Criando o Questionário da Pesquisa de Mercado Perfeito

questionário da pesquisa de mercado

Na concepção de um novo negócio, criação de produto ou até mesmo para medir a aceitação do que vende pelo público, o questionário da pesquisa de mercado é essencial. Com ele, é possível realizar a coleta de informações relevantes e assim chegar a decisões bem mais embasadas e precisas, que farão com que seu negócio tenha mais força e chances de alcançar o objetivo traçado no plano de ação.

Afinal, ao montar um plano de negócios, ou até mesmo ao tentar validar uma ideia antes de lançar um produto no mercado, é preciso descobrir dados sobre o seu target (público-alvo) e de seus concorrentes. É assim que surge a necessidade de realizar a coletar essas informações, usando questionários que identifiquem exatamente o que precisamos saber.

Se você não sabe como realizar um questionário da pesquisa de mercado, não se preocupe. Elaborei um exemplo que ajudará no processo.  O melhor é que ele pode ser adaptado ao seu negócio. Confira!

Como fazer o questionário da pesquisa de mercado

Mesmo com a ajuda de ferramentas de pesquisa de mercado, realizar um questionário demanda tempo, trabalho e investimento. Por isso, a primeira etapa é desenvolver um planejamento detalhado sobre o que você quer descobrir com o mesmo e como vai encontrar o público.

É preciso definir quais serão os objetivos da pesquisa, descobrir a qual público ela se destina (se são clientes já conquistados ou um determinado perfil que se deseja conquistar, por exemplo) e onde serão aplicadas das respostas obtidas ao final do processo.

Tenha em mente que o questionário da pesquisa de mercado vai servir como uma forma de validar a viabilidade de algo. Tudo para que se tome decisões mais conscientes e consistentes.

Exemplo de questionário da pesquisa de mercado

O questionário de uma pesquisa de mercado deve ser desenvolvimento de acordo com os objetivos da mesmo. Se você já sabe o que deseja, fica mais fácil definir o que perguntar.

Este exemplo de questionário  é pensado para quem busca saber de maneira mais específica a percepção de seus clientes sobre um produto.

Primeira etapa: conheça o perfil do cliente

O primeiro passo para desenvolver sua pesquisa é conhecer o perfil do cliente. Você deve buscar quais dados são relevantes para o objetivo e fazer perguntas como:

  • • gênero;
  • • idade/faixa etária;
  • • renda mensal;
  • • estado civil;
  • • grau de instrução;
  • • cidade/estado
  • • você tem filhos? Quantos?

Como Usar a Internet para Vender

Aprenda os 4 passos para adotar uma estratégia certeira de marketing digital e como implementá-la dentro do seu negócio!

Insira seu email e receba o ebook:

Segunda etapa: impressões do cliente sobre o produto

A próxima etapa da elaboração do questionário da pesquisa de mercado é descobrir quais são as impressões do cliente sobre as características do produto, o preço de venda e também o grau de satisfação.

Algumas perguntas que podem solucionar essas questões são as:

• como você tomou conhecimento sobre o produto?;
• onde comprou?;
• qual é o seu grau de satisfação com ele?
• classifique, com notas de 1 a 5, em que 1 significa “nada satisfeito” e 5  “muito satisfeito”, o seu grau de satisfação com o produto;
• você recomendaria esse produto?;
• quanto você imagina que seria um preço justo para ele?;
• quanto você pagaria por um produto similar da concorrência?;
• quanto você considera ser uma boa margem de desconto?;
• o que, além das características do produto, influencia a sua decisão de compra?;
• há algo que você gostaria de acrescentar e que não foi perguntado?

Você pode deixar as perguntas abertas para qualquer resposta, o que trará um elemento qualitativo muito maior para a sua pesquisa, ou fechar as respostas em alternativas, facilitando a tabulação dos dados.

É importante reunir a maior quantidade de informações possíveis em seu questionário.

Agora que você já sabe como montar a sua pesquisa de mercado, confira as novas sacadas sobre empreendedorismo na newsletter do Ignição Digital. Para ter acesso, é só cadastrar o seu e-mail no campo destacado nesta página.

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

3 thoughts on “Criando o Questionário da Pesquisa de Mercado Perfeito”

Deixe uma resposta para António Mafunga chiguinheny Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *