5 Formas De Usar A Análise SWOT De Uma Empresa Para Melhorar Resultados

como usar a análise swot de uma empresa para melhorar resultados

Nós já conversamos sobre o que é a Matriz SWOT e como você pode usá-la para fazer o seu negócio crescer. No artigo de hoje, vamos falar sobre as diferentes formas de usar a análise SWOT de uma empresa para melhorar os resultados e a performance do seu negócio. Você vai entender melhor como esta análise funciona e 5 áreas em que você poderá aplicar esta matriz.

Como funciona a análise SWOT de uma empresa?

A análise SWOT é feita a partir dos dados coletados na matriz. Nela você avalia quais são as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que circundam o seu negócio e pode verificar quais são as predominâncias. É preciso que você tenha uma boa dose de autocrítica para avaliar o seu negócio sinceramente e descobrir quais objetivos devem ser perseguidos no curto prazo.

Como usar a análise SWOT para melhorar seus resultados?

CLIQUE e baixe o ebook!

Uma vez que os dados estejam distribuídos pelo diagrama da análise SWOT, o empreendedor precisa interpretar aqueles dados. Fazer o cruzamento dos diversos quadrantes da matriz, verificar caminhos e elaborar planos de ação. Abaixo, listo as cinco formas mais comuns de aplicar uma análise desta natureza.

Crie um plano para reduzir as fraquezas

Uma das primeiras formas de usar a análise SWOT de uma empresa é encontrar soluções competitivas para reduzir os pontos fracos do seu negócio. Uma vez que você tenha descoberto quais são as fraquezas competitivas do seu negócio pode planejar reformas internas nos procedimentos, ajustar orçamentos e adotar novos métodos de trabalho. A ferramenta 5w2h é uma boa opção para quem deseja revisar os processos internos do seu negócio.

Aproveite o potencial interno do seu negócio para perseguir as oportunidades

Perseguir o crescimento do seu negócio só é possível com um cenário onde existam oportunidades reais. Você pode aproveitar o potencial interno da sua empresa verificando as principais formas de aproveitar os seus pontos fortes e cruzar esta informação com as principais oportunidades do seu mercado.

Avalie o desempenho da sua equipe com a matriz SWOT

Você pode usar a matriz SWOT na avaliação de desempenho dos seus funcionários. Esta ferramenta permite que você encontre as melhores formas de aproveitar a sua equipe, de modo a otimizar o seu desempenho.

Neutralizar ameaças externas

Em cenários onde há a predominância de ameaças em detrimento das oportunidades, como é o caso das crises econômicas, é muito importante que os empreendedores procurem neutralizá-las para manter o seu status no mercado ou simplesmente garantir a sua sobrevivência. Crie planos de ação eficazes para tirar melhor proveito das suas forças e desenvolver melhorias onde é necessário.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Use a análise Swot para inovar

Quando o cenário descrito pela análise SWOT apresenta oportunidades e bons pontos fortes dentro da empresa, é possível verificar estes dados para investir em inovação. Ao cruzar estes dois dados é possível ter bons insights sobre os caminhos que a empresa pode seguir para crescer. O mesmo acontece quando os pontos fortes são confrontados com as ameaças: o empreendedor pode encontrar espaço para soluções inovadoras para estas ameaças.

Gostou dessas dicas? Então fique por dentro das novidades  e sacadas exclusivas do Ignição Digital assinando a nossa newsletter. É só cadastrar o seu e-mail no campo destacado nesta página!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Inscrições Encerradas!

QUERO ENTRAR PARA LISTA DE ESPERA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *