O que é Endomarketing e Quais as Melhores Ações Para Aplicar em Curto Prazo?

Você sabe o que é endomarketing? A estratégia é utilizada para promover ações internas em empresas. Ou seja, pode ser denominada também como marketing interno e possui como maior objetivo, desenvolver e melhorar a imagem que os colaboradores tenham da instituição. Afinal, com funcionários felizes e satisfeitos, todos estarão mais motivados e ótimos resultados serão obtidos.

Ficou curioso para saber mais sobre o assunto? Confira algumas dicas para alavancar sua empresa!

Entenda o que é endomarketing e qual a importância

Como foi dito, o endomarketing tem como principal meta desenvolver estratégias voltadas para o marketing institucional e com o foco em atingir o público interno de uma empresa, ou seja, os funcionários.

Por meio das ações, é possível incentiva o engajamento dos colaboradores, tornar o clima organizacional agradável, diminuir a taxa de turn over e, consequentemente, aumentar o percentual de retenção de bons funcionários.

Normalmente, as ações de endomarketing são desenvolvidas em associação com os departamentos de marketing e Recursos Humanos. O RH tem como função compreender as necessidades expressadas pelos funcionários, propôs resoluções para a melhoria do clima organizacional e auxilia na integração dos funcionários.

Junto ao departamento de marketing, o RH deverá traçar estratégias para desenvolver ações incentivadoras para os colaboradores.

Ideias para aplicar ações de endomarketing

Depois de compreender o que é endomarketing, com o objetivo de engajar a equipe e desenvolver a imagem interna da empresa, algumas ações poderão ajudar na tarefa e gerem um resultado em curto prazo. Veja:

Pesquisa de clima organizacional

Antes de desenvolver um plano de ações a serem aplicadas, sem dúvidas, um dos primeiros passos deve ser compreender o clima organizacional. É importante ter a percepção da ideia que os funcionários apresentam em relação à empresa.

Ou seja, como que os colaboradores se sentem, se enxergam oportunidade de crescimento, se estão alinhados à cultura institucional. Em resumo, é importante realizar um panorama geral do funcionário em relação à instituição.

Treinamento e capacitação

Outra estratégia de endomarketing que permite um resultado em curto prazo, é a disponibilização de treinamento e capacitação aos colaboradores. Com certeza, com funcionários mais especializados e preparados, a empresa assistirá à resultados mais significativos. De fato, o investimento na formação dos colaboradores deve ser uma prioridade.

Feedbacks

A eficiência das medidas de endomarketing podem ser observadas por meio de feedbacks. O retorno dos colaboradores diante das medidas implementadas é crucial para compreender a peformance das ações. Por exemplo, se foi oferecido um curso de capacitação, é importante solicitar aos funcionários um retorno e avaliação.

Com os resultados em mãos, é possível reavaliar e propor estratégias mais alinhadas aos apontamentos realizados pelos funcionários.

Integração de equipe

Ações que visem a integração de equipe também são ótimos caminhos para a implementação de estratégias de endomarketing a curto prazo. É essencial que todos os colaboradores se sintam parte da empresa e se identifiquem com políticas e valores.

Propor medidas para integrá-los auxilia na aproximação dos funcionários com a cultura da organização é uma maneira de fortalecer o time e desencadear o espirito de equipe.

Agora que você já sabe o que é endomarketing e conheceu algumas estratégias para serem aplicadas em curto prazo, aproveite para continuar acompanhando os conteúdos do Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *