O que é Uma Liderança Servidora e Como Aplicá-la?

O que é Uma Liderança Servidora e Como Aplicá-la?

Uma liderança servidora é baseada em uma filosofia de trabalho na qual o líder está totalmente comprometido com a prática de ajudar o seu time a se desenvolver e alcançar seus objetivos.

As empresas que contam com uma postura mais humanizada em relação aos colaboradores são as que mais têm adotado a ideia da liderança servidora. Isso porque ela ajuda a criar um ambiente mais igualitário, democrático e acolhedor.

Na verdade, a prática é uma tendência global. 

Ao longo deste artigo vamos te explicar com mais detalhes exatamente o que é a liderança servidora, dar alguns exemplos e mostrar como aplicar esse conceito na sua empresa. 

Afinal, o que é uma liderança servidora?

A liderança servidora pode ser definida como uma mistura muito bem equilibrada entre líder e liderado. 

Isso porque essa modalidade de gestão se concentra em considerar as necessidades dos outros membros da equipe antes mesmo das suas. 

O líder servidor preza pelo bem-estar de todos do seu time e também do ambiente em que estão inseridos, por isso é tão importante que toda a empresa esteja alinhada em relação ao modelo. 

Algumas das características desse tipo de líder são:

  • – sempre valorizar a ideia do outro;
  • – reconhece talentos, capacita e desenvolve pessoas;
  • – busca opiniões de seus outros colegas de trabalho, mostrando confiança e respeito;
  • – busca replicar novos líderes, ensinando outros o ofício de liderar dessa maneira;
  • – compartilha o poder.

Outro ponto importante para essa modalidade de liderança é que o chefe jamais usaria o seu próprio título para dizer aos outros que é ele que está no comando, pois age com humildade e empatia. 

Um dos grandes diferenciais aqui é que as atitudes desse profissional não são em vão. 

Ele não faz coisas boas apenas para agradar, pois realmente quer fazer a diferença na vida das pessoas e, também, é claro, na própria organização. 

Como implementar uma liderança servidora na sua organização

Entender o que é uma liderança servidora e quais são as características dos profissionais que optam pelo regime é essencial para o que vem a seguir. 

Agora, chegou a hora de realmente saber quais são as ações que devem ser tomadas em sua organização para que ela seja implementada adequadamente na empresa. 

Primeiramente, você precisa ter em mente que desenvolver uma liderança não acontece da noite para o dia. É um processo que demanda estudo e prática. 

Separei algumas ações que você pode tomar para alcançar esse objetivo. Veja:

  • – promova a constante cultura do aprendizado em sua organização. Reconheça os pontos fortes e fracos dos colaboradores, dê feedbacks, ofereça palestras, workshops, etc — e não só para os liderados, mas também para os próprios líderes;
  • – aposte no endomarketing e em desenvolver o clima organizacional da empresa para criar uma cultura de confiança com os times;
  • – dê liberdade de decisão, autonomia, respeite-o e encoraje-o;
  • –  deixa clara as expectativas para cada um dos colaboradores. Dessa forma eles podem entender melhor qual caminho devem trilhar, mesmo de maneira autônoma.

São as pequenas ações do dia a dia que surtirão efeito no final das contas. Lembre-se de que esse é um trabalho diário. 

Principalmente se sua empresa executa lideranças do tipo autocrática, por exemplo, pois o desafio pode ser maior. 

Mas isso não significa que é impossível virar o jogo, apenas que será preciso ainda mais dedicação de todos. 

Conclusão

Ao longo deste artigo mostramos o que é uma liderança servidora, falei sobre as características desse tipo de profissional e como, na prática, você pode levar isso para sua empresa. 

Agora, que tal me contar aqui embaixo que tipo de liderança você defende e como é diferente da que te mostramos hoje neste artigo?

Lembre-se de que aqui na Ignição Digital sempre postamos conteúdos novos para você se manter atualizado. Confira minhas novidades!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *