Como Ter Resultados Com YouTube Marketing

Como Ter Resultados Com YouTube Marketing

Caso você ainda não tenha percebido, vídeo é o futuro. Pelo menos é isso o que se tem percebido e comentado. Por exemplo, a Cisco, uma multinacional do ramo de comunicações, divulgou um relatório prevendo que 69% de todo o tráfego na internet em 2017 será em vídeo. Só isso já seria motivo para você, empresário, ficar de olho no vídeo marketing, sobretudo no YouTube Marketing.

Um fato que vivemos e vemos todos os dias colabora para a teoria do “vídeo é o futuro”: o “boom” dos YouTubers. Pessoas comuns que fizeram um canal no YouTube, criaram conteúdo para a plataforma e acabaram virando verdadeiras celebridade, os chamados “influenciadores digitais”.

Por que investir em YouTube Marketing

O vídeo é um formato que possibilita a utilização de linguagem verbal e não-verbal, o que pode facilitar na hora de passar uma mensagem. Esse formato facilita também a formação de uma conexão emocional que muitas vezes não pode ser alcançada por meio de textos ou imagens estáticas.

Como se não bastasse o formato de vídeo ser ótimo, o YouTube por si só é um fenômeno! São mais de um bilhão de usuários no mundo todo, sendo mais de 82 milhões brasileiros. Concorda que é bem possível que o seu público faça parte desse grupo?

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O YouTube é o site mais utilizado para assistir a vídeos no Brasil e seus espectadores o consideram a melhor plataforma para ver anúncios, a que mais prende a atenção. Outros pontos importantes são que mais da metade das visualizações no YouTube são feitas em dispositivos móveis e que o tempo de visualização cresceu 70% no Brasil em 2015.

Como alcançar resultados sensacionais com o YouTube Marketing

Existem basicamente três formas de fazer (bom) uso do YouTube Marketing:

1. Crie um canal

Por que não? É mais uma forma de oferecer conteúdo de qualidade para os seus clientes e construir sua autoridade. Se você optar por criar um canal, complete todo o perfil, escolhendo uma boa foto de perfil, uma boa capa e usando uma descrição que realmente apresente a sua marca (de preferência usando palavras-chave). Também pode ser interessante fazer um vídeo de apresentação e deixá-lo fixo para que todo novo inscrito possa vê-lo.

Gostou dessa opção? Tenha em mente que optando por ter um canal no YouTube você precisará se esforçar para apresentar conteúdo para o seu público, seja através de narrativas, entretenimento, informações… É bom manter um calendário de publicações para que seus inscritos saibam quando exatamente vão ter acesso a conteúdo novo – e para criar o hábito de publicar nessa plataforma. Eu posso falar por experiência própria que ter um canal no YouTube dá resultado!

2. Faça parceria com influenciadores digitais

Como eu já disse, os YouTubers são as novas celebridades, as pessoas que influenciam a opinião pública. Uma forma de anunciar indiretamente no YouTube é utilizando a influência deles. Com certeza dessa forma você vai estar se comunicando com uma audiência engajada.

Muitas marcas já fazem isso, o segredo é buscar fazer parceria com quem realmente tenha a ver com a sua marca, assim as chances de acerto, do público dessa pessoa se interessar realmente pelo seu produto, são muito maiores.

3. Publique anúncios

Qualquer vídeo publicado no YouTube pode ser um anúncio, o que quer dizer que sua marca vai precisar ter um canal na plataforma. A publicação é completamente gratuita e você só vai pagar pelo anúncio caso ele não seja ignorado antes de completar 30 segundos ou de chegar ao fim.

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Assim como em outras plataformas, no YouTube você pode segmentar seu anúncio por idade, gênero, localização, interesses, dentre outras possibilidades. O YouTube também oferece um Analytics que facilita a visualização do desempenho dos anúncios, permitindo inclusive fazer ajustes e testes A/B.

Na hora da produção, é importante se atentar aos primeiros 5 segundos do vídeo. Eles são fundamentais, pois após esse período o espectador vai poder escolher se vê o anúncio por completo ou se o pula. Também é indispensável observar as regras e termos de uso para não correr o risco de ter o vídeo retirado do ar.

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