O que é e Quais São os Objetivos da Governança Corporativa?

O que é e Quais São os Objetivos da Governança Corporativa?

Você já ouviu falar em Governança Corporativa? Trata-se de um conjunto de práticas que visam melhorar a qualidade da gestão empresarial, com a finalidade de atender todas as necessidades dos colaboradores e preservar o valor institucional da empresa.

Este é um assunto de extrema importância nas organizações. Por isso, falarei mais sobre o assunto no decorrer do artigo. Confira!

O que é a Governança Corporativa?

Para complementar o tópico acima de uma forma mais clara, a Governança Corporativa cria e instaura mecanismos de controle internos e externos das atividades, assim como otimiza e uniformiza a divulgação da empresa.

Quais são os objetivos da Governança Corporativa?

O principal objetivo da Governança Corporativa é evitar quaisquer privilégios e/ou práticas ilícitas dentro do ambiente de trabalho, garantindo uma gestão empresarial clara.

CLIQUE e baixe o ebook!

Para isso, existem alguns princípios básicos que ajudam a garantir as melhores práticas dessa estratégia. Para ficar mais claro, resolvi separá-los em breves tópicos.

Transparência

É primordial que todos os processos sejam transparentes, tanto para os colaboradores, quanto para os stakeholders. Além disso, também é recomendável que todos tenham o costume de documentar todo o trabalho realizado, em conjunto com as responsabilidades do escopo.

Igualdade

A relação estabelecida entre gestores, colaboradores e stakeholders deve ser de cunho igualitário. Uma boa dica é a criação de canais de comunicação abertos.

Hierarquia

É importante que a empresa tenha uma hierarquia clara dentro da empresa. Essa estrutura facilita tanto as tomadas de decisão, quanto o gerenciamento dos projetos dentro de cada setor.

Conselho consultivo

Uma boa maneira de evitar possíveis problemas e tropeços no meio do caminho é ouvir as opiniões dos colaboradores e, para que isso aconteça, a presença de profissionais qualificados de diversas áreas é elementar para compor um conselho consultivo que, de fato, saiba ouvir, avaliar e orientar os próximos passos.

Reuniões periódicas

Outro pilar da Governança Corporativa é a realização de reuniões periódicas para alinhamento e acompanhamento de projetos. Assim, é possível garantir e medir o progresso da organização e dos colaboradores.

Lembre-se sempre de documentar o que foi dito nas reuniões através de atas.

Este artigo foi útil para você? Então continue acompanhando o blog Ignição Digital e confira mais dicas para alavancar sua empresa.

Você também pode gostar de saber a importância da pesquisa de satisfação e qual é o melhor modelo para o seu negócio.

 

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *