Criando o Questionário da Pesquisa de Mercado Perfeito

questionário da pesquisa de mercado

Na concepção de um novo negócio, criação de produto ou até mesmo para medir a aceitação do que vende pelo público, o questionário da pesquisa de mercado é essencial. Ele serve para realizar a coleta de informações relevantes e, assim, chegar a decisões bem mais embasadas e precisas, que farão com que seu negócio tenha mais força e chances de alcançar o objetivo traçado no plano de ação.

O que é e para que serve o questionário de pesquisa de mercado?

Ao montar um plano de negócios, ou até mesmo ao tentar validar uma ideia antes de lançar um produto no mercado, é preciso descobrir dados sobre o seu target (o público-alvo) e de seus concorrentes. É assim que surge a necessidade de realizar a coleta dessas informações. Para isso, usamos o questionário de pesquisa de mercado, que auxilia a descobrir exatamente o que precisamos saber.

Se você não sabe como realizar um questionário da pesquisa de mercado, não se preocupe. Elaboramos um exemplo que ajudará no processo, e o melhor é que ele pode ser adaptado ao seu negócio.

Como fazer o questionário da pesquisa de mercado

Mesmo com a ajuda de ferramentas de pesquisa de mercado, realizar um questionário demanda tempo, trabalho e investimento. Por isso, a primeira etapa é desenvolver um planejamento estratégico detalhado sobre o que você quer descobrir com o mesmo e como vai encontrar o público.

É preciso definir:

  • – quais serão os objetivos da pesquisa;
  • – a qual público ela se destina (se são clientes já conquistados ou um determinado perfil que se deseja conquistar, por exemplo);
  • – onde serão aplicadas das respostas obtidas ao final do processo.

Tenha em mente que o questionário da pesquisa de mercado vai servir como uma forma de validar a viabilidade de algo. Tudo para que se tome decisões mais conscientes e consistentes.

Exemplo de questionário da pesquisa de mercado

O questionário de uma pesquisa de mercado deve ser desenvolvimento de acordo com os objetivos da mesma. Se você já sabe o que deseja, fica mais fácil definir o que perguntar.

Este exemplo de questionário é pensado para quem busca saber de maneira mais específica a percepção de seus clientes sobre um determinado produto.

Primeira etapa: conheça o perfil do cliente

O primeiro passo para desenvolver o seu questionário de pesquisa de mercado é conhecer o perfil do cliente. Você deve buscar quais dados são relevantes para o objetivo e fazer perguntas como:

  • – gênero;
  • – idade/faixa etária;
  • – renda mensal;
  • – estado civil;
  • – grau de instrução;
  • – cidade/estado
  • – você tem filhos? Quantos?

Segunda etapa: impressões do cliente sobre o produto

A próxima etapa da elaboração do questionário da pesquisa de mercado é descobrir quais são as impressões do cliente sobre as características do produto, o preço de venda e também o grau de satisfação.

Algumas perguntas que podem solucionar essas questões são as:

  • – como você tomou conhecimento sobre o produto?;
  • – onde comprou?;
  • – qual é o seu grau de satisfação com ele?
  • – classifique, com notas de 1 a 5, em que 1 significa “nada satisfeito” e 5  “muito satisfeito”, o seu grau de satisfação com o produto;
  • – você recomendaria esse produto?;
  • – quanto você imagina que seria um preço justo para ele?;
  • – quanto você pagaria por um produto similar da concorrência?;
  • – quanto você considera ser uma boa margem de desconto?;
  • – o que, além das características do produto, influencia a sua decisão de compra?;
  • – há algo que você gostaria de acrescentar e que não foi perguntado?

Você pode deixar as perguntas abertas para qualquer resposta, o que trará um elemento qualitativo muito maior para a sua pesquisa, ou fechar as respostas em alternativas, facilitando a tabulação dos dados.

É importante reunir a maior quantidade de informações possíveis em seu questionário.

Conclusão

Ao longo deste artigo você pode compreender de maneira profunda o que é e para que serve o questionário de pesquisa de mercado, além de sua importância para qualquer novo produto lançado.

Aprendeu, também, sobre as duas etapas da pesquisa e o que deve ser concluído com cada uma delas. Agora, você já pode aplicar em sua própria empresa.

Agora que você já sabe como montar a sua pesquisa de mercado, confira as novas sacadas sobre empreendedorismo da Ignição Digital.

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