chave para o sucesso de seus projetos.

Recapitulando

Você viu neste artigo que:

Os seres humanos têm dificuldade em manter o foco

A falta de foco é uma grande armadilha para você e seus projetos

É possível aumentar a concentração no foco

E você pode criar uma situação para manter o foco em seus negócios

E-Book - 28 Técnicas de Persuasão que Podem Aumentar Significativamente As Chances de Você Receber um Sim

Baixe gratuitamente o livro com 28 técnicas de persuasão que podem aumentar significativamente as chances de você receber um Sim.

100% Gratuito!

6 comentários sobre “Manter o Foco – Uma Simples Maneira que Funciona para Empreendedores”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *