Liderança Solidária — O que é e Como Desenvolver

Liderança Solidária

A liderança solidária é uma excelente forma de fazer com que o líder cresça juntamente com os seus liderados, de forma que o time se desenvolva continuamente e alcance resultados superiores. Em longo prazo, é possível enxergar grandes mudanças e auxiliar a organização a atingir seus maiores objetivos. 

Um líder solidário tem características que não se repetem em nenhum outro tipo de liderança que estudamos nos dias atuais, e exatamente por isso é tão importante. Seu alto potencial é mensurável por meio do desenvolvimento dos liderados. 

Ao longo deste artigo você vai aprender mais sobre:

  • – o conceito de liderança solidária;
  • – os impactos que pode causar na empresa;
  • – suas características;
  • – como desenvolver;
  • – e mais!

Afinal, o que é a liderança solidária?

Existem diversos segmentos de gestão nos dias de hoje e cada um deles se encaixa em um perfil diferente de profissional. Um deles, porém, se destaca como moderno e eficiente: a liderança solidária. 

Esse conceito tem como principal característica a empatia. Esse líder consegue se colocar no lugar do outro e compreender que cada indivíduo tem vivências e bagagens diferentes, e é exatamente por essa razão que não podem ser analisados sob a mesma ótica. 

O líder solidário entende os interesses de seu time e sente a dor do outro. Dessa forma, consegue desenvolver estratégias para fazer com que todos os envolvidos na equipe se desenvolvam junto com ele, sempre levando em consideração o background (aquilo que está por trás) de cada um. 

Ele estuda, pesquisa e conversa para atingir grandes coisas em longo prazo, e não pensando apenas no âmbito profissional, mas também no desenvolvimento pessoal. Ele ajuda seus liderados a darem o máximo de si. No final, todos saem ganhando. 

As características da liderança solidária

Agora que você já sabe o que é a liderança solidária, pode entender melhor suas três características mais importantes:

  1. 1. coletividade — o olhar coletivo e de cooperativismo é essencial para o desenvolvimento de uma liderança solidária. Esse profissional entende que ninguém atinge objetivos sem ajuda e sabe que todo o time precisa estar em sinergia para fazer dar certo. Ele não olha apenas para o próprio umbigo e consegue observar o entorno, colocando os objetivos do coletivo acima dos individuais;
  2. 2. compaixão — compaixão é compreender o estado de outra pessoa. É diferente de empatia, mas está relacionado. É completamente diferente de ter pena, pois o líder incentiva os liderados a se desafiarem, mas sempre levando em consideração seus próprios limites. Ele não faz as tarefas pelo time, e sim os incentiva a se superar;
  3. 3. acreditar no time — uma características primordial para a liderança solidária é acreditar naqueles que são liderados. É essencial olhar para o outro tendo certeza de que se ele está naquela posição, é porque é capaz de lidar com as situações e crescer, desenvolvendo-se com base em cada uma de suas decisões..

Como desenvolver a liderança solidária?

Entender o conceito e as características da liderança solidária é o primeiro passo para desenvolver a prática no seu ambiente de trabalho. 

A essência desse método é a solidariedade. A palavra vem do latim “solidare”, que significa “tornar sólido”. No dicionário, as definições referem-se à prática de assumir um indivíduo como independente e integrá-lo em uma comunidade. No caso de uma empresa, essa comunidade é o próprio time. 

Para conseguir ser um líder solidário, é preciso pensar no “nós” antes do “eu” e usar a sua posição e conhecimento para influenciar seus liderados a fazerem um trabalho melhor todos os dias. 

Criar a cultura de compartilhar conhecimento e trabalhar por meio de parcerias e apoio entre os integrantes da equipe é a melhor forma de desenvolver esse tipo de liderança. 

Conclusão

A liderança solidária pode ser uma solução bastante interessante para organizações com planos de carreira estruturados e que buscam reter os seus talentos ao máximo. Dentro os modelos de gestão da atualidade, esse conta com algumas características únicas, especialmente ricas para aqueles que querem desenvolver os colaboradores. 

Neste artigo você aprendeu o conceito dessa liderança e como pode ajudar no dia a dia, além de suas características principais. 

Aqui na Ignição Digital nós temos muito mais conteúdos sobre os tipos de liderança existentes. Para saber mais, basta acompanhar o blog!

Fórmula de Lançamento - Ebook

Nos dias 4, 5 e 6 de Dezembro de 2020, eu vou realizar o meu evento FL Ao Vivo totalmente online. Serão 3 dias inteiros de evento com um único objetivo: acelerar o seu caminho até a faixa preta.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Ao se inscrever, você também irá receber e-mails de promoção/marketing do Erico Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *