Tipos de E-commerce — Descubra o Melhor para Seu Negócio

O comércio eletrônico se caracteriza pela compra e venda através de dispositivos e plataformas eletrônicas, como computadores e smartphones. Quando pensamos nisso, logo imaginamos uma transação financeira online entre um fornecedor e um cliente, no entanto, existem vários tipos de e-commerce. Confira a seguir.

Tipos de e-commerce

Ao decidir adentrar o mundo virtual, é importante que conheça as características de cada tipo de e-commerce, pois existe uma variedade de segmentos quando se trata de compras online. Desta forma, é possível estruturar um planejamento completo e que mais se encaixe com o seu negócio. Acompanhe algumas possibilidades:

Business to Consumer (B2C)

O modelo B2C é o mais conhecido do grande público. Trata-se da venda direta de fornecedor para consumidor final. Esse tipo de e-commerce corresponde ao setor varejista de comércio eletrônico, onde o varejo tradicional opera normalmente.

Business to Business (B2B)

CLIQUE e baixe o ebook!

É a sigla para “business to business”, ou seja, abrange todas as transações eletrônicas de bens ou serviços realizadas entre empresas. Produtores e atacadistas de comércio tradicional operam tipicamente com este tipo de comércio eletrônico.

Consumer to Consumer (C2C)

Sites como Mercado Livre e Olx são exemplos desse tipo de e-commerce. Nesse modelo, as transações se dão entre duas pessoas comuns, de consumidor para consumidor, sem o intermédio de empresas. Nessa modalidade, parte da renda obtida fica com o site que disponibiliza esta forma de comércio.

Peer to Peer (P2P)

Frequentemente associado a pirataria e crimes virtuais, é um meio utilizado para compartilhamento de arquivos digitais, seja documentos, imagens ou videos. O único requisito é que as duas partes tenham instalado um software que permita a busca e a transferência dos arquivos. Você pode monetizar esse tipo de ação cobrando mensalidades dos usuários ou pagamentos pontuais pelo material acessado.

m-Commerce

O mobile commerce é uma definição recente. São soluções de e-commerce para dispositivos móveis. Isso se deu devido à popularização do mobile, onde as transações de comércio eletrônico, feitas exclusivamente através deste, cresceram consideravelmente. Com isso, as lojas virtuais tem criado cada vez mais adaptações visando o mobile. Os aplicativos são a maior prova disso.

A venda e utilização de dispositivos mobile não parece ter fim, portanto, tipos de e-commerce como estes devem se manter em expansão. Afinal, quem não quer aliar a conectividade do seu smartphone à comodidade de poder fazer compras sem sair de casa?

Gostou das nossas dicas sobre tipos de e-commerce? Continue acompanhando a Ignição Digital para mais notícias sobre o tema.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *