O Que é Uma Assessoria de Imagem?

entenda como funciona uma assessoria de imagem

Apresentar-se de maneira adequada, sobretudo no ambiente profissional, é essencial para transmitir confiança e seriedade. Por essa razão, muitas pessoas contratam uma assessoria de imagem. 

Esse serviço ajuda a construir um estilo marcante, alinhado com os interesses do contratante. Isso ajuda as pessoas a saberem como se portarem em um ambiente profissional, envolvendo desde aspectos posturais até o modo de se vestir. Assim, podem ser melhores vistas por clientes, parceiros, em entrevistas de emprego, etc.

Neste artigo, você saberá:

  • por que a assessoria de imagem é importante?;
  • como a consultoria funciona na prática?;
  • etapas que fazem parte da assessoria;
  • e muito mais. 

Boa leitura!

O que é uma assessoria de imagem?

Para muitas pessoas, a assessoria de imagem é o mesmo que a de moda. Porém, os dois termos se referem a serviços distintos. O primeiro se refere a uma consultoria especializada em identificar o estilo das pessoas e ajudá-las a expô-lo da maneira mais adequada. 

Por exemplo: uma advogada que tem um perfil mais despojado pode ter dificuldades de se vestir formalmente. Nesse caso, a assessoria irá atuar para atender a necessidade dela, que é seguir um padrão para trabalhar, sem abrir mão da sua essência e personalidade.

Por outro lado, a assessoria de moda é voltada para lojas e pessoas físicas que querem ou precisam seguir as tendências. Na prática, essa área serve como ferramenta para os especialistas em imagem alcançarem os objetivos dos clientes. 

Nem sempre o assessor de imagem irá indicar peças que estão na moda. Afinal, o intuito dele não é que a pessoa se vista como as outras, mas, sim, descubra o próprio estilo e, a partir daí, saiba transmitir uma positiva mensagem visual. Além disso, o consultor pode dar dicas posturais e comportamentais como um todo.

Por que investir em uma assessoria de imagem?

Você já deve ter ouvido aquele ditado que “a primeira impressão é a que fica”. De acordo com alguns estudos, como o da Nature Neuroscience, essa ideia é verdadeira. Ao se conhecerem, as pessoas se avaliam, ainda que de maneira inconsciente. 

Claro que tudo irá depender dos próprios valores individuais. Há quem, por exemplo, considere mais a simpatia do que a inteligência e por aí vai. 

Socialmente, essas características têm uma aparência. Ou seja, a maneira de se vestir e se comportar pode indicar um perfil ou outro. Por essa razão, é tão importante investir em uma assessoria de imagem. 

É possível que você queira transmitir uma mensagem, mas esteja passando outra, simplesmente pela maneira como combina as peças de roupa. Nesse sentido, um profissional pode ajudar a identificar os pontos fortes e, assim, valorizar como as pessoas se apresentam. 

Como é a consultoria de imagem na prática?

Um dos primeiros aspectos que um assessor de imagem avalia é o estilo do cliente. Para isso, é possível levantar algumas questões, como: 

  • peças que ele gosta e que não gosta de usar; 
  • qual roupa que representa a sua personalidade;
  • se é possível fazer mudanças no perfil, de acordo com o que a pessoa deseja transmitir para os outros. 

Por meio dessas e outras investigações, o especialista irá avaliar se a imagem e a autoimagem do indivíduo estão em sintonia. Como já foi dito, você pode acreditar que tem um estilo, mas, os outros enxergam de outra forma. 

Depois dessa etapa, o assessor irá indicar quais roupas são mais e menos adequadas para atender a sua expectativa e valorizar o seu biotipo. Ele também sugere acessórios, tipo de óculos mais adequado para o formato do rosto e até corte de cabelo. 

Outro aspecto bastante interessante, e que tem ganhado destaque recentemente, é a coloração pessoal. Todos os indivíduos possuem uma mistura de tons, incluindo a pele, os cabelos e os olhos. 

É possível criar uma cartela de cores com aquelas que realçam cada pessoa. Assim, fica mais fácil no dia a dia para combinar as peças e ter sempre uma aparência positiva. 

Para facilitar, o assessor de imagem pode entregar um lookbook com várias opções de composições, de acordo com diversas situações do dia a dia. 

Conclusão</H2>

Como visto, diferentemente da assessoria de tendências que busca as novidades da moda, a de imagem é voltada para identificar o estilo. Assim, você pode valorizar as suas preferências e características, ao mesmo tempo em que se veste bem em todas as ocasiões.

Considerando o quanto é importante causar uma boa primeira impressão, principalmente no trabalho, vale a pena utilizar esse serviço. Até mesmo quem não se importa com a aparência pode ter muitos resultados positivos com a assessoria de imagem. 

Gostou de saber mais sobre esse tema? Aqui na Ignição Digital você encontra muitos outros conteúdos sobre carreira e negócios. Confira!

Fórmula de Lançamento - Ebook

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero

DOWNLOAD GRATUITO DO EBOOK

Ao se inscrever, você também irá receber e-mails de promoção/marketing do Erico Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *