ISO 9004 — Tudo sobre o Sistema de Gestão da Qualidade

iso 9004

A ISO 9004 é uma norma focada na qualidade de uma empresa e que ajuda as organizações a aumentarem a satisfação dos seus clientes. Além disso, auxilia na identificação e organização de necessidades específicas para melhorar os resultados como um todo.

Há uma ampla família de certificações ISO, todas elas com suas importâncias e respectivas representações. No geral, o objetivo é padronizar e normatizar sistemas para, assim, garantir qualidade de processos internos.

Hoje você também aprenderá:

  • – o que é ISO 9004;
  • – como funciona a certificação ISO;
  • – quais são os tipos mais importantes.

A ISO 9004 é uma certificação?

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, a ISO 9004 não é uma certificação, mas, sim, uma norma. Foi criada juntamente com a ISO 9001, sendo as duas complementares. 

Enquanto a ISO 9001 ajuda as empresas a produzirem produtos e serviços de maneira constante, a ISO 9004 amplia os processos de qualidade internos e promove mais satisfação ao consumidor final.

Além disso, a norma conduz para uma gestão mais eficiente e equilibrada, incita a capacitação de funcionários qualificados e promove melhorias de processos por meio de um planejamento estratégico.

Há outros benefícios que a ferramenta traz a uma organização, como:

  • – elevação do nível de maturidade de processos;
  • identificação de melhorias;
  • – alinhamento e desdobramento de um plano estratégico;
  • – amplitude dos pilares de uma organização (missão, visão e valores).

Como funciona a certificação ISO?

As certificações ISO representam para empresas públicas e privadas uma forma de assegurar que elas estão aptas, em termos de qualidade, para atuarem como fornecedoras de produtos ou serviços. 

A sigla é a abreviação de International Organization for Standardization — que em português significa Organização Internacional de Padronização. 

No Brasil, a certificação é emitida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que, por sua vez, valida por três e anos e renova após uma auditoria de qualidade.

O objetivo das certificações é focar na padronização e normatização de sistemas internos, independentemente do segmento de mercado. 

Como foi dito no início do texto, existe uma ampla família ISO. Todas as ramificações dessa família foram escritas em 1987, revisadas em 1994 e revistas em 2000. Com esse processo, houve a alteração de alguns nomes, como, por exemplo, a ISO 9001. Hoje, ela se escreve 9001:2000. 

Entre as principais e mais importantes, é imprescindível que você conheça as certificações:

ISO 9000

A família ISO 9000 é a mais conhecida mundialmente. Com ela, é possível garantir a qualidade e otimizar processos visando melhorias. O seu conjunto inclui:

  • – ISO 9001: tem o objetivo de orientar a empresa quanto à qualidade nos processos internos;
  • – ISO 9004: capaz de promover uma gestão mais eficiente e equilibrada, visando melhorias de processos;
  • – ISO 19001: fornece diretrizes e instruções para as empresas realizarem auditorias de primeira, segunda ou terceira parte para sistemas de gestão.

ISO 1400

A ISO 1400 é direcionada à implementação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) entre as empresas. Ou seja, é capaz de promover questões sustentáveis, assegurando o equilíbrio e a proteção ambiental.

O seu principal objetivo é prevenir problemas futuros que podem afetar a sociedade e a economia como um todo, tendo dentro do seu conjunto as ISO 14001, 14004, 14010, 14031, 14020 e 14040.

É importante saber que de nada adianta garantir a certificação e não colocar em prática a legislação ambiental do país. As empresas que desejam implementá-la devem estar de acordo com todas as leis que levam à reorganização de processos internos e até mesmo um novo treinamento de colaboradores. 

ISO 17025

Já a certificação ISO 17025 é destinada aos laboratórios de calibração e de ensaio. O processo de auditoria de qualidade é bem rigoroso, sendo avaliado em padrão internacional e não apenas nacional.

Caso o laboratório conquiste a ISO, qualquer pessoa pode ficar totalmente tranquila em relação ao estabelecimento, uma vez que está assegurado o seu controle e análises de amostras.

ISO 50001

A ISO 50001 auxilia as empresas que desejam aprimorar o seu desempenho em relação à conservação de energia. 

As organizações que possuem essa certificação procuram promover maneiras de diminuir seus custos, aumentar a eficiência energética e reduzir o desequilíbrio ambiental, por exemplo, as mudanças climáticas. 

É uma norma recente, criada em 2011, mas que tem um grande impacto nas empresas. Além disso, ela se baseia em itens da ISO 9001 e ISO 14001. 

Conclusão

No artigo de hoje você aprendeu o que de fato é a ISO 9004. Viu também como funcionam as certificações ISO, quais são as principais e mais usadas mundialmente. Além disso, descobriu que cada país tem o seu órgão certificador e que no Brasil é a ABNT. 

Por fim, aprendeu que nenhuma certificação tem validade infinita e que seu prazo é de três anos. Após esse período, a empresa está sujeita a uma nova auditoria de qualidade. 

Deixe nos comentários o que você acha sobre essas normas. Para mais assuntos como esse, continue acompanhando o blog da Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Ebook

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero

DOWNLOAD GRATUITO DO EBOOK

Ao se inscrever, você também irá receber e-mails de promoção/marketing do Erico Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *