O Que é e Como Abrir uma Holding Empresarial?

O que é e como abrir uma holding empresarial?

Uma holding empresarial essencialmente visa deter e administrar a maior parte das ações de um grupo de empresas, tornando a gestão centralizada e, consequentemente, mais assertiva em relação às decisões, protegendo ainda mais o patrimônio. 

Existem diferentes modalidades de holding empresarial e muitos benefícios para serem colhidos por quem opta por esse cenário. Confira neste artigo:

  • – o que é uma holding empresarial;
  • – quais são as suas modalidades;
  • – como abrir uma holding;
  • – e mais! 

O que é uma holding empresarial?

Uma holding é uma empresa que tem participação em outras empresas por meio de sociedade ou aquisição de ações. Ela conta com a maior parte da participação dessas organizações e, por conta disso, é quem fica responsável por sua gestão

É possível que um grupo de empresas se una e crie uma holding empresarial, por exemplo, como uma maneira de fortalecer suas marcas frente ao mercado. 

A palavra “holding” vem da língua inglesa. O verbo “to hold”, de onde a expressão surgiu, significa “segurar” ou “controlar” em português. Não há tradução direta para nossa língua, mas podemos definir como uma “sociedade gestora de participações sociais”. 

Quais são as modalidades de holding?

Agora que você já entende o que é uma holding empresarial, precisa saber que existem quatro modalidades diferentes possíveis para quem quer ingressar nesse mercado, cada uma com características únicas. Veja:

  • 1. holding pura/ativa — tem como único objetivo gerir a participação de capital das outras empresas, controlando as decisões e garantindo os lucros e dividendos de cada uma;
  • 2. holding mista — além de exercer a atividade citada acima (de gestão), também tem atividade comercial, ou seja, presta serviços;
  • 3. holding familiar/patrimonial — criada para gerir os bens de uma família, tornando a sucessão mais fácil e auxiliando na proteção do patrimônio, com conselho sempre constituído por membros da família;
  • 4. holding de participação — acontece quando a participação da holding sob os negócios da empresa é minoritária, e não majoritária, mas mesmo assim há interesse em continuar na sociedade.

Afinal, como abrir uma holding?

Agora que você já conhece o conceito por trás dos quatro tipos de holding existentes no Brasil, chegou a hora de aprender como abri-la. 

Primeiramente, é essencial ter o auxílio de profissionais da área jurídica, fiscal e contábil para que seja possível abrir uma holding empresarial adequadamente. 

Resumimos em alguns passos rápidos as etapas pelas quais você terá que passar antes de abrir essa sociedade, veja:

  • 1. estudar e analisar todo o patrimônio envolvido;
  • 2. coletar os dados dos negócios e dos possíveis sócios;
  • 3. definir o tipo da sociedade e o regime tributário da empresa;
  • 4. criar o contrato social e regitrá-lo;
  • 5. definir o instituidor da patrimônio em vida e transferir todas as quotas e ações.

Quem opta por abrir uma holding pode contar com diversos benefícios para as organizações envolvidas. A unidade de gestão é a maior delas, pois um controle unificado auxilia na definição de estratégias e na garantia de execução de processos. 

O agrupamento de capital também é um dos benefícios, pois trabalhar com grandes escalas ajuda a aumentar a rentabilidade.  Por último, temos também os benefícios fiscais, com isenções diversas.

Conclusão

Abrir uma holding empresarial é uma excelente ideia para aqueles que desejam gerir empresas por meio de um olhar mais amplo e garantir a segmentação adequada de estratégias. Neste artigo você aprendeu sobre todos os tipos de holding, além de saber como abrir uma. 

Quer saber mais sobre gestão de empresas? Acompanhe as novidades da Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Ebook

Estão abertas as inscrições para uma nova turma da Fórmula de Lançamento. A FL é para você que quer alavancar suas vendas ou criar um negócio digital do absoluto zero que seja capaz de fazer um faturamento de 6 dígitos em 7 dias.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Ao se inscrever, você também irá receber e-mails de promoção/marketing do Erico Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *