3 Exemplos de OKR para Pequenas Empresas

OKR é a sigla para o termo de língua inglesa Objectives and Key Results. Em poucas palavras ele é um método para o estabelecimento e busca pelo cumprimento de metas e estratégias dentro de empresas. Desenvolver e estabelecer um bom OKR no seu negócio significa que ele está preparado para bater metas, e seus colaboradores estão motivados e entusiasmados em alcançá-las.

OKR é uma das melhoras formas de manter uma boa gestão estratégica na sua empresa, e é preciso lembrar que a falta dela é um dos maiores motivos de falência de empresas. Porém, para funcionar de verdade, o OKR deve ser intrínseco à cultura da empresa. O colaborar deve “vestir a camisa” desse processo, de forma que entenda que os objetivos coletivos só serão alcançados se todos os indivíduos se responsabilizarem por suas partes.

Vamos apresentar alguns exemplos de OKR para melhor compreensão do tema. Para funcionar, é preciso determinar um objetivo final e quais são os resultados-chave.

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1. Aumentar o lucro em x% com OKR

Neste caso, o objetivo é aumentar o lucro em x%. Então você deve pensar: o que eu preciso ou posso fazer para aumentar meu lucro? A partir disso devem, ser definidos os resultados-chave.

Alguns exemplos de resultados-chave para esse objetivo são: terceirizar determinado serviço para diminuir os custos com o mesmo, investir em campanhas de marketing e aumentar a presença nas redes sociais.

2. Contratar x pessoas especializadas em determinada área

É preciso lembrar que os objetivos podem ser os mais diversos, e podem estar de acordo com qualquer um dos departamentos de uma empresa. Neste caso, o objetivo está diretamente relacionado ao departamento de Recursos Humanos.

Os resultados-chave podem ser: selecionar x currículos até determinada data, adquirir um espaço premium em algum site especializado de empregos, fazer x entrevistas até determinada data, selecionar 10 finalistas até determinada data, etc.

3. Lançar campanhas de marketing para o natal

Lançar campanhas sazonais para aumentar as vendas é sempre uma boa ideia. Nesse caso, o objetivo é lançar campanhas para a época do natal, então seus resultados-chave devem girar em torno da execução desse lançamento.

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Por exemplo: analisar campanhas no último ano até x data, definir demanda de produtos, definir o briefing da campanha, etc.

Gostou desses exemplos? Fica muito mais claro e fácil de compreender um conceito quando temos exemplos para nos basearmos. Conte sempre com a Ignição Digital para as melhores dicas de gestão e produtividade!

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