Como Usar a Análise SWOT Para Avaliar o Desempenho da Sua Equipe

Aprenda a usar a análise swot para avaliar a sua equipe

SWOT é uma sigla em inglês formada pelas primeiras letras das palavras Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Oportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Por isso, a análise SWOT é uma ferramenta bastante útil para a gestão de empresas, podendo ser utilizada para diversos objetivos.

Muito comum também nos planos de negócios, a análise avalia os aspectos que dão nome a ela em uma empresa que esteja iniciando no mercado. Outra aplicação muito relevante para a matriz SWOT, ou FOFA em português, é na avaliação do desempenho de uma equipe. Exatamente sobre isso que vou falar neste artigo!

Fazendo uma análise SWOT para o seu colaborador

Por ser um método muito simples, já adianto que você não vai ter nenhuma dificuldade em utilizar a análise SWOT na sua empresa, seja em um planejamento ou em avaliações da sua equipe. Basicamente, o objetivo é listar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças e avaliar como essas características se relacionam.

Os princípios da análise aplicados a colaboradores são os mesmos usados para uma empresa. Você deve primeiro analisar os fatores internos, ou seja, as forças e fraquezas.

CLIQUE e baixe o ebook!

No caso de uma pessoa, é essencial observar as qualidades e deficiências relacionadas à capacidade de produção, postura profissional e outros fatores que só dependem do próprio indivíduo.

Nesta etapa é importante realizar uma análise criteriosa tanto das habilidades, quanto das características da personalidade do colaborador. É possível, por exemplo, que você tenha um colaborador com muita habilidade técnica, porém pouca inteligência emocional para lidar com os colegas e clientes.

Depois dessa etapa é a vez de identificar os fatores que não dependem somente dessa pessoa, mas também os fatores externos que possam afetar o trabalho dele, ou seja, as oportunidades e ameaças.

É importante verificar quais são as oportunidades para o colaborador dentro da empresa, dando um feedback sobre as perspectivas possíveis para o seu desenvolvimento. Analise também os pontos de atenção, ou seja, os desafios da vida corporativa que podem exigir um envolvimento maior desta pessoa.

É relevante saber que as forças podem potencializar oportunidades e combater ameaças, mas, por outro lado, as fraquezas podem prejudicar oportunidades e potencializar ameaças.

Voltando ao nosso exemplo: pode ser que esse colaborador, por ter muita habilidade técnica, tenha oportunidade de crescer na empresa. Entretanto, ao assumir esse novo cargo, precise ficar mais próximo dos clientes. Essa situação demandaria um desenvolvimento das suas fraquezas (inteligência emocional frágil) e o aproveitamento de suas forças (habilidade técnica).

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Por que esta análise é interessante para avaliar equipes?

Quando você usa a análise SWOT com seus funcionários, consegue ter uma visão mais completa das potencialidades de cada um. Dessa forma, poderá orientá-los melhor sobre o que precisam desenvolver.

Outra vantagem interessante é a de poder enxergar claramente onde cada profissional pode ser aproveitado, considerando os objetivos e possibilidades do seu negócio. Assim, evitaria a evasão de mão de obra, pois os profissionais qualificados seriam bem aproveitados dentro da sua empresa.

Gostou do conteúdo? Aproveite para baixar o ebook Como ter um negócio de alta produtividade.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *