Conheça os Tipos de Orientação de Marketing

Conheça os tipos de orientação de marketing

Quando se coloca uma empresa para funcionar, basicamente ela pode seguir cinco tipos de orientação de marketing diferentes. Ela pode ser voltada para produtos e serviços, para as vendas, para a produção, para o marketing, mas também para uma orientação holística. E é exatamente sobre essas 5 orientações que vou falar neste artigo.

Conhecê-las, é um passo a mais para garantir o bom desempenho da sua empresa. Então, veja a seguir como cada um funciona.

Orientação para o marketing

Quando adotam esse tipo de orientação, as empresas passam a produzir produtos que realmente atendem às necessidades dos seus clientes. Ou seja, há uma preocupação em saber quais são, de fato, as dores dos consumidores, para que, a partir daí a companhia consiga desenvolver produtos ou serviços que supram essas necessidades encontradas.

[E-BOOK] GUIA DEFINITIVO DO MARKETING DIGITAL

Descubra aqui Como Usar a Internet para Alavancar suas Vendas ou Criar um Negócio Digital 100% do Zero

Insira seu email e receba o ebook:

Orientação de marketing holístico

O termo “holístico” significa “igual ao todo”. Sendo assim, podemos dizer o marketing holístico tem como propósito se atentar à diversas etapas, processos e relações. Isto é, não foca apenas nos clientes, mas também na sociedade, nos concorrentes, fornecedores e até nos próprios funcionários, que devem trabalhar de forma conjunta e harmonicamente.

Orientação para produto/serviço

Nesse caso, acredita-se no poder da qualidade e do desempenho do produto ou serviço que é comercializado. Segundo essa orientação, basta produzir algo que é bom e que tenha preços justos que os consumidores se interessam. Ao contrário da orientação para o marketing, não há um pensamento de solucionar problemas ou satisfazer necessidades.

Orientação para vendas

Essa orientação defende que os consumidores não compram em quantidades suficientes. Diante disso, as empresas se esforçam, com promoções e estratégias de venda, de modo que a resistência natural deles seja quebrada e, com isso, a empresa consiga gerar sempre mais e mais compras, que é a principal intenção da orientação para vendas.

Orientação para produção

Na orientação para produção, a concepção é que os consumidores preferem produtos baratos e fáceis de serem encontrados, pois eles não estão interessados em refinamentos, mas sim no próprio produto. Aqui, encaixam-se empresas de distribuição em massa, que desejam baratear o custo de produção com o aumento da produtividade.

Gostou da explicação dos tipos de orientação de marketing que existem? Espero que sim! Se tiver alguma dúvida, a deixe nos comentários. Vou adorar ler. E se quiser saber muito mais sobre marketing, inclusive sobre estratégias de marketing, continue navegando pelo Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Inscrições Abertas

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias de marketing para alavancar vendas ou criar um negócio 100% digital do zero.

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

One thought on “Conheça os Tipos de Orientação de Marketing”

  1. Muito bom! Mas orientar para o produto não seria solucionar um problema? Porque, geralmente, vendemos coisas que resolvem os problemas / faltas das pessoas, não?

Deixe uma resposta para Sarah Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *