5 Dicas de Como Fazer Um Questionário de Avaliação de Desempenho

Dicas de Como Fazer Um Questionário de Avaliação de Desempenho

Existem muitos desafios na jornada de um gestor, um dos maiores é manter a equipe motivada, afinal, é a partir do trabalho do grupo que surgem os resultados de um negócio. Por isso, uma das melhores dicas que posso dar é: não deixe de avaliar seus colaboradores. Utilize um questionário de avaliação de desempenho e, a partir das respostas, veja como pode melhorar processos e a satisfação interna.

O que é um questionário de avaliação de desempenho

O nome já indica a funcionalidade. Contudo, quero que você pense na relevância de aplicar um questionário que visa compreender o rendimento dos seus funcionários e como veem a empresa.

Lembre-se de que este tipo de análise deve resultar em uma visão ampla para o gestor, não apenas sobre números, mas também sobre dados qualitativos que possam gerar um entendimento mais crítico sobre a atuação dos colaboradores e do cenário em que estão imersos diariamente.

CLIQUE e baixe o ebook!

Colher feedback é fundamental e este material vai cooperar com tudo o que pode e precisa implantar na sua empresa.

Como desenvolver o modelo ideal?

Para desenvolver o modelo ideal de questionário de avaliação de desempenho é preciso levar em consideração o tipo da sua empresa e tudo o que compreende o seu perfil. Afinal, de nada vai adiantar pegar um modelo pronto na internet e não ajustar a sua realidade.

Faça um questionário para cada área com perguntas que envolvam desde aspectos mais técnicos, até os mais gerais e de recursos humanos. Tudo isso para que você analise com mais precisão os resultados, ganhando mais embasamento para justificar os dados sobre os resultados de cada área.

Muitas vezes, um profissional não está com seus resultados tão satisfatórios, mas isso está acontecendo porque tem insatisfação com pontos específicos da empresa. O problema é que, sem um questionário de avaliação de desempenho, o gestor pode nunca chegar a saber disso.

Portanto, comece a analisar como está a performance dos seus colaboradores o quanto antes!

Veja o que você precisa para criar o seu negócio digital de sucesso, com um método que pode ser aplicado em qualquer segmento. CLIQUE e baixe o ebook!

Dicas para criar seu questionário

Alguns truques podem ajudar a construir o melhor documento com as perguntas certas:

  1. faça uma avaliação 360º da sua empresa — pense sobre todos os setores e escreva em um arquivo sua análise sobre cada um deles, com pontos positivos e negativos;
  2. a partir da sua visão, crie um esqueleto com perguntas que acredita serem relevantes sobre cada time;
  3. converse com os profissionais de recursos humanos e com os demais gestores para validar o formulário;
  4. escolha um dia mais calmo no início do mês para aplicar e marque como um evento mensal;
  5. faça o acompanhamento para averiguar se os resultados melhoram semana após semana — de nada vale um feedback se você não tentar melhorar os resultados depois.

Gostou das dicas? Comece a aplicá-las e mude a realidade da sua empresa!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *