O que é Compliance e Qual a Importância?

O que é Compliance e Qual a Importância?

Muitas pessoas ficam na dúvida sobre o que é Compliance. Então, neste artigo, vou falar um pouco sobre ele. Afinal, esse termo têm sido muito utilizado  — e exigido  — em diversas empresas.

O que é Compliance?

Compliance vêm do verbo em inglês “to comply”, que significa “agir de acordo”. Ou seja, quando contextualizado no universo corporativo, Compliance diz respeito ao conjunto de regras que a empresa deve cumprir.

Dependendo do ramo de atuação da empresa, o termo pode abranger diversos assuntos, como por exemplo: obrigações trabalhistas, ambientais, contáveis, tributárias, regulatórias e morais.

Este conjunto de regras e estratégias são pensados para garantir que os colaboradores hajam de acordo com o código de ética da empresa.

Quais são as vantagens?

Agora que já falamos sobre o que é Compliance, é importante analisar todas as vantagens e a importância que ele tem para a empresa.

Prevenção de riscos

Engana-se quem pensa que o Compliance é perca de tempo ou dinheiro. Quando bem implementado, ele é capaz de ajudar na organização da empresa e até mesmo evitar possíveis problemas. Alguns deles são:

• segurança de dados;
• cumprimento das leis trabalhistas;
• pagamento de impostos;
•  redução de gastos extras;
• compra de suprimentos;
• autonomia no controle de processos;
• antecipação de medidas para contenção de risco.

Transparência e credibilidade

Com o aumento da concorrência em todos os setores do mercado e a exigência dos consumidores em relação à confiabilidade das empresas, faz-se extremamente necessário adotar atitudes corretas e repassar esse posicionamento para o público.

O Compliance ajuda a conquistar essa transparência e credibilidade, não somente com os consumidores, mas também com os colaboradores, investidores, instituições e órgãos públicos.

É importante ter em mente que o sucesso do Compliance depende exclusivamente do quão bem ele será instaurado e guiado dentro da empresa. É preciso que todos estejam envolvidos, comprometidos e, principalmente, dispostos a fazer dar certo.

Para você ter uma ideia da importância do Compliance, grandes empresas já estão criando áreas internas específicas e independentes para criar e colocar o Programa para funcionar.

Agora que já sabe o que é Compliance, que tal colocá-lo em prática em seu empreendimento ou até mesmo sugerir a implementação no seu local de trabalho?

Tenha certeza de que é um investimento que vale a pena e trará frutos positivos para a companhia. Afinal, todos estarão alinhados e remando com o mesmo código de conduta.

Continue acompanhando o Ignição Digital e fique por dentro do mundo dos negócios!

 

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *