O que é Recrutamento Externo e Quais São as Vantagens?

O que é Recrutamento Externo e Quais São as Vantagens?

Apostar em um recrutamento externo para sua empresa é um processo que conta com diversas vantagens para as empresas. Com ele, você pode encontrar pessoas com perfil mais alinhado à sua organização, além de possibilitar novas ideias e até mesmo aumentar a vantagem competitiva frente ao mercado.

A contratação de novos profissionais é um processo cotidiano para qualquer negócio e encontrar a pessoa perfeita para preencher uma vaga sempre será um desafio. 

Por isso, existem diversas fazer de se fazer um recrutamento, e um deles é o recrutamento externo. 

Ao longo deste artigo, vamos explicar como funciona essa modalidade, quais são as suas vantagens e como fazer para implementar na sua empresa. Confira o conteúdo que preparamos abaixo e descubra!

O que é um recrutamento externo?

O recrutamento externo é o processo utilizado pelas empresas para encontrar profissionais de fora da organização para preencher alguma vaga que esteja disponível. Ou seja, a busca é feita fora do quadro existente de colaboradores. 

Esse modelo de busca e atração no mercado de trabalho tem como principal característica o fato de que o departamento pessoal utiliza uma série de ferramentas para encontrar o profissional ideal. 

Para conseguir alcançar esse objetivo, é preciso passar por uma série de etapas:

  • – definição das necessidades da vaga;
  • – divulgação da vaga em redes sociais e plataformas de busca de oportunidade;
  • – seleção de currículos;
  • – entrevistas;
  • – admissão do novo colaborador;
  • – integração na empresa. 

Quais são as vantagens de um recrutamento externo? 

Apostar em um recrutamento externo pode trazer inúmeras vantagens para uma organização. Veja:

Mais candidatos à disposição

Uma das maiores vantagens de optar pelo recrutamento externo para o preenchimento de um cargo é o fato de que, com ele, há muito mais candidatos à disposição e, consequentemente, um poder de escolha maior. 

Neste cenário, haverá um grande leque de perfis, formações e trajetórias, o que pode enriquecer — e muito — o capital humano de uma organização. 

O processo de pré-seleção também acaba se tornando mais fácil, já que uma vaga que foi pensada, montada e divulgada corretamente, atrai o candidato ideal.

Criação de um banco de talentos

A modalidade de recrutamento também permite que seja criado um verdadeiro banco de talentos na empresa. Assim, quando surgir uma nova vaga, os recrutadores podem consultar os currículos que estão por lá para identificar possíveis aquisições pulando algumas das etapas tradicionais do processo seletivo. 

Possibilita novas ideias

Quando se contrata um novo colaborador para uma empresa, ele traz consigo uma bagagem totalmente nova, o que é excelente para o desenvolvimento de ideias inovadoras. Daí, algumas outras vantagens pode surgir, como novos processos, resolução de problemas, alternativas à execução de tarefas, entre outros. 

Se essa pessoa estiver com seus valores alinhados à cultura organizacional da empresa, pode agregar bastante com novas perspectivas. 

Amplia a diversidade de perfis 

Contar com uma diversidade de pessoas e perfis profissionais é uma característica que tem grandes chances de agregar valor às empresas, principalmente por se limitarem a um determinado padrão. 

Qual a diferença entre o recrutamento interno e externo?

Apesar de suas vantagens, o recrutamento externo não é a única modalidade existente no mercado nos dias de hoje. O recrutamento interno também é bastante utilizado e pode trazer bons frutos. 

Enquanto o externo busca pessoas de fora da organização para compor o quadro de colaboradores, o interno faz busca exatamente o contrário. 

A ideia aqui é encontrar uma pessoa para exercer as funções em questão dentro da própria empresa, mantendo o mesmo capital humano e servindo como uma estratégia para retenção e motivação. 

Um colaborador pode ser promovido, transferido para outro departamento ou até mesmo recontratado. Neste cenário, a integração ocorre com maior facilidade, o que poupa tempo para o departamento de RH

Conclusão 

Ao longo deste artigo você aprendeu que o recrutamento externo acontece quando procura-se um profissional fora da empresa para ocupar uma determinada vaga. 

Com isso, pode-se experimentar uma série de vantagens, como uma quantidade maior de candidatos para fazer a seleção e a ampliação dos perfis em questão. 

Lembre-se de que sua empresa pode variar o modelo de recrutamento utilizado de acordo com as necessidades da vaga em questão. 

Para continuar aprendendo ainda mais estratégias para ajudar o seu negócio a decolar, continue acompanhando a Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *