Entenda Como Fazer a Declaração de Imposto de Renda Para o MEI

Veja como deve ser feita a declaração de imposto de renda para o mei

Além de declarar impostos como pessoa física, donos de empresa com registro de microempreendedor individual também precisam fazer a declaração de imposto de renda para o MEI. Mas você sabe como fazer isso?

Pensando sobre o assunto e sabendo da dificuldade que alguns conhecidos meus encontram nesse processo, resolvi criar este artigo, no qual explico tudo sobre o assunto. Confira!

Instruções para fazer a declaração de imposto de renda para o MEI

Assim como a de PF, a declaração para MEI também tem um prazo, devendo ser feita entre 02 de janeiro e 31 de maio. Portanto, a minha primeira instrução é se atentar à data final, de modo que se tenha tempo para cumprir os procedimentos a seguir:

1. Acesse o portal de envio

CLIQUE e baixe o ebook!

Para enviar a declaração de imposto de renda para o MEI à Receita Federal, é preciso acessar o sistema do Simples Nacional, informar o CNPJ e preencher o código indicado. Depois, basta selecionar o ano-calendário ao qual a declaração se refere.

2. Faça a DASN – SIMEI

No sistema, preencha a DASN – SIMEI, que é a Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional. Nela, devem constar os relatórios mensais das receitas obtidas pela empresa, o valor correto das notas fiscais emitidas, a indicação de empregado ou não e o faturamento do ano anterior.

3. Confirme e envie a declaração

Para garantir que nenhuma informação está errada, clique em “continuar” e confirme todos os valores que aparecem no resumo da declaração. Se tudo estiver certo, aperte em “transmitir”, assim, enviará todas as informações para a Receita Federal.

Feito isso, imprima o recibo da declaração de imposto de renda para o MEI e o guarde muito bem, de modo que, se necessário, você possa comprová-la e possa evitar problemas futuros.

Observação importante

Caso perca o prazo ou, por algum motivo, deixe de fazer a declaração anual, você poderá ser multado e sofrer penalizações que não são nada brandas.

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

O valor mínimo da multa é de R$ 50,00 ou o equivalente a 2% ao mês-calendário ou fração. Fora isso, você fica inadimplente no Simples Nacional e pode, ainda, ser impedido de gerar documentos obrigatórios para quem é MEI.

Sendo assim, programe-se para fazer a declaração e continue navegando no blog. Aqui você encontra diversas informações relevantes para o seu dia a dia, tal como a explicação do que é lucro presumido e como isso muda o pagamento dos seus impostos. Veja!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *