5 Características Essenciais dos Negócios Inovadores

Características de negócios inovadores

Você tem a impressão de que nos últimos anos todo mundo resolveu empreender? Pois saiba que isso não é só um mero palpite.

Em tempos de crise é muito comum que a quantidade de pessoas interessadas no empreendedorismo cresça, algumas por encontrar oportunidades verdadeiras em meio ao turbilhão de acontecimentos, outras por pura necessidade.

O que irá definir a continuidade destes negócios inovadores que surgem é a real capacidade destas empresas de solucionar os problemas das pessoas e continuar se adaptando frente às mudanças do mercado. Por isso, neste artigo decidimos mostra cinco características essenciais dos negócios inovadores.

A chave para o sucesso é fazer diferença na vida das pessoas!

Somente negócios inovadores conseguem realizar esta missão e de fato contribuir para uma real melhora na sociedade mesmo após muitos anos da sua fundação. Sendo assim, a grande vantagem de criar negócios inovadores é que eles nunca morrem, pois sempre haverá alguma novidade que obrigue a empresa a se renovar para continuar fazendo a diferença.

Um exemplo atemporal é a Tesla Motors, fabricante de baterias e carros elétricos de Elon Musk, que foi considerada pelo MIT (Massachussets Institute of Technology) a empresa mais inovadora de 2015. Ao extrapolar a sua função original, de fabricar baterias de lítio, e investir em soluções sustentáveis para a mobilidade urbana, através de carros elétricos de alto luxo, a empresa conseguiu gerar um valor que realmente modifica a lógica da vida de muita gente, se tornando uma das mais importantes empresas de tecnologia do mundo.

Negócios inovadores têm princípios sólidos

Uma das principais características das empresas altamente inovadoras é a presença de valores muito bem definidos em sua cultura. São estes princípios que irão orientar as atitudes dos executivos, as estratégias de marketing e o lançamento de produtos e serviços coerentes.

A Tesla Motors, por exemplo, tem como princípio fundamental ‘acelerar a transição rumo ao consumo de energias e uso de transportes sustentáveis’.  Este valor orienta todo o processo de criação da empresa. Eles pensam nisso ao pensar em novos produtos, ao definir estratégias de mercado, ao elaborar novos processos de trabalho e ao investir em novas tecnologias.

Isso mostra como o primeiro passo para criar uma empresa realmente inovadora é pensar primeiro em qual valor você quer gerar, qual a diferença que você busca fazer no mundo? É a resposta para essa pergunta que irá construir a sua ideia de negócio.

Empresas inovadoras são compostas por pessoas inovadoras

Ter vontade de criar um negócio inovador não basta. É preciso que o próprio empreendedor tenha características inovadoras em sua personalidade.

Elon Musk, a mente por trás da Tesla, é reconhecido como uma pessoa inquieta e obcecada pelo futuro. Ele já esteve à frente da Pay Pal, plataforma de pagamentos online semelhante ao PagSeguro, e de outras startups, uma inclusive voltada para a exploração de Marte, a Space X.

Pessoas com espírito questionador, altamente focadas, autodidatas e que possuem uma ousadia maior para assumir riscos são as candidatas perfeitas para criar negócios inovadores.

A inovação é aplicada em todas as áreas da empresa

Outro segredo dos negócios inovadores é levar a lógica da inovação a todos os aspectos da empresa e não a deixar só no desenvolvimento do produto principal.  Orientados pelo seu princípio de acelerar o consumo de energia sustentável, os executivos da Tesla passaram a pensar em como poderiam cumprir a sua missão, além das soluções que já ofereciam para os carros, e passaram a desenvolver também baterias de uso residencial.

Este princípio de inovação também é essencial para os processos da empresa. Pensar em formas inovadoras de solucionar as demandas internas também é uma característica de negócios inovadores.

Planos a longo prazo são graduais, mensuráveis e objetivos

Empresas altamente inovadoras também contam com planos de longo prazo. A diferença é que nestes negócios o plano visa atingir um objetivo maior, ligado aos valores da empresa.

A Tesla anunciou, em 2006, os seus objetivos a longo prazo. Entre eles estavam:

  • criar carros elétricos de luxo;

  • usar a receita gerada por esses carros para criar modelos populares;

  • criar mais soluções ligadas à energia sustentável paralelamente.

Este projeto é gradual e orienta cada passo da equipe, sempre visando o objetivo maior: de livrar a sociedade da dependência dos combustíveis fósseis.

Negócios inovadores aceitam correr mais riscos

A Tesla motors surgiu em 2003 quando alguns engenheiros do vale do silício decidiram provar que carros elétricos poderiam ser tão bons quanto os carros movidos a gasolina. Eles levaram três anos, em uma época que ninguém falava sobre carros elétricos como uma alternativa, para lançar o seu primeiro protótipo, o Roadster.

Veja bem, durante todo este período, aqueles engenheiros investiram milhões de dólares para criar um produto inédito sem ter a certeza de que seria bem aceito pelo público. Guiados somente pelo sonho. Quantas pessoas assim você conhece?

Os empreendedores que fazem sucesso criando negócios inovadores aceitam correr mais riscos para concretizar seus objetivos, não porque são capazes de prever o futuro, mas porque acreditam tanto no poder dos princípios que orientam os seus negócios que realmente fazem tudo acontecer à sua volta.

Se você também é assim, pode conquistar ainda mais conhecimento com o ebook Negócios Lucrativos, como criar um negócio de sucesso.

Fórmula de Lançamento - Ebook

CURSO DE EMPREENDEDORISMO DIGITAL

Descubra como sair do absoluto zero e fazer 100 mil em 7 dias

Mais Informações

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo Erico Rocha a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *