Por que Fazer Pesquisa de Mercado Primária e Secundária?

conheça entenda os tipos de pesquisa de mercado primária e secundária

Um dos passos principais para o sucesso de um novo empreendimento é realizar uma análise do mercado para entender as necessidades, buscas e anseios dos consumidores. Existem dois tipos de processos de estudo mercadológico, que são definidos pela pesquisa de mercado primaria e secundaria.

É por meio da observação do cenário que será possível compreender potenciais clientes, estudar as estratégias da concorrência e validar se realmente vale a pena investir no setor de atuação escolhido.

Ficou interessado no assunto? Confira este conteúdo e saiba mais!

Entenda a pesquisa de mercado primária e secundária

Os dois tipos de análise são essencial para coleta de dados para validar o estágio de relevância, a representação de um novo negócio frente as necessidade dos consumidores e encontrar oportunidades em setores pouco explorados.

Pesquisa primária

A pesquisa primária é desenvolvida por meio da análise de informações coletadas especialmente para um novo empreendimento. Ou seja, por meio do estudo é possível adquirir insights completamente relacionados com a real percepção do público alvo que se pretende atingir. Nesse tipo de pesquisa, os dados são obtidos por meio de entrevistas, questionários

Na pesquisa primária os dados são coletados especificamente para seu negócio, e podem fornecer ideias sobre as necessidades e percepções dos clientes, dentre várias outras informações. Você consegue essas informações através de entrevistas, questionários, reuniões com grupos de potenciais clientes e até ferramentas tecnológicas .

Pesquisa secundária

Em contrapartida, a pesquisa secundária, também conhecida como pesquisa documental, é conhecida como a reunião de dados coletados por meio de estudos de diversas fontes. Essa informação, muitas vezes estão disponíveis na internet, principalmente em sites de instituições de pesquisa. Por meio de uma coleta geral é possível obter uma panorama geral das principais tendências de mercado e observar oportunidades de negócio.

A importância da pesquisa primária e secundária

Sem dúvidas, a estratégia de realizar apenas uma metodologia de pesquisa não é suficiente para conseguir realizar uma análise eficiência do mercado. A melhor saída, é buscar por uma combinação dos dois caminhos, assim será possível agregar um maior valor ao projeto e conseguir desenvolver estratégias valiosas.

Por meio da pesquisa secundária, a observações de dados permite compreender o cenário de atuação de uma maneira geral e encontrar principais tendências. Com a pesquisa primária, é possível compreender, de uma maneira mais específica e auxiliará no desenvolvimento de metodologias ainda mais adaptadas aos potenciais clientes.

Agora que você já entendeu a importância de realizar a pesquisa de mercado primaria e secundaria, aproveite para conferir mais conteúdos relacionados no Ignição Digital!

 

 

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *