Qual a Diferença Entre Lucro Real e Presumido?

Qual a Diferença Entre Lucro Real e Presumido?

Você sabe o que é lucro real e presumido e quais são as suas diferenças? Confira este artigo até o final e saiba do que se trata e como fazer a escolha certa para a sua empresa!

O que é lucro real e presumido?

Lucro real e presumido são duas opções de regimes de tributação para organizações e, mesmo com o auxílio e indicação de um contador, é importante você saber a relevância e quais situações são mais adequadas para cada uma delas, afinal de contas, a escolha final deve ser assertiva para assegurar o bom desenvolvimento da empresa.

Veja detalhadamente o que é lucro real e presumido.

Lucro real

Alguns moldes de negócios exigem que o modelo de tributação adotado seja, de fato, o lucro real. Isso acontece porque trata-se de um regime tributário, onde a tributação ocorre em cima do lucro líquido obtido no período da apuração, de acordo com as compensações permitidas pela lei.

CLIQUE e baixe o ebook!

Ou seja, para apurar o lucro real, é preciso que os lucros alcançados sejam levantados para a realização do cálculo de IRPJ e CSLL (Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido), para que todos os encargos sejam diminuídos ou aumentados de acordo com o valor apurado. Caso a análise mostre que a empresa obteve prejuízo no ano em questão, ocorre a dispensa do pagamento.

Fique atento: no lucro real, é necessário apresentar para a Receita Federal alguns registros acerca do seu sistema contábil e financeiro. E, lembre-se, este regime não é cumulativo para o valor do PIS e COFINS.

Lucro Presumido

A grande diferença entre o lucro real e presumido é que o lucro presumido é uma forma de tributação simplificada e pode ser adotada por todas as empresas que não tiverem a obrigação de seguir o modelo de lucro real.

A apuração do IRPJ e CSLL no regime presumido é realizada com uma base de cálculo estabelecida pela legislação, considerando uma margem de lucro específica que pode mudar conforme a atividade exercida pela empresa.

Aqui, você é dispensado do lucro auferido — exceto em casos de ganhos com aplicações financeiras. Porém, no lucro presumido existe a possibilidade da sua empresa acabar pagando um valor de imposto maior do que deveria, quando as margens de lucros efetivas ficarem abaixo das determinadas pela legislação.

Vale lembrar que, ao contrário do lucro real, o presumido possui as arrecadações do PIS e do COFINS cumulativas.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Conseguiu esclarecer as suas dúvidas sobre lucro real e presumido? Continue acompanhando o Ignição Digital e confira mais matérias que ajudarão a guiar sua vida empresarial!

 

 

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *