Exemplo de Posicionamento de Mercado — 5 Marcas que Fizeram História

Exemplo de Posicionamento de Mercado — 5 Marcas que Fizeram História

Seu posicionamento perante o mercado é extremamente importante para mostrar a terceiros como sua empresa se comporta. Essa visão pode ser crucial na hora de atrair clientes, fornecedores e parceiros. Por isso, neste artigo separei como deve ser um exemplo de posicionamento de mercado a partir de grandes marcas.

Como o posicionamento interfere no sucesso de seu negócio?

O posicionamento dita a forma como você é lembrado e também o difere de seus concorrentes.

Além disso, a forma como você se coloca perante o mercado afetará pessoas que se identificam com seu posicionamento e ideologia. Por exemplo, caso seja uma empresa que foque na questão de sustentabilidade, provavelmente atrairá esse tipo de público.

Vamos supor que seja uma marca de shampoos que não realiza testes em animais. Protetores, veganos e simpatizantes da causa vão aderir a sua marca.

Por isso, a segmentação faz parte de uma estratégia de posicionamento. Além disso, outros aspectos interferem, como qualidade do produto ou serviço oferecido, custo-benefício, atendimento, novidades/tendências e popularidade.

Marcas que são um exemplo de posicionamento de mercado

Com tantos casos de sucesso, separei cinco marcas que são um exemplo de posicionamento de mercado para você se inspirar! Confira:

Coca-Cola

O refrigerante é prontamente lembrado ao reunir a família ou os amigos para confraternizações e almoços. A marca sempre se posicionou como referência de valores como amizade, felicidade, partilha, união e diversão, apoiando que todas as pessoas compartilhem momentos e experiências.

Pepsi

Já sabendo que a Coca-Cola era líder de vendas, a Pepsi foi bastante inteligente ao reconhecer que era a segunda opção. A campanha “Só tem Pepsi, pode ser?”, mostrou seu posicionamento e conseguiu expandir a marca, atraindo mais pessoas e aumentando as vendas no mercado. O slogan ficou na cabeça de muitos consumidores que aderiram à campanha.

Dove

A Dove busca apoiar a beleza natural das mulheres. Essa valorização atraiu muitos clientes que se identificaram com o posicionamento e empoderamento feminino. O discurso é sempre voltado a um apelo emocional e a incentivar a aceitação.

Apple

A Apple é conhecida por seus recursos tecnológicos de alta qualidade, trazendo sempre novidades ao mercado. Também é sinônimo de status e se posiciona como uma marca que oferece elegância e exclusividade. Um dos pontos mais lembrados é a alta qualidade das câmeras fotográficas e o design diferenciado, o que atrai muitos clientes.

Starbucks

Famoso por escrever o nome dos clientes no copo das bebidas, a Starbucks sempre focou na experiência do consumidor. Por atrair o público jovem, aposta em recursos diferenciados, descontraídos, humanizados e também tecnológicos.

Inspire-se e faça uma análise de sua marca para saber como ser um exemplo de posicionamento de mercado também!

Saiba mais sobre outros assuntos empresariais no Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Ebook

Entre os dias 08 e 11 de setembro de 2020, vai acontecer a Semana da Independência 6 em 7. Uma série de 4 encontros onde eu vou mostrar como faturar 6 dígitos em 7 dias no seu negócio atual ou em um novo negócio online.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Ao se inscrever, você também irá receber e-mails de promoção/marketing do Erico Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *