Estoque Virtual — O que É e Como Reduzi-lo

entenda o que é estoque virtual

Uma ótima forma de organizar as quantidades existentes em uma loja é utilizando o sistema de estoque virtual. Com o mecanismo, fica mais simples ter os dados atualizados, principalmente quando envolvem quantidades vendidas e o que ainda restam em estoque. Contudo, fazer esse controle não é uma tarefa qualquer, é necessário ter atenção durante a atualização das informações.

Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe as dicas que selecionamos para você neste artigo!

Importância do Estoque Virtual

CLIQUE e baixe o ebook!

A ferramenta do estoque virtual serve muito para auxiliar no controle de quantidades e registros de produtos de uma loja, porém também pode ficar totalmente relacionada aos problemas, como a perda de faturamento e prejuízos em geral, até ter de lidar com a insatisfação do cliente, principalmente quando a compra é feita em um e-commerce. É por isso que é essencial que o sistema tenha um acompanhamento de perto e constante.

A importância de prestar atenção no estoque é tão grande que, segundo um estudo da Neogrid, empresa que presta serviços de gestão abastecimento, mostrou que existe um prejuízo de 9,6 bilhões de reais no varejo por conta de produtos que não foram vendidos, desse valor são 6,7 bilhões de reais em desperdícios relacionados decorrentes de problemas de estoque virtual.

Principais causas de problemas com estoque virtual

Alguns problemas de estoque virtual acontecem frequentemente e justificam as divergências problemáticas para as lojas. Confira alguns tópicos mais comuns.

  • Erro de cadastramento do produto;
  • Utilização de produtos pela própria loja;
  • Furtos;
  • Produtos danificados ou em estado ruim para venda;
  • Duplicidade de informações.

Como evitar divergências entre o estoque virtual e real?

Como foi dito, o sistema de estoque virtual pode ser um aliado aos negócios, pois auxilia no processo de registro de produtos e de atualização de quantidade, porém é preciso cuidado para manter as informações sempre corretas, no entanto, algumas estratégias podem ajudar. 

Tecnologia como aliada

A tecnologia pode ser uma ótima aliada. A automatização dos processos com sistemas capacitados e eficientes pode ser uma alternativa para minimizar erros e perdas. Contudo, também é importante realizar um treinamento eficiente dos funcionários para que a utilização do sistema seja correto.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Terceirização da gestão do estoque virtual

Sua loja possui muita dificuldade em lidar com problemas de estoque virtual? Uma alternativa possível é contratar serviços terceirizados que irão auxiliar na gestão dos dados e atualizações realizadas. Assim, com estratégias especializadas fica mais fácil prevenir erros e processos monitoramento ficam mais eficientes.

Gostou deste artigo? Acompanhe mais dicas no Ignição Digital!   

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *