“Pai Rico, Pai Pobre”: Por Que Você Precisa Ler Esse Clássico Sobre Independência Financeira

Pai Rico, pai Pobre: ensinamentos

O que você espera de um livro sobre finanças? “Pai Rico, Pai Pobre” surpreende por trazer muito mais do que apenas dicas de planejamento financeiro. A publicação traz verdadeiras lições sobre o papel da educação financeira na vida de todos. 

O best-seller não está na lista dos mais vendidos no mundo à toa. Ao longo deste artigo você vai aprender mais sobre a história do livro e dos ensinamentos que ele passa. 

Do que se trata “Pai Rico, Pai Pobre”?

A primeira vista, “Pai Rico, Pai Pobre” parece apenas mais um livro de dicas de finanças para quem quer aprender mais sobre ganhar e economizar seu dinheiro. Porém, há muito mais por trás. 

O autor da publicação é Robert Kiyosaki, um empresário e investidor havaiano, nascido em 1947. Ele se formou na Marinha Mercante, foi para a Guerra do Vietnã e até mesmo trabalhou na gigante Xerox depois. 

Robert é responsável pela publicação de mais de 30 livros, e um deles (“Nós queremos que você fique rico” foi escrito, inclusive, em parceria com Donald Trump, atual presidente dos Estados Unidos. 

Suas obras foram traduzidas para mais de 40 idiomas em 40 países do mundo. São milhões de cópias impressas e comercializadas em todo o globo. 

O livro conta, em suma, a história da infância do próprio Robert. Ele conta que recebeu orientações e de dois “pais” diferentes acerca de dinheiro. Um pai rico e um pai pobre. 

O pai pobre era seu pai de sangue, formado, professor universitário  e com phD. Já o pai rico era Mike, um amigo de seu pai que não concluiu os estudos, chegando apenas ao Ensino Médio. Apesar disso, esse homem se tornou o mais rico de todo o estado do Havaí.

O pai pobre, pai de fato do autor, conquistou muitas coisas na vida, mas vivia em constantes problemas financeiros. O contrário aconteceu com o pai rico, e essa é uma das grandes lições do livro. 

O livro é sim sobre educação financeira, mas não é sobre como nós devemos lidar com dinheiro, e sim sobre como devemos enxergá-lo. Nem tudo é óbvio, e nós precisamos aprender a ver além da primeira camada de informação. 

Quais são as lições que “Pai Rico, Pai Pobre” ensina?

O livro de Robert é de fácil leitura, o que o torna acessível para um volume muito maior de pessoas. O mais interessante é que os ensinamentos quebram muitos paradigmas. 

O que o pai pobre ensina para o menino é o que há de mais difundido em matéria de conselhos sobre finanças. É um mindset que já está impregnado na sociedade, mas isso não necessariamente significa que ele é o mais adequado. 

Quando você percebe que aquilo que você muito escuta por aí é exatamente o que o pai pobre fala para Robert, você percebe a verdadeira essência do livro. 

Veja algumas das outras lições que o best-seller ensina:

  • – a corrida dos ratos: é um dos maiores ensinamentos de “Pai Rico, Pai Pobre” e caracteriza o estilo de vida que a maior parte das pessoas leva nos dias de hoje, onde trabalhamos cada dia mais para pagar as nossas dívidas e impostos. O padrão mental dessa corrida é gastar tudo o que se ganha, e Robert tenta mostrar que é preciso abandonar a corrida dos ratos o quanto antes;
  • – use o medo a seu favor: controlar as emoções é essencial para tudo aquilo que se relaciona com dinheiro. As emoções podem controlar o seu dinheiro, e por isso você precisa aprender a controlá-las;
  • – o estudo é a chave do sucesso: pode parecer óbvio, mas é preciso estudar e se dedicar para ter sucesso (e quanto mais cedo melhor). A busca por conhecimento deve ser uma constante na vida de todos. 

Conclusão

“Pai Rico, Pai Pobre” é uma das maiores publicações de seu gênero e suas lições podem ajudar qualquer um a conquistar a tão sonhada independência financeira. Quebrar paradigmas, estudar sempre e aprender a controlar as emoções são apenas algumas das ideias que podemos tirar do livro. 

Para mais artigos com dicas como essa continue acompanhando a Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Ebook

Participe do meu grupo no Telegram! Sacadas e conteúdo exclusivo para quem quer se aprofundar mais no mundo do marketing digital, lançamentos e 6 em 7.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Ao se inscrever, você também irá receber e-mails de promoção/marketing do Erico Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *