Conheça uma estratégia de marketing de conteúdo que realmente funciona

Se você trabalha com marketing digital, já deve ter feito uma das perguntas mais importantes quando se trata desse assunto: como criar uma estratégia de marketing de conteúdo que realmente funcione?

Como você já deve imaginar, essa não é uma pergunta que pode ser respondida em poucas palavras.

E ainda há mais um detalhe: no final das contas, você precisará criar sua própria estratégia, levando em consideração seus objetivos e o comportamento do seu público.

Então, por onde começar?

Nesse artigo, você vai aprender:

A importância de mudar sua perspectiva

Como o desenvolvimento de softwares pode te inspirar

Os passos para criar uma estratégia de marketing de conteúdo que funciona

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Por que mudar sua visão?

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Não há como ter sucesso com conteúdo sem, primeiro, adotar a perspectiva correta.

Isso significa que o primeiro passo é ter em mente os resultados que você deseja alcançar.

Esse é o motivo que faz com que muitas estratégias de conteúdo falhem: a falta de uma estratégia que possa, de fato, ser executada.

Existe uma técnica usada no desenvolvimento de softwares que pode lhe ajudar a encontrar a melhor estratégia mais rapidamente.

Essa técnica consiste em começar com algo simples, compreender que é necessário fazer melhorias e implantar as alterações com base em feedbacks.

Trazendo isso para a realidade do marketing de conteúdo, você não estará começando com um produto mínimo viável, e sim com uma audiência mínima viável.

Assim, você poderá descobrir a melhor maneira de expandir o número de visitantes do seu site e entender melhor o que eles querem comprar.

A essa altura, você deve estar se perguntando: e isso é simples de fazer?

Sim, é simples. Mas não é tão fácil assim.

Confira também 10 dicas práticas de como influenciar pessoas compartilhando conteúdo

 

Como criar o conteúdo (e a audiência)

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O processo de criação de um conteúdo nesses moldes tem três passos:

  1. Tente “adivinhar” (com fundamento) a abordagem do conteúdo
  2. Publique o conteúdo, mesmo sabendo que provavelmente haverá falhas
  3. Otimize os conteúdos constantemente, a partir dos feedbacks

Sabe qual é uma das grandes vantagens desse método? Ele permite que haja execução da estratégia e inovação constante – tudo ao mesmo tempo.

Os três passos acima podem ser dividos nos seguintes processos:

 

1. Pesquisa

Nesse momento, você vai elaborar os “chutes” de como abordar o conteúdo. Para isso, você deve pesquisar sobre o mercado em que você está tentando entrar.

O que o seu provável público está comprando? O que ele deseja? O que ele precisa aprender ou fazer para solucionar seus problemas?

 

2. Publicação

Por mais importante que a pesquisa seja, uma hora você precisa diminuir o ritmo e começar a publicar seus conteúdos.

No começo, você não precisa de uma audiência gigantesca, mas o seu conteúdo precisa ser visto e compartilhado o suficiente para gerar um feedback significativo.

 

3. Otimização

Esses três primeiros passos devem ser repetidos exaustivamente enquanto o seu projeto durar.

É esse processo que vai lhe ajudar a perceber qual conteúdo é crucial para seu site, organizando-o e otimizando-o constantemente para usá-lo como carro-chefe na sua estratégia de marketing de conteúdo.

 

4. Conexão

No nosso contexto, refere-se aos relacionamentos e parcerias que você irá construir para “espalhar” o seu conteúdo e, consequentemente, aumentar sua audiência mais rapidamente.

Nesse momento, você pode tentar diversas estratégias, como escrever guest posts, formar parcerias para divulgar o conteúdo e melhorar suas redes sociais.

Seja qual for a estratégia escolhida, o importante é que você trabalhe constantemente para que o seu conteúdo tenha o máximo de divulgação possível.

 

Recapitulando

Você viu:

Como adaptar a técnica de desenvolvimento de softwares 

Por que é melhor começar com uma audiência menor

A importância de estar sempre melhorando e recebendo feedbacks

Comece a testar o seu conteúdo com uma audiência pequena, sempre levando em consideração o feedback. Assim, você estará se aperfeiçoando e aumentando o seu alcance continuamente.

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