Descubra Como Desenvolver Inteligência Emocional

como desenvolver inteligência emocional

Saber como desenvolver inteligência emocional é um verdadeiro desafio para milhões de profissionais que se veem cada vez mais desmotivados por conta do sucateamento de suas funções, aumento de níveis de estresse ou até mesmo pelas mudanças constantes em sua área de atuação.

Anteriormente, eu já falei sobre o tema aqui no blog de Ignição Digital e mostrei os benefícios da inteligência emocional no trabalho: como a automotivação e a capacidade de gerir melhor pessoas, projetos e demandas. Agora, eu quero te mostrar como você pode desenvolver essa característica tão cobiçada.

Conheça bem as suas emoções

Sempre que alguém me pergunta como desenvolver inteligência emocional eu digo: conhecendo, primeiro, quem você é e como reage a determinados estímulos. Pode parecer confuso, mas é só observar suas atitudes no dia a dia.

Por exemplo, o que te deixa mais estressado no trabalho, o que te anima, o que desanima. Identifique o que sente e como cada uma dessas emoções impactam em sua rotina profissional.

Aprenda a liberar o estresse e entenda como desenvolver inteligência emocional

Se o primeiro passo é identificar suas emoções, é de se esperar que o segundo seja aprender a liberar tudo o que te faz mal, como o estresse. Mas antes mesmo disso acontecer, é necessário entender que essas emoções sempre estarão presentes (seja no ambiente profissional ou pessoal) e que isso é perfeitamente normal.

Para acabar com a ansiedade ou com o estresse é preciso encontrar atividades que te dão prazer: pode ser uma corrida no parque, aulas de yoga, artesanato, natação. Não importa, o que te relaxa, te ajuda a controlar os impulsos e te mantêm menos ansioso

Estude linguagem corporal

Sim, você não leu errado. O profissional dotado de inteligência emocional sabe se expressar apenas com os movimentos de seu corpo ou com as expressões faciais, assim como identifica a mesma característica em seus colegas ou colaboradores.

Ao conhecer mais sobre linguagem corporal você não apenas entende quando o superior está em um mau dia, como também ajuda outras pessoas a entenderem melhor o que você está sentindo.

Treine suas capacidades

Muitos profissionais que buscam maneiras de como desenvolver inteligência emocional estão na verdade querendo saber como resolver problemas. Isso porque grande parte do estresse vivido no trabalho se dá pelos imprevistos e a preocupação excessiva em solucioná-los.

Para isso, o melhor é treinar o seu cérebro, como raciocínio lógico e oratório. Com eles, e com sua capacidade de entender suas emoções, certamente conseguirá ter mais clareza na hora de identificar um problema. Assim como mais capacidade para solucioná-lo.

Agora que você já sabe como desenvolver inteligência emocional, aproveite e conte nos comentários quais desses passos você já segue!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *